Inovação no setor de agenciamento de viagens e operações turísticas: uma proposta para identificação de trajetórias
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/17066 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo principal propor modelo de identificação de trajetórias de acumulação de competências tecnológicas para empresas do setor de agenciamento de viagens e operações turísticas. Como objetivo secundário, identificar como processos de aprendizagem influenciaram essas trajetórias. Esta relação foi investigada em duas empresas do setor turístico cuja trajetória analisada compreendeu o período 2000-2009. Para atingir tal objetivo, buscou-se a literatura de inovação e aprendizagem tecnológica em organizações de países industrializados e em processo de industrialização. A maioria dos estudos que descrevem modelos de avaliação da capacidade inovadora e de aprendizagem tecnológica focaliza indústrias. Nesta literatura, poucas são as pesquisas voltadas para empresas de serviços e escassas as que tratam do setor de Turismo. A partir desta teoria selecionada, foram adaptadas duas estruturas para as empresas do setor de Turismo: a matriz de competências ou capacidades tecnológicas e a matriz de análise de processos de aprendizagem. Com base nas evidências, verificou-se que: (1) o modelo proposto é adequado para identificar a trajetória da acumulação de competências tecnológicas no setor de agências de viagens e operadoras de Turismo; (2) a combinação de diferentes mecanismos de aprendizagem pode impulsionar a rápida evolução desta trajetória; e (3) além desta variedade de ações, a recorrência, o funcionamento e a interação entre os diferentes processos de aprendizagem potencializam a conversão do conhecimento do nível individual para sistemas e rotinas organizacionais, possibilitando um maior nível de competitividade para estas organizações. Propõe-se uma generalização analítica da metodologia do estudo para outras empresas do mesmo setor, a fim de ampliar as evidências de agências e operadoras, contribuir para a prática de gestão destas organizações e melhorar continuamente o modelo proposto. |
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Rocha, Saulo BarrosoEscolas::EBAPEMartins, Paulo Emílio MatosFontes Filho, Joaquim RubensOliveira, Saulo Barbará deSilva, Joysinett Moraes daZouain, Deborah Moraes2016-09-13T20:13:48Z2016-09-13T20:13:48Z2011ROCHA, Saulo Barroso. Inovação no setor de agenciamento de viagens e operações turísticas: uma proposta para identificação de trajetórias. Tese (Doutorado em Administração) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/10438/17066Este estudo teve como objetivo principal propor modelo de identificação de trajetórias de acumulação de competências tecnológicas para empresas do setor de agenciamento de viagens e operações turísticas. Como objetivo secundário, identificar como processos de aprendizagem influenciaram essas trajetórias. Esta relação foi investigada em duas empresas do setor turístico cuja trajetória analisada compreendeu o período 2000-2009. Para atingir tal objetivo, buscou-se a literatura de inovação e aprendizagem tecnológica em organizações de países industrializados e em processo de industrialização. A maioria dos estudos que descrevem modelos de avaliação da capacidade inovadora e de aprendizagem tecnológica focaliza indústrias. Nesta literatura, poucas são as pesquisas voltadas para empresas de serviços e escassas as que tratam do setor de Turismo. A partir desta teoria selecionada, foram adaptadas duas estruturas para as empresas do setor de Turismo: a matriz de competências ou capacidades tecnológicas e a matriz de análise de processos de aprendizagem. Com base nas evidências, verificou-se que: (1) o modelo proposto é adequado para identificar a trajetória da acumulação de competências tecnológicas no setor de agências de viagens e operadoras de Turismo; (2) a combinação de diferentes mecanismos de aprendizagem pode impulsionar a rápida evolução desta trajetória; e (3) além desta variedade de ações, a recorrência, o funcionamento e a interação entre os diferentes processos de aprendizagem potencializam a conversão do conhecimento do nível individual para sistemas e rotinas organizacionais, possibilitando um maior nível de competitividade para estas organizações. Propõe-se uma generalização analítica da metodologia do estudo para outras empresas do mesmo setor, a fim de ampliar as evidências de agências e operadoras, contribuir para a prática de gestão destas organizações e melhorar continuamente o modelo proposto.Este estudio tuvo como objetivo principal proponer un modelo para la identificación de las trayectorias de acumulación de capacidades tecnológicas a las empresas de la agencia de viajes y paquetes turísticos. Como objetivo secundario para identificar cómo los procesos de aprendizaje influyen en estas trayectorias. Esta relación fue investigada en dos empresas de turismo cuyas trayectorias analizadas fueron el período 2000-2009. Para lograr este objetivo, se buscó la literatura de la innovación y aprendizaje tecnológica en las organizaciones de los países industrializados y de industrialización. La mayoría de los estudios que describen modelos para evaluar la capacidad de innovación y aprendizaje tecnológico enfoque industrias. En esta literatura, hay poca investigación sobre las empresas de servicios y los pocos que tienen que ver con el sector turístico. Sobre la base de la teoría seleccionada, dos estructuras se han adaptado para las empresas del sector turístico: La matriz de capacidades tecnológicas y la estructura de análisis de los procesos de aprendizaje. Basándose en las pruebas, se encontró que: (1) el modelo propuesto es adecuado para trazar la acumulación de capacidades tecnológicas en el sector de agencias de viajes y operadores turísticos, (2) la combinación de diferentes mecanismos de aprendizaje puede fomentar la rápida evolución de esta trayectoria, y (3) variedad de las acciones más allá de la repetición, la operación y la interacción entre los diferentes procesos de aprendizaje potencia la conversión de los conocimientos de los individuos en las rutinas organizativas, lo que permite un mayor nivel de competitividad de estos organizaciones. Se propone una generalización de la metodología analítica del estudio a las empresas del mismo sector con el fin de ampliar las evidencias de las agencias y los operadores, contribuyendo a la práctica de la gestión de estas organizaciones y para mejorar continuamente el modelo.porInovaçãoTrajetórias tecnológicasProcessos de aprendizagemTurismoInnovaciónTrayectorias tecnológicasProcesos de aprendizajeAdministração de empresasAprendizagem organizacional - Estudo de casosEmpresas - Inovações tecnológicas - Estudo de casosInovação no setor de agenciamento de viagens e operações turísticas: uma proposta para identificação de trajetóriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTSaulo_Rocha_Tese_Mar31_VFGV.pdf.txtSaulo_Rocha_Tese_Mar31_VFGV.pdf.txtExtracted 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Este estudo teve como objetivo principal propor modelo de identificação de trajetórias de acumulação de competências tecnológicas para empresas do setor de agenciamento de viagens e operações turísticas. Como objetivo secundário, identificar como processos de aprendizagem influenciaram essas trajetórias. Esta relação foi investigada em duas empresas do setor turístico cuja trajetória analisada compreendeu o período 2000-2009. Para atingir tal objetivo, buscou-se a literatura de inovação e aprendizagem tecnológica em organizações de países industrializados e em processo de industrialização. A maioria dos estudos que descrevem modelos de avaliação da capacidade inovadora e de aprendizagem tecnológica focaliza indústrias. Nesta literatura, poucas são as pesquisas voltadas para empresas de serviços e escassas as que tratam do setor de Turismo. A partir desta teoria selecionada, foram adaptadas duas estruturas para as empresas do setor de Turismo: a matriz de competências ou capacidades tecnológicas e a matriz de análise de processos de aprendizagem. Com base nas evidências, verificou-se que: (1) o modelo proposto é adequado para identificar a trajetória da acumulação de competências tecnológicas no setor de agências de viagens e operadoras de Turismo; (2) a combinação de diferentes mecanismos de aprendizagem pode impulsionar a rápida evolução desta trajetória; e (3) além desta variedade de ações, a recorrência, o funcionamento e a interação entre os diferentes processos de aprendizagem potencializam a conversão do conhecimento do nível individual para sistemas e rotinas organizacionais, possibilitando um maior nível de competitividade para estas organizações. Propõe-se uma generalização analítica da metodologia do estudo para outras empresas do mesmo setor, a fim de ampliar as evidências de agências e operadoras, contribuir para a prática de gestão destas organizações e melhorar continuamente o modelo proposto. |
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Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
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