A maturidade em gestão de processos de negócios sob a ótica da transformação digital: um estudo de caso na administração pública federal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/29912 |
Resumo: | Objetivo – Este estudo pretende compreender o impacto da transformação digital no nível de maturidade de uma instituição pública, quanto à gestão de seus processos de negócio. Ainda, busca-se identificar se a transformação digital é fator determinante para a evolução desta maturidade. Metodologia – A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso único, realizado na ANVISA. A partir de entrevistas semiestruturadas e investigação documental, pôde-se compreender o estágio de maturidade da instituição em gestão de processos, identificar os principais avanços experimentados pela ANVISA em projetos de transformação digital e, por fim, identificar o grau de impacto desta transformação e, consequentemente, o seu protagonismo, na evolução do seu nível de maturidade em gestão de processos. Resultados – A pesquisa pôde identificar que a transformação digital exerceu uma influência positiva em todos os seis fatores analisados, dentro do modelo de maturidade escolhido. Apesar disso, a transformação digital teve papel determinante em apenas três dos fatores, sendo eles governança, tecnologia da informação e pessoas. Limitações – Uma das limitações percebidas é o fato de a pesquisa não ter expandido a busca de informações a uma visão externa sobre a ANVISA. O método de estudo de caso único também pode ser visto como tal. Pesquisas futuras podem trazer novos estudos de caso, sob a mesma lente teórica, em outros órgãos da administração pública brasileira. Contribuições práticas – Os resultados obtidos podem contribuir para outras instituições públicas na abordagem de seus projetos de transformação digital, de modo que eles possam caminhar pari passu com iniciativas internas que estruturem o elo entre estratégia e processos e a cultura organizacional em processos. Contribuições sociais – Ao empreender projetos de transformação digital e melhorar o nível de maturidade em gestão de processos, as instituições públicas podem aprimorar a prestação de serviços à sociedade e, consequentemente, a entrega de valor público. Originalidade – Pelo conhecimento do pesquisador, este é o primeiro estudo que analisa a relação entre transformação digital e maturidade em gestão de processos, no contexto da administração pública brasileira. |
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A partir de entrevistas semiestruturadas e investigação documental, pôde-se compreender o estágio de maturidade da instituição em gestão de processos, identificar os principais avanços experimentados pela ANVISA em projetos de transformação digital e, por fim, identificar o grau de impacto desta transformação e, consequentemente, o seu protagonismo, na evolução do seu nível de maturidade em gestão de processos. Resultados – A pesquisa pôde identificar que a transformação digital exerceu uma influência positiva em todos os seis fatores analisados, dentro do modelo de maturidade escolhido. Apesar disso, a transformação digital teve papel determinante em apenas três dos fatores, sendo eles governança, tecnologia da informação e pessoas. Limitações – Uma das limitações percebidas é o fato de a pesquisa não ter expandido a busca de informações a uma visão externa sobre a ANVISA. O método de estudo de caso único também pode ser visto como tal. Pesquisas futuras podem trazer novos estudos de caso, sob a mesma lente teórica, em outros órgãos da administração pública brasileira. Contribuições práticas – Os resultados obtidos podem contribuir para outras instituições públicas na abordagem de seus projetos de transformação digital, de modo que eles possam caminhar pari passu com iniciativas internas que estruturem o elo entre estratégia e processos e a cultura organizacional em processos. Contribuições sociais – Ao empreender projetos de transformação digital e melhorar o nível de maturidade em gestão de processos, as instituições públicas podem aprimorar a prestação de serviços à sociedade e, consequentemente, a entrega de valor público. Originalidade – Pelo conhecimento do pesquisador, este é o primeiro estudo que analisa a relação entre transformação digital e maturidade em gestão de processos, no contexto da administração pública brasileira.Purpose – This study intends to understand the impact of digital transformation on the process management maturity level of a public institution. Furthermore, it seeks to comprehend whether digital transformation is a determining factor for the increase of this maturity level. Design/Methodology – The methodological approach was the single case study, carried out at ANVISA. Through semi-structured interviews and documental analysis, it was possible to understand the institution's process management maturity level, identify the main advances that ANVISA have experienced by its digital transformation projects and, finally, comprehend the degree of impact of transformation and consequently its decisive role in increase of the maturity level in process management. Findings – This research identified that digital transformation had a positive influence on all six analyzed factors, within the chosen maturity model. Despite this, digital transformation played a decisive role in only three factors, namely governance, information technology and people. Research limitations – One of the perceived limitations is that research did not expand the information gathering to an ANVISA’ s external point of view. The single case study method also can be a limitation. Future researches may bring new case studies, under the same theoretical lens, in other Brazilian public administration bodies. Practical contributions – The findings can contribute to other public institutions in approaching their digital transformation projects, in the extend they can be conducted concomitantly with internal initiatives that support the linkage between strategy and processes and the process management organizational culture. Social contributions – By undertaking digital transformation projects and increasing its process management maturity level, public institutions can improve its provision of public services to society and, consequently, the delivery of public value. Originality – Based on the researcher's knowledge, this is the first study that analyzes the relationship between digital transformation and process management maturity, in the context of Brazilian public sector.porTransformação digitalGestão de processosAdministração públicaDigital transformationProcess managementPublic sectorAdministração públicaAdministração públicaPlanejamento estratégicoInovações tecnológicasA maturidade em gestão de processos de negócios sob a ótica da transformação digital: um estudo de caso na administração pública federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-09-29reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTVersão Final 3 - Para impressão.pdf.txtVersão Final 3 - Para impressão.pdf.txtExtracted 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