"Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koehler, Tiago Heinen
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/7512
Resumo: Nos dias de hoje, o consumo deixou de ser um simples processo de compra, utilização e descarte de um produto ou serviço, com fins meramente utilitários, para ganhar um contorno mais complexo, de caráter eminentemente cultural. As categorias comumente utilizadas no estudo do Comportamento do Consumidor, por sua natureza muito ampla, não nos permitem identificar detalhadamente os fatores culturais que determinam os padrões de consumo. A presente pesquisa tem o objetivo de identificar estes fatores pelo estudo das Culturas de Consumo. Para isto, ficou definido como objeto de pesquisa a Cultura de Consumo surf no Rio Grande do Sul. A pesquisa valeu-se do método etnográfico de investigação, baseado na observação participante do fenômeno estudado por parte do pesquisador, complementado por entrevistas informais com integrantes da Cultura de Consumo. O foco do estudo recaiu sobre duas categorias de produtos: automóveis e alimentos. Identificaram-se quatro valores inerentes à Cultura de Consumo surf no Rio Grande do Sul: coragem, companheirismo, liberdade e auto-conhecimento. A pesquisa também identificou a existência de uma estrutura hierárquica informal na Cultura de Consumo, composta por grupos de haoles, locais e competidores ou profissionais.
id URGS_3fc1b03dedc6dd18406e4146b995fe0a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7512
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Koehler, Tiago HeinenSantos, Cristiane Pizzutti dos2007-06-06T19:06:57Z2006http://hdl.handle.net/10183/7512000546468Nos dias de hoje, o consumo deixou de ser um simples processo de compra, utilização e descarte de um produto ou serviço, com fins meramente utilitários, para ganhar um contorno mais complexo, de caráter eminentemente cultural. As categorias comumente utilizadas no estudo do Comportamento do Consumidor, por sua natureza muito ampla, não nos permitem identificar detalhadamente os fatores culturais que determinam os padrões de consumo. A presente pesquisa tem o objetivo de identificar estes fatores pelo estudo das Culturas de Consumo. Para isto, ficou definido como objeto de pesquisa a Cultura de Consumo surf no Rio Grande do Sul. A pesquisa valeu-se do método etnográfico de investigação, baseado na observação participante do fenômeno estudado por parte do pesquisador, complementado por entrevistas informais com integrantes da Cultura de Consumo. O foco do estudo recaiu sobre duas categorias de produtos: automóveis e alimentos. Identificaram-se quatro valores inerentes à Cultura de Consumo surf no Rio Grande do Sul: coragem, companheirismo, liberdade e auto-conhecimento. A pesquisa também identificou a existência de uma estrutura hierárquica informal na Cultura de Consumo, composta por grupos de haoles, locais e competidores ou profissionais.application/pdfporEstudo de casoMarketingConsumoComportamento do consumidor"Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de comprainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000546468.pdf000546468.pdfTexto completoapplication/pdf2651833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7512/1/000546468.pdf3399291834cf2aa9b744110f4972ac68MD51TEXT000546468.pdf.txt000546468.pdf.txtExtracted Texttext/plain135675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7512/2/000546468.pdf.txt7726f4f796214b8d0584310bac9d54bfMD52THUMBNAIL000546468.pdf.jpg000546468.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7512/3/000546468.pdf.jpg724c74701d361c130fef493608c74800MD5310183/75122018-10-16 09:09:10.751oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7512Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:09:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra
title "Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra
spellingShingle "Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra
Koehler, Tiago Heinen
Estudo de caso
Marketing
Consumo
Comportamento do consumidor
title_short "Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra
title_full "Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra
title_fullStr "Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra
title_full_unstemmed "Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra
title_sort "Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra
author Koehler, Tiago Heinen
author_facet Koehler, Tiago Heinen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koehler, Tiago Heinen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
contributor_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de caso
Marketing
Consumo
Comportamento do consumidor
topic Estudo de caso
Marketing
Consumo
Comportamento do consumidor
description Nos dias de hoje, o consumo deixou de ser um simples processo de compra, utilização e descarte de um produto ou serviço, com fins meramente utilitários, para ganhar um contorno mais complexo, de caráter eminentemente cultural. As categorias comumente utilizadas no estudo do Comportamento do Consumidor, por sua natureza muito ampla, não nos permitem identificar detalhadamente os fatores culturais que determinam os padrões de consumo. A presente pesquisa tem o objetivo de identificar estes fatores pelo estudo das Culturas de Consumo. Para isto, ficou definido como objeto de pesquisa a Cultura de Consumo surf no Rio Grande do Sul. A pesquisa valeu-se do método etnográfico de investigação, baseado na observação participante do fenômeno estudado por parte do pesquisador, complementado por entrevistas informais com integrantes da Cultura de Consumo. O foco do estudo recaiu sobre duas categorias de produtos: automóveis e alimentos. Identificaram-se quatro valores inerentes à Cultura de Consumo surf no Rio Grande do Sul: coragem, companheirismo, liberdade e auto-conhecimento. A pesquisa também identificou a existência de uma estrutura hierárquica informal na Cultura de Consumo, composta por grupos de haoles, locais e competidores ou profissionais.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:06:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/7512
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000546468
url http://hdl.handle.net/10183/7512
identifier_str_mv 000546468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7512/1/000546468.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7512/2/000546468.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7512/3/000546468.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3399291834cf2aa9b744110f4972ac68
7726f4f796214b8d0584310bac9d54bf
724c74701d361c130fef493608c74800
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308939911331840