Existe relação positiva entre educação financeira e o bem-estar financeiro? um enfoque na importância da educação financeira para os futuros idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Valdir Arnaldo dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/33598
Resumo: Este trabalho foi elaborado a partir da hipótese central de que a educação financeira, seja por meio de cursos específicos, experiência de vida ou profissional com o tema, influenciaria positivamente no índice de bem-estar financeiro, medido por meio do Índice de Saúde financeira do Brasileiro, criado pela Federação Brasileira de bancos. O foco da pesquisa foram indivíduos adultos acima de 20 e até 60 anos. O mundo experimenta há alguns anos o aumento no indicador de longevidade. No caso do Brasil, a Organização Mundial de Saúde destaca que a população de idosos irá triplicar até 2050, atingindo 50% da população brasileira. O objetivo geral deste trabalho é explorar junto ao público-alvo adulto, potenciais idosos até 2050, se há impactos positivos no Índice de Saúde financeira do Brasileiro, advindo do conhecimento adquirido em educação financeira. Portanto, este estudo procurou identificar e correlacionar variáveis independentes com potencial de contribuir positivamente no Índice e, para isto, elaborou questões adicionais ao questionário padrão da Federação Brasileira de Bancos. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, cuja coleta de dados ocorreu a partir do envio do link do questionário online. Os pesquisados responderam 32 questões abrangendo aspectos sociodemográficos e o teste para obtenção do Índice de Saúde financeira do Brasileiro. Como resultado, destaca-se a confirmação da hipótese de correlação positiva no índice para aqueles que detinham conhecimento em educação financeira, cujas notas médias dos respondentes estiveram 27% acima dos que não possuíam nenhum conhecimento sobre o tema.
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O objetivo geral deste trabalho é explorar junto ao público-alvo adulto, potenciais idosos até 2050, se há impactos positivos no Índice de Saúde financeira do Brasileiro, advindo do conhecimento adquirido em educação financeira. Portanto, este estudo procurou identificar e correlacionar variáveis independentes com potencial de contribuir positivamente no Índice e, para isto, elaborou questões adicionais ao questionário padrão da Federação Brasileira de Bancos. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, cuja coleta de dados ocorreu a partir do envio do link do questionário online. Os pesquisados responderam 32 questões abrangendo aspectos sociodemográficos e o teste para obtenção do Índice de Saúde financeira do Brasileiro. Como resultado, destaca-se a confirmação da hipótese de correlação positiva no índice para aqueles que detinham conhecimento em educação financeira, cujas notas médias dos respondentes estiveram 27% acima dos que não possuíam nenhum conhecimento sobre o tema.This work was prepared based on the central hypothesis that financial education, whether through specific courses, life experience or professional experience with the subject, would positively influence the financial well-being index, measured through the Financial Health Index of the Brasileiro, created by the Brazilian Federation of Banks. The focus of the research were adults aged between 20 and up to 60 years. The world has been experiencing an increase in the longevity indicator for some years now. In the case of Brazil, the World Health Organization points out that the elderly population will triple by 2050, reaching 50% of the Brazilian population. The general objective of this work is to explore with the adult target audience, potential seniors by 2050, whether there are positive impacts on the Brazilian Financial Health Index, arising from the knowledge acquired in financial education. Therefore, this study sought to identify and correlate independent variables with the potential to contribute positively to the Index and, for this purpose, elaborated additional questions to the standard questionnaire of the Brazilian Federation of Banks. The methodology used was quantitative research, whose data collection occurred from sending the link to the online questionnaire. Respondents answered 32 questions covering sociodemographic aspects and the test to obtain the Brazilian Financial Health Index. As a result, the confirmation of the hypothesis of positive correlation in the index for those who had knowledge in financial education stands out, whose average scores of the respondents were 27% above those who had no knowledge on the subject.porFinancial educationFinancial well-beingFinancial health and longevity indexEducação financeiraBem-estar financeiroÍndice de saúde financeira e longevidadeAdministração de empresasEducação financeiraFinanças - Aspectos sociaisFinanças comportamentaisEnvelhecimentoLongevidadeExiste relação positiva entre educação financeira e o bem-estar financeiro? um enfoque na importância da educação financeira para os futuros idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALTA - Valdir Arnaldo dos Santos - Submissão - PDF.pdfTA - Valdir Arnaldo dos Santos - Submissão - 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