Confiança como antecedente da escolha de compra na indústria da construção civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Weber de Oliveira
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3810
Resumo: o conceito de confiança como antecedente à decisão de compra tem sido introduzido em estudos empíricos sobre marketing no Brasil a partir do referencial teórico adotado principalmente nos Estados Unidos e Europa. A presente dissertação examina a confiança, tanto no vendedor como na sua empresa, como fator que influencia a decisão de compra em relacionamentos business to business. O estudo se baseia no artigo de Doney e Cannon (1997) sobre a confiança no relacionamento entre empresas e seus vendedores. O estudo empírico trata de um levantamento de corte transversal, no qual foram testadas hipóteses específicas para examinar as relações entre as variáveis, em um processo de pesquisa formal e estruturado, com uma amostra de 170 lojas e revendas de materiais de construção no estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados a partir da base de clientes de uma indústria siderúrgica sediada no interior do estado do Rio de Janeiro com forte atuação nas regiões sul e sudeste do país. A análise dos dados foi feita com base no Modelo de Equações Estruturais (SEM), através do software Lisrel 8.30. Os resultados não são idênticos aos obtidos no estudo original, mas apontam para a importância de se estabelecerem relacionamentos com os clientes. A pesquisa conclui que as características da empresa fornecedora como também seu relacionamento e o do vendedor, influenciam a decisão de compra de seus clientes. No entanto, as características do vendedor não têm impacto sobre a confiança no mesmo. Este estudo fornece subsídios a futuras pesquisas sobre a confiança como antecedente à decisão de compra. São discutidas as limitações da pesquisa e as implicações de seus resultados para a gestão de marketing no Brasil.
id FGV_ebe6ef0cb28513d70a621cb7cfbdad18
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3810
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Reis, Weber de OliveiraEscolas::EBAPEAyrosa, Eduardo André TeixeiraAlvares, Luis Fernando Hor-MeyllBotelho, Delane2009-11-18T19:01:03Z2009-11-18T19:01:03Z2004REIS, Weber de Oliveira. Confiança como antecedente da escolha de compra na indústria da construção civil. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2004.http://hdl.handle.net/10438/3810o conceito de confiança como antecedente à decisão de compra tem sido introduzido em estudos empíricos sobre marketing no Brasil a partir do referencial teórico adotado principalmente nos Estados Unidos e Europa. A presente dissertação examina a confiança, tanto no vendedor como na sua empresa, como fator que influencia a decisão de compra em relacionamentos business to business. O estudo se baseia no artigo de Doney e Cannon (1997) sobre a confiança no relacionamento entre empresas e seus vendedores. O estudo empírico trata de um levantamento de corte transversal, no qual foram testadas hipóteses específicas para examinar as relações entre as variáveis, em um processo de pesquisa formal e estruturado, com uma amostra de 170 lojas e revendas de materiais de construção no estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados a partir da base de clientes de uma indústria siderúrgica sediada no interior do estado do Rio de Janeiro com forte atuação nas regiões sul e sudeste do país. A análise dos dados foi feita com base no Modelo de Equações Estruturais (SEM), através do software Lisrel 8.30. Os resultados não são idênticos aos obtidos no estudo original, mas apontam para a importância de se estabelecerem relacionamentos com os clientes. A pesquisa conclui que as características da empresa fornecedora como também seu relacionamento e o do vendedor, influenciam a decisão de compra de seus clientes. No entanto, as características do vendedor não têm impacto sobre a confiança no mesmo. Este estudo fornece subsídios a futuras pesquisas sobre a confiança como antecedente à decisão de compra. São discutidas as limitações da pesquisa e as implicações de seus resultados para a gestão de marketing no Brasil.The concept of trust as an antecedent of purchase choice has been introduced in the studies of marketing in Brazil from a theoretical framework adopted mainly in the United States and Europe. The present research examines the trust in the salesperson as well as in the company, as a factor that affect purchase choice in business to business transactions. This study is based on Doney & Cannon's article (1997) about the trust in the relationship between companies and salespersons. The empirical tests were based on a transversal cut survey, with a sample of 170 retailers, in which specific hypotheses were tested to examine the relationship between the variables. The data were collected from the customer base of one important Brazilian steel company. The data analysis was based Jn Structural Equations Model (SEM) through software Lisrel 8.30. The findings presented here aren't the same ofthe former study ofDoney and Cannon, but it suggests the importance of the relationship in business to business transactions as an antecedent of purchase choice. However, the salesperson characteristics do not impact the trust. The study presents subsidies for future research on trust as an antecedent of purchase intentions and for stimulate new research directions. Research limitations and the implications of the results for marketing management in Brazil are also discussed.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessPolíticas & EstratégiasAdministração de empresasMarketing de relacionamento - Estudo de casosComportamento do consumidor - Estudo de casosConfiança como antecedente da escolha de compra na indústria da construção civilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000370092.pdf000370092.pdfPDFapplication/pdf2917887https://repositorio.fgv.br/bitstreams/58e1dc5c-e5e9-43f6-8442-8e492677a515/download763f554a3bde50f0ffced0f68cede0e4MD51TEXT000370092.pdf.txt000370092.pdf.txtExtracted texttext/plain102739https://repositorio.fgv.br/bitstreams/05656a9b-e800-45f5-a934-2a0a32b652ee/downloadffc8357223a807a1a2345f9a4b377425MD56THUMBNAIL000370092.pdf.jpg000370092.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2862https://repositorio.fgv.br/bitstreams/67ff0c88-0955-45da-b842-6d5d545ac9bf/downloadb22505b2a513c2a01ca499591bd3ed13MD5710438/38102023-11-08 19:32:00.099open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3810https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T19:32Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Confiança como antecedente da escolha de compra na indústria da construção civil
title Confiança como antecedente da escolha de compra na indústria da construção civil
spellingShingle Confiança como antecedente da escolha de compra na indústria da construção civil
Reis, Weber de Oliveira
Políticas & Estratégias
Administração de empresas
Marketing de relacionamento - Estudo de casos
Comportamento do consumidor - Estudo de casos
title_short Confiança como antecedente da escolha de compra na indústria da construção civil
title_full Confiança como antecedente da escolha de compra na indústria da construção civil
title_fullStr Confiança como antecedente da escolha de compra na indústria da construção civil
title_full_unstemmed Confiança como antecedente da escolha de compra na indústria da construção civil
title_sort Confiança como antecedente da escolha de compra na indústria da construção civil
author Reis, Weber de Oliveira
author_facet Reis, Weber de Oliveira
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Ayrosa, Eduardo André Teixeira
Alvares, Luis Fernando Hor-Meyll
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Weber de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Botelho, Delane
contributor_str_mv Botelho, Delane
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas & Estratégias
topic Políticas & Estratégias
Administração de empresas
Marketing de relacionamento - Estudo de casos
Comportamento do consumidor - Estudo de casos
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento - Estudo de casos
Comportamento do consumidor - Estudo de casos
description o conceito de confiança como antecedente à decisão de compra tem sido introduzido em estudos empíricos sobre marketing no Brasil a partir do referencial teórico adotado principalmente nos Estados Unidos e Europa. A presente dissertação examina a confiança, tanto no vendedor como na sua empresa, como fator que influencia a decisão de compra em relacionamentos business to business. O estudo se baseia no artigo de Doney e Cannon (1997) sobre a confiança no relacionamento entre empresas e seus vendedores. O estudo empírico trata de um levantamento de corte transversal, no qual foram testadas hipóteses específicas para examinar as relações entre as variáveis, em um processo de pesquisa formal e estruturado, com uma amostra de 170 lojas e revendas de materiais de construção no estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados a partir da base de clientes de uma indústria siderúrgica sediada no interior do estado do Rio de Janeiro com forte atuação nas regiões sul e sudeste do país. A análise dos dados foi feita com base no Modelo de Equações Estruturais (SEM), através do software Lisrel 8.30. Os resultados não são idênticos aos obtidos no estudo original, mas apontam para a importância de se estabelecerem relacionamentos com os clientes. A pesquisa conclui que as características da empresa fornecedora como também seu relacionamento e o do vendedor, influenciam a decisão de compra de seus clientes. No entanto, as características do vendedor não têm impacto sobre a confiança no mesmo. Este estudo fornece subsídios a futuras pesquisas sobre a confiança como antecedente à decisão de compra. São discutidas as limitações da pesquisa e as implicações de seus resultados para a gestão de marketing no Brasil.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-18T19:01:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-18T19:01:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REIS, Weber de Oliveira. Confiança como antecedente da escolha de compra na indústria da construção civil. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3810
identifier_str_mv REIS, Weber de Oliveira. Confiança como antecedente da escolha de compra na indústria da construção civil. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2004.
url http://hdl.handle.net/10438/3810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/58e1dc5c-e5e9-43f6-8442-8e492677a515/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/05656a9b-e800-45f5-a934-2a0a32b652ee/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/67ff0c88-0955-45da-b842-6d5d545ac9bf/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 763f554a3bde50f0ffced0f68cede0e4
ffc8357223a807a1a2345f9a4b377425
b22505b2a513c2a01ca499591bd3ed13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797584107470848