"Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/7512 |
Resumo: | Nos dias de hoje, o consumo deixou de ser um simples processo de compra, utilização e descarte de um produto ou serviço, com fins meramente utilitários, para ganhar um contorno mais complexo, de caráter eminentemente cultural. As categorias comumente utilizadas no estudo do Comportamento do Consumidor, por sua natureza muito ampla, não nos permitem identificar detalhadamente os fatores culturais que determinam os padrões de consumo. A presente pesquisa tem o objetivo de identificar estes fatores pelo estudo das Culturas de Consumo. Para isto, ficou definido como objeto de pesquisa a Cultura de Consumo surf no Rio Grande do Sul. A pesquisa valeu-se do método etnográfico de investigação, baseado na observação participante do fenômeno estudado por parte do pesquisador, complementado por entrevistas informais com integrantes da Cultura de Consumo. O foco do estudo recaiu sobre duas categorias de produtos: automóveis e alimentos. Identificaram-se quatro valores inerentes à Cultura de Consumo surf no Rio Grande do Sul: coragem, companheirismo, liberdade e auto-conhecimento. A pesquisa também identificou a existência de uma estrutura hierárquica informal na Cultura de Consumo, composta por grupos de haoles, locais e competidores ou profissionais. |
id |
URGS_3fc1b03dedc6dd18406e4146b995fe0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7512 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Koehler, Tiago HeinenSantos, Cristiane Pizzutti dos2007-06-06T19:06:57Z2006http://hdl.handle.net/10183/7512000546468Nos dias de hoje, o consumo deixou de ser um simples processo de compra, utilização e descarte de um produto ou serviço, com fins meramente utilitários, para ganhar um contorno mais complexo, de caráter eminentemente cultural. As categorias comumente utilizadas no estudo do Comportamento do Consumidor, por sua natureza muito ampla, não nos permitem identificar detalhadamente os fatores culturais que determinam os padrões de consumo. A presente pesquisa tem o objetivo de identificar estes fatores pelo estudo das Culturas de Consumo. Para isto, ficou definido como objeto de pesquisa a Cultura de Consumo surf no Rio Grande do Sul. A pesquisa valeu-se do método etnográfico de investigação, baseado na observação participante do fenômeno estudado por parte do pesquisador, complementado por entrevistas informais com integrantes da Cultura de Consumo. O foco do estudo recaiu sobre duas categorias de produtos: automóveis e alimentos. Identificaram-se quatro valores inerentes à Cultura de Consumo surf no Rio Grande do Sul: coragem, companheirismo, liberdade e auto-conhecimento. A pesquisa também identificou a existência de uma estrutura hierárquica informal na Cultura de Consumo, composta por grupos de haoles, locais e competidores ou profissionais.application/pdfporEstudo de casoMarketingConsumoComportamento do consumidor"Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de comprainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000546468.pdf000546468.pdfTexto completoapplication/pdf2651833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7512/1/000546468.pdf3399291834cf2aa9b744110f4972ac68MD51TEXT000546468.pdf.txt000546468.pdf.txtExtracted Texttext/plain135675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7512/2/000546468.pdf.txt7726f4f796214b8d0584310bac9d54bfMD52THUMBNAIL000546468.pdf.jpg000546468.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7512/3/000546468.pdf.jpg724c74701d361c130fef493608c74800MD5310183/75122018-10-16 09:09:10.751oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7512Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:09:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra |
title |
"Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra |
spellingShingle |
"Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra Koehler, Tiago Heinen Estudo de caso Marketing Consumo Comportamento do consumidor |
title_short |
"Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra |
title_full |
"Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra |
title_fullStr |
"Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra |
title_full_unstemmed |
"Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra |
title_sort |
"Stoked" : os valores da cultura de consumo surf e sua influência no comportamento de compra |
author |
Koehler, Tiago Heinen |
author_facet |
Koehler, Tiago Heinen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koehler, Tiago Heinen |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
contributor_str_mv |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de caso Marketing Consumo Comportamento do consumidor |
topic |
Estudo de caso Marketing Consumo Comportamento do consumidor |
description |
Nos dias de hoje, o consumo deixou de ser um simples processo de compra, utilização e descarte de um produto ou serviço, com fins meramente utilitários, para ganhar um contorno mais complexo, de caráter eminentemente cultural. As categorias comumente utilizadas no estudo do Comportamento do Consumidor, por sua natureza muito ampla, não nos permitem identificar detalhadamente os fatores culturais que determinam os padrões de consumo. A presente pesquisa tem o objetivo de identificar estes fatores pelo estudo das Culturas de Consumo. Para isto, ficou definido como objeto de pesquisa a Cultura de Consumo surf no Rio Grande do Sul. A pesquisa valeu-se do método etnográfico de investigação, baseado na observação participante do fenômeno estudado por parte do pesquisador, complementado por entrevistas informais com integrantes da Cultura de Consumo. O foco do estudo recaiu sobre duas categorias de produtos: automóveis e alimentos. Identificaram-se quatro valores inerentes à Cultura de Consumo surf no Rio Grande do Sul: coragem, companheirismo, liberdade e auto-conhecimento. A pesquisa também identificou a existência de uma estrutura hierárquica informal na Cultura de Consumo, composta por grupos de haoles, locais e competidores ou profissionais. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:06:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/7512 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000546468 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/7512 |
identifier_str_mv |
000546468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7512/1/000546468.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7512/2/000546468.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7512/3/000546468.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3399291834cf2aa9b744110f4972ac68 7726f4f796214b8d0584310bac9d54bf 724c74701d361c130fef493608c74800 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085078056828928 |