Integração e transmissão de preços entre os mercados de etanol e gasolina no Brasil
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Publication Date: | 2022 |
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Summary: | Orientador: Prof. Dr. Adalto Acir Althaus Junior |
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Burigo, Helio, 1969-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em EconomiaAlthaus Junior, Adalto Acir, 1973-2022-09-16T12:22:12Z2022-09-16T12:22:12Z2022https://hdl.handle.net/1884/78308Orientador: Prof. Dr. Adalto Acir Althaus JuniorDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais e Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Economia. Defesa : Curitiba, 28/06/2022Inclui referências: p. 48-50Resumo: O lançamento dos carros flex fuel em 2003 oportunizou ao consumidor brasileiro a possibilidade de decidir por qual combustível abastecer seu veículo, etanol ou gasolina. Atualmente, a frota brasileira é composta de 81,55% de veículos bicombustível. A base de dados analisada se constituiu dos preços mensais médios da gasolina C e do etanol hidratado no período de maio de 2004 a outubro de 2021, nos 27 estados brasileiros. O objetivo desta pesquisa foi estudar a integração dos preços destes combustíveis e examinar a relação de preços entre o etanol e a gasolina para verificar os períodos em que abastecer o veículo com etanol foi mais vantajoso que abastecer com gasolina. A metodologia empregada foi o teste de causalidade de Granger, para verificar se existe integração e transmissão de preços entre as variáveis gasolina C e etanol hidratado. Os resultados obtidos demonstraram que, durante 73,81% dos meses analisados, abastecer com etanol foi mais competitivo, uma vez que a relação de preço do etanol ficou igual ou menor que 70% do valor da gasolina. Quanto ao teste de causalidade de Granger, constatou-se que gasolina Granger-causa etanol, ou seja, existe uma causalidade unilateral. Concluiu-se que há causalidade do preço da gasolina no preço do etanol e que, na maior parte do período analisado, o preço do etanol hidratado manteve-se competitivo em relação à gasolina. Mesmo que o Brasil seja um grande produtor de biocombustível etanol, possua uma grande frota de veículos flex fuel e uma rede de distribuição consolidada em todo o território nacional, há necessidade de maiores investimentos e incentivos governamentais para diminuir a dependência do petróleo.Abstract: The launch of flex fuel cars in 2003 gave Brazilian consumers the opportunity to decide which fuel to fill up their vehicle, ethanol or gasoline. Currently, the Brazilian fleet is composed of 81.55% of biofuel vehicles. The analyzed database consisted of the average monthly prices of gasoline C and hydrous ethanol from May 2004 to October 2021, in the 27 Brazilian states. The objective of this research was to study the integration of the prices of these fuels and examine the price relationship between ethanol and gasoline, in order to verify the periods in which fueling the vehicle with ethanol was more advantageous than fueling with gasoline. The methodology used was the Granger causality test, to verify if there was integration and price transmission between the variables gasoline C and hydrated ethanol. The results obtained showed that, during 73.81% of the analyzed months, filling up with ethanol was more competitive. Since the ethanol price ratio was equal to or less than 70% of the value of gasoline. As for the Granger causality test, it was found that gasoline Granger-causes ethanol, that is, there is a unilateral causality. It was concluded that there is a causality between the price of gasoline and the price of ethanol and that, for most of the analyzed period, the price of hydrated ethanol remained competitive in relation to gasoline. Even though Brazil is a major producer of ethanol biofuel, has a large fleet of flex fuel vehicles and a consolidated distribution network throughout the national territory, there is a need for greater investments and government incentives to reduce dependence on oil.Riassunto: Il lancio delle auto flex fuel nel 2003 ha dato ai consumatori brasiliani l'opportunità di decidere quale carburante utilizzare per il proprio veicolo, etanolo o benzina. Attualmente, la flotta brasiliana è composta per l'81,55% da veicoli a biocarburante. Il database analizzato comprendeva i prezzi mensili medi della benzina C e dell'etanolo idrato da maggio 2004 a ottobre 2021, nei 27 stati brasiliani. L'obiettivo di questa ricerca era di studiare l'integrazione dei prezzi di questi combustibili ed esaminare il rapporto prezzo tra etanolo e benzina per verificare i periodi in cui rifornire il veicolo con etanolo era più vantaggioso rispetto a rifornire con benzina. La metodologia utilizzata è stata il test di causalità Granger, per verificare se esiste integrazione e trasmissione del prezzo tra le variabili benzina C ed etanolo idrato. I risultati ottenuti hanno mostrato che, durante il 73,81% dei mesi analizzati, il rifornimento di etanolo era più competitivo, poiché il rapporto prezzo etanolo era uguale o inferiore 70% del valore della benzina. Per quanto riguarda il test di causalità Granger, è stato riscontrato che la benzina Granger-provoca etanolo, cioè esiste una causalità unilaterale. Si è concluso che esiste una causalità tra il prezzo della benzina e il prezzo dell'etanolo e che, per la maggior parte del periodo analizzato, il prezzo dell'etanolo idrato è rimasto competitivo rispetto alla benzina. Anche se il Brasile è uno dei maggiori produttori di biocarburanti a base di etanolo, dispone di un'ampia flotta di veicoli flex fuel e di una rete di distribuzione consolidata su tutto il territorio nazionale, sono necessari maggiori investimenti e incentivi governativi per ridurre la dipendenza dal petrolio.1 recurso online : PDF.application/pdfÁlcool como combustívelCombustíveis - PreçosPolitica de preçosCrescimento e Desenvolvimento EconômicoGasolinaIntegração e transmissão de preços entre os mercados de etanol e gasolina no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - HELIO BURIGO.pdfapplication/pdf1965429https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78308/1/R%20-%20D%20-%20HELIO%20BURIGO.pdfcd3c6598c24279720724f51db2a73571MD51open access1884/783082022-09-16 09:22:12.252open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78308Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-16T12:22:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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