Uma análise comparativa do valor de mercado das empresas do agronegócio “cross country”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/34709 |
Resumo: | Nos últimos anos, o setor do agronegócio experimentou um crescimento expressivo, impulsionado pela demanda global por alimentos, expansão do mercado internacional e os avanços em tecnologia do campo. Em relação às empresas do agronegócio, estabelecer o valor das entidades é uma atividade essencial no âmbito das finanças corporativas, já que é um prérequisito para atividades de compra e liquidação de negócios, avaliação das ações dos gestores, efetivação de fusões, cisões, incorporações e dissoluções, além de servir de parâmetro para a tomada de decisões, entre outras atividades. Diante disso, o objetivo geral do presente trabalho é o de analisar os diversos indicadores existente para avaliação de empresas, e comparar o comportamento dentre os diversos players do setor do agronegócio, incluindo tanto empresas do agronegócio nacional quanto internacional. Especificamente, buscou-se apresentar os conceitos e metodologias existentes para realizar a avaliação de empresas como Avaliação Relativa (AR), o Fluxo de Caixa Descontado (FCD) e a Teoria das Opões Reais (TOR); analisar o comportamento de determinados múltiplos de mercado como P/L, P/VA, VPA, LPA, FV/EBITDA entre as principais empresas do agronegócio nos últimos cinco anos e realizar comparações destes indicadores entre os players do agronegócio com atividades similares (peers). Os resultados mostraram que a necessidade de avaliação de empresas, ou valuation, dentro desse cenário é crucial para orientar decisões estratégicas. Ao analisar profundamente as empresas do agronegócio brasileiro e compará-las com as empresas estrangeiras, líderes em seus mercados, foi possível trazer informações importantes para a pesquisa. Em relação as empresas brasileiras do agronegócio, pode-se notar que em sua grande maioria, são empresas que recentemente abriram o capital na Bolsa de Valores. Já analisando as empresas estrangeiras, foi possível perceber que 85% delas possuem histórico de mais de 40 anos de mercado. Quando analisado a evolução do Valor de Mercado nos últimos cinco anos, foi possível notar que 62% das empresas brasileiras apresentaram uma redução significativa no valuation, enquanto que 38% das empresas conseguiram aumentar o seu valor. Já em relação às empresas estrangeiras, percebe-se que em sua grande maioria, cerca de 85% da amostra, tiveram um crescimento no valor. |
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Leite, Gabriel NascimentoEscolas::EESPSerigati, Felippe CauéSilva, Vinicius Augusto BrunassiSampaio, Joelson Oliveira2024-01-08T14:50:48Z2024-01-08T14:50:48Z2023-12-27https://hdl.handle.net/10438/34709Nos últimos anos, o setor do agronegócio experimentou um crescimento expressivo, impulsionado pela demanda global por alimentos, expansão do mercado internacional e os avanços em tecnologia do campo. Em relação às empresas do agronegócio, estabelecer o valor das entidades é uma atividade essencial no âmbito das finanças corporativas, já que é um prérequisito para atividades de compra e liquidação de negócios, avaliação das ações dos gestores, efetivação de fusões, cisões, incorporações e dissoluções, além de servir de parâmetro para a tomada de decisões, entre outras atividades. Diante disso, o objetivo geral do presente trabalho é o de analisar os diversos indicadores existente para avaliação de empresas, e comparar o comportamento dentre os diversos players do setor do agronegócio, incluindo tanto empresas do agronegócio nacional quanto internacional. Especificamente, buscou-se apresentar os conceitos e metodologias existentes para realizar a avaliação de empresas como Avaliação Relativa (AR), o Fluxo de Caixa Descontado (FCD) e a Teoria das Opões Reais (TOR); analisar o comportamento de determinados múltiplos de mercado como P/L, P/VA, VPA, LPA, FV/EBITDA entre as principais empresas do agronegócio nos últimos cinco anos e realizar comparações destes indicadores entre os players do agronegócio com atividades similares (peers). Os resultados mostraram que a necessidade de avaliação de empresas, ou valuation, dentro desse cenário é crucial para orientar decisões estratégicas. Ao analisar profundamente as empresas do agronegócio brasileiro e compará-las com as empresas estrangeiras, líderes em seus mercados, foi possível trazer informações importantes para a pesquisa. Em relação as empresas brasileiras do agronegócio, pode-se notar que em sua grande maioria, são empresas que recentemente abriram o capital na Bolsa de Valores. Já analisando as empresas estrangeiras, foi possível perceber que 85% delas possuem histórico de mais de 40 anos de mercado. Quando analisado a evolução do Valor de Mercado nos últimos cinco anos, foi possível notar que 62% das empresas brasileiras apresentaram uma redução significativa no valuation, enquanto que 38% das empresas conseguiram aumentar o seu valor. Já em relação às empresas estrangeiras, percebe-se que em sua grande maioria, cerca de 85% da amostra, tiveram um crescimento no valor.In recent years, the agribusiness sector has experienced significant growth, driven by global demand for food, expansion of the international market and advances in technology in the field. In relation to agribusiness companies, establishing the value of entities is an essential activity within the scope of corporate finance, as it is a prerequisite for business purchase and liquidation activities, evaluation of managers' actions, implementation of mergers, spin-offs, incorporations and dissolutions, in addition to serving as a parameter for decision-making, among other activities. Given this, the general objective of this work is to analyze the various existing indicators for evaluating companies, and compare the behavior of the various players in the agribusiness sector, including both national and international agribusiness companies. Specifically, we sought to present the existing concepts and methodologies to carry out the valuation of companies such as Relative Valuation (AR), Discounted Cash Flow (DCF) and the Theory of Real Options (TOR); analyze the behavior of certain market multiples such as P/L, P/VA, VPA, LPA, FV/EBITDA among the main agribusiness companies in the last five years and make comparisons of these indicators between agribusiness players with similar activities (peers). The results showed that the need to evaluate companies, or valuation, within this scenario is crucial to guide strategic decisions. By deeply analyzing Brazilian agribusiness companies and comparing them with foreign companies, leaders in their markets, it was possible to provide important information for the research. In relation to Brazilian agribusiness companies, it can be noted that the vast majority of them are companies that recently went public on the Stock Exchange. Already analyzing foreign companies, it was possible to notice that 85% of them have a history of more than 40 years in the market. When analyzing the evolution of Market Value over the last five years, it was possible to note that 62% of Brazilian companies showed a significant reduction in valuation, while 38% of companies managed to increase their value. In relation to foreign companies, it is clear that the vast majority, around 85% of the sample, had an increase in value.porAgronegócioValor de mercadoValuationAgribusinessMarket valueEconomiaAgronegócioAgroindústriaEmpresas - AvaliaçãoEmpresas agrícolasUma análise comparativa do valor de mercado das empresas do agronegócio “cross country”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/495b50a4-7af9-4370-96c9-e76af0b8d06a/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD51ORIGINALGabriel Nascimento Leite 05-01-24 .pdfGabriel Nascimento Leite 05-01-24 .pdfPDFapplication/pdf1141898https://repositorio.fgv.br/bitstreams/196b4bc1-943c-48a9-8d69-6727affb1009/downloadd0ad719ed66e4edfc25b62f8a45e3e87MD52TEXTGabriel Nascimento Leite 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Nos últimos anos, o setor do agronegócio experimentou um crescimento expressivo, impulsionado pela demanda global por alimentos, expansão do mercado internacional e os avanços em tecnologia do campo. Em relação às empresas do agronegócio, estabelecer o valor das entidades é uma atividade essencial no âmbito das finanças corporativas, já que é um prérequisito para atividades de compra e liquidação de negócios, avaliação das ações dos gestores, efetivação de fusões, cisões, incorporações e dissoluções, além de servir de parâmetro para a tomada de decisões, entre outras atividades. Diante disso, o objetivo geral do presente trabalho é o de analisar os diversos indicadores existente para avaliação de empresas, e comparar o comportamento dentre os diversos players do setor do agronegócio, incluindo tanto empresas do agronegócio nacional quanto internacional. Especificamente, buscou-se apresentar os conceitos e metodologias existentes para realizar a avaliação de empresas como Avaliação Relativa (AR), o Fluxo de Caixa Descontado (FCD) e a Teoria das Opões Reais (TOR); analisar o comportamento de determinados múltiplos de mercado como P/L, P/VA, VPA, LPA, FV/EBITDA entre as principais empresas do agronegócio nos últimos cinco anos e realizar comparações destes indicadores entre os players do agronegócio com atividades similares (peers). Os resultados mostraram que a necessidade de avaliação de empresas, ou valuation, dentro desse cenário é crucial para orientar decisões estratégicas. Ao analisar profundamente as empresas do agronegócio brasileiro e compará-las com as empresas estrangeiras, líderes em seus mercados, foi possível trazer informações importantes para a pesquisa. Em relação as empresas brasileiras do agronegócio, pode-se notar que em sua grande maioria, são empresas que recentemente abriram o capital na Bolsa de Valores. Já analisando as empresas estrangeiras, foi possível perceber que 85% delas possuem histórico de mais de 40 anos de mercado. Quando analisado a evolução do Valor de Mercado nos últimos cinco anos, foi possível notar que 62% das empresas brasileiras apresentaram uma redução significativa no valuation, enquanto que 38% das empresas conseguiram aumentar o seu valor. Já em relação às empresas estrangeiras, percebe-se que em sua grande maioria, cerca de 85% da amostra, tiveram um crescimento no valor. |
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