Avaliação de resultados em coaching: uma análise do contexto brasileiro
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/17764 |
Resumo: | Esta dissertação teve como problema de pesquisa 'como as empresas brasileiras, contratantes do serviço de coaching externo, avaliam e/ou medem os resultados do coaching executivo?' Os objetivos desta pesquisa referem-se a: entender como a avaliação e medição de resultados em coaching tem sido tratada na literatura dentro e fora do Brasil, quais modelos são discutidos, trazer novos insumos para a discussão sobre avaliação e medição de resultados em coaching por parte das empresas brasileiras que contratam este serviço, bem como dar visibilidade ao mercado de coaching sobre como as empresas aferem os resultados do coaching. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, considerando uma amostragem não probabilística, usando a seleção por julgamento. Para isto foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com nove profissionais de RH responsáveis pela cadeia de valor do coaching: contratação, acompanhamento e avaliação de resultados. A técnica de análise das entrevistas foi a análise de conteúdo à luz das seguintes categorias: acompanhamento, avaliação de resultados, novas formas e eficácia. Os resultados da pesquisa demonstraram que as empresas não possuem uma metodologia própria de avaliação de resultados de coaching e que utilizam as desenhadas pelas consultorias fornecedoras de coaching, embora haja controvérsias quanto à adoção destas. De maneira geral, as empresas desejam uma forma de avaliação que seja capaz de demonstrar os resultados, sejam eles comportamentais ou financeiros, de forma mais tangível. |
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Castro e Silva, Adriana Amorim deEscolas::EBAPEMigueles, Carmen PiresRocha-Pinto, Sandra Regina daNunes, José Mauro Gonçalves2017-01-17T12:37:39Z2017-01-17T12:37:39Z2016-12-07CASTRO E SILVA, Adriana Amorim de. Avaliação de resultados em coaching: uma análise do contexto brasileiro. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/10438/17764Esta dissertação teve como problema de pesquisa 'como as empresas brasileiras, contratantes do serviço de coaching externo, avaliam e/ou medem os resultados do coaching executivo?' Os objetivos desta pesquisa referem-se a: entender como a avaliação e medição de resultados em coaching tem sido tratada na literatura dentro e fora do Brasil, quais modelos são discutidos, trazer novos insumos para a discussão sobre avaliação e medição de resultados em coaching por parte das empresas brasileiras que contratam este serviço, bem como dar visibilidade ao mercado de coaching sobre como as empresas aferem os resultados do coaching. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, considerando uma amostragem não probabilística, usando a seleção por julgamento. Para isto foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com nove profissionais de RH responsáveis pela cadeia de valor do coaching: contratação, acompanhamento e avaliação de resultados. A técnica de análise das entrevistas foi a análise de conteúdo à luz das seguintes categorias: acompanhamento, avaliação de resultados, novas formas e eficácia. Os resultados da pesquisa demonstraram que as empresas não possuem uma metodologia própria de avaliação de resultados de coaching e que utilizam as desenhadas pelas consultorias fornecedoras de coaching, embora haja controvérsias quanto à adoção destas. De maneira geral, as empresas desejam uma forma de avaliação que seja capaz de demonstrar os resultados, sejam eles comportamentais ou financeiros, de forma mais tangível.This dissertation had as research problem 'how Brazilian companies, that hire the external coaching service, evaluate and/ or measure the results of executive coaching?' The objectives of this research refer to understand how the evaluation and measurement of results has been treated in literature in and out of Brazil; which models are discussed, bring new inputs to the discussion on evaluation and measurement in coaching results by Brazilian companies that hire this service and give visibility to the coaching market about how companies appraise coaching results. The methodology used was the qualitative research, exploratory and descriptive, considering non-probability sample, by judgment selection. For this purpose, were conducted in-depth semi-structured interviews with nine HR professionals responsible for coaching’s value chain: contracting, monitoring and evaluation of results. The interviews’ analysis technique was content analysis in light of the following categories: monitoring, results evaluation, new forms and effectiveness. The survey results showed that companies do not have an own methodology for evaluating coaching results and use the ones drawn by coaching supplying consulting, although there is controversy regarding the adoption of these. In general, companies want a form of evaluation that is able to demonstrate results, whether behavioral or financial, more tangibly.porExecutive coachingResults evaluationLeadership developmentCoaching executivoAvaliação de resultadosDesenvolvimento de liderançaAdministração de empresasAssessoria empresarialComportamento organizacionalAdministração de pessoalDesenvolvimento organizacionalLiderançaAvaliação de resultados em coaching: uma análise do contexto brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTDISSERT ADRIANA AMORIM_VF.pdf.txtDISSERT ADRIANA AMORIM_VF.pdf.txtExtracted texttext/plain103210https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a3d95487-a9ca-4e86-ba8b-e6e0b7e870fc/download94a0a46b9ce11d19bf50a7b31995e130MD57ORIGINALDISSERT ADRIANA AMORIM_VF.pdfDISSERT ADRIANA AMORIM_VF.pdfDissertação de 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