Preços de etanol no Brasil: uma análise espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Fábio Luis
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/8843
Resumo: A introdução da tecnologia flex-fuel resultou em um expressivo aumento do consumo de etanol no Brasil, tornando-o principal concorrente da gasolina nos postos de combustíveis. Apesar disso, diferentemente da gasolina, a oferta de etanol sofre com a sazonalidade da safra de cana de açúcar, mostrando-se insuficiente para atender a demanda, incorrendo em altos preços nos períodos de entressafra. Além destes fatores, a expansão do uso de etanol como combustível enfrenta a ausência de políticas públicas claras que incentivem o mercado, assim como uma estrutura logística que permita o escoamento do produto a baixos custos. O presente trabalho buscou demonstrar como se comportam espacialmente os preços de etanol e gasolina no Brasil. Observou-se que os preços de etanol combustível ao consumidor foram menores quanto mais próximos das regiões produtoras e maiores conforme se distanciam, até se tornarem desvantajosos para o consumidor de alguns estados na medida em que a paridade de preços frente à gasolina supera o limite técnico de 70%. Observou-se também que a sazonalidade distinta das duas regiões produtoras do país define padrões sazonais de áreas que predominantemente consomem etanol ou gasolina, conforme a paridade de 70%. Este resultado indica que a necessidade de estoques e fluxos de produtos depende não apenas das condições logísticas, mas também da combinação da sazonalidade das regiões produtoras. Por fim, intencionou-se entender como e em que proporção os preços ao produtor do estado de São Paulo relacionam-se com os preços ao consumidor de outras regiões do país. Este estudo demonstrou que a velocidade de transmissão dos preços não está relacionada com a distância e que fatores logísticos e características específicas de cada mercado são os principais determinantes do comportamento dos preços ao consumidor em relação às alterações nos preços ao produtor do estado de São Paulo.
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Além destes fatores, a expansão do uso de etanol como combustível enfrenta a ausência de políticas públicas claras que incentivem o mercado, assim como uma estrutura logística que permita o escoamento do produto a baixos custos. O presente trabalho buscou demonstrar como se comportam espacialmente os preços de etanol e gasolina no Brasil. Observou-se que os preços de etanol combustível ao consumidor foram menores quanto mais próximos das regiões produtoras e maiores conforme se distanciam, até se tornarem desvantajosos para o consumidor de alguns estados na medida em que a paridade de preços frente à gasolina supera o limite técnico de 70%. Observou-se também que a sazonalidade distinta das duas regiões produtoras do país define padrões sazonais de áreas que predominantemente consomem etanol ou gasolina, conforme a paridade de 70%. Este resultado indica que a necessidade de estoques e fluxos de produtos depende não apenas das condições logísticas, mas também da combinação da sazonalidade das regiões produtoras. Por fim, intencionou-se entender como e em que proporção os preços ao produtor do estado de São Paulo relacionam-se com os preços ao consumidor de outras regiões do país. Este estudo demonstrou que a velocidade de transmissão dos preços não está relacionada com a distância e que fatores logísticos e características específicas de cada mercado são os principais determinantes do comportamento dos preços ao consumidor em relação às alterações nos preços ao produtor do estado de São Paulo.The introduction of flex-fuel technology resulted in an expressive increase of ethanol consumption in Brazil, competing directly with gasoline throughout gas stations. Nevertheless, unlike gasoline, ethanol suffers from seasonal cycles of sugarcane harvesting, proving to be insufficient to attend demand, incurring in high prices in off-season periods. Besides these factors, the growth in use of ethanol as fuel lacks clear public policies that would encourage the market, as well as structured logistics that would allow for the disposal of the product at a low cost. This study aims to demonstrate how ethanol and gasoline prices behave spatially in Brazil. It was observed that ethanol prices paid by consumers were lower the closer to production areas and higher with greater distances, until they turned disadvantageous for consumers in some states where the parity of ethanol prices against gasoline overcame the technical limit of 70%. It was also observed that the different seasonal cycles from the two production areas in the country define seasonal patterns in consumption of ethanol or gasoline, based on the 70% parity. The results indicate that stocks and product flows depend not only on logistic conditions, but also on seasonal combinations of the producing areas. Finally, this work intends to understand how and to what degree production prices in the state of São Paulo state relate to the prices that consumers pay in other regions of the country. This study demonstrates that the speed in price transmission is not related to distance, but rather, that logistic factors and the specific characteristics of each market are the major determinants of the behavior of consumer prices with relation to changes in production prices in the state of São Paulo.porEthanol, fuelPricesSpatial distributionEtanolPreçosCombustíveisDistribuição espacialEconomiaÁlcool como combustível - Preços - BrasilCombustíveis - BrasilGasolina - Preços - BrasilCanais de distribuiçãoÁlcool como combustível - Variações sazonaisPreços de etanol no Brasil: uma análise espacialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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