A cobrança de demurrage de contêineres na importação por transporte marítimo internacional: o caso brasileiro
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/28491 |
Resumo: | Neste trabalho, analisa-se a aplicação da demurrage ou sobre-estadia de contêiner no Brasil, originada do transporte marítimo internacional. O instituto, nascido no direito marítimo e inicialmente aplicado em caso de atraso ou demora no descarregamento ou devolução do navio em relação ao prazo estabelecido nos contratos de afretamento das embarcações, foi acolhido pelos usos e costumes também para punir o atraso na devolução dos contêineres, isto é, a sua entrega após o término do prazo de tempo livre (free time), estabelecido no Conhecimento de Transporte – ou Bill of Lading (BL) – e também no Termo de Compromisso de Devolução de Contêiner. Conforme observado neste estudo, da inexistência de uma legislação específica sobre tão relevante tema, que envolve o comércio e o transporte internacional marítimo, decorre notória insegurança jurídica entre os operadores do direito, o que leva a doutrina especializada e a jurisprudência à disputa de opiniões, não raro antagônicas, sobre o mesmo assunto. Tal lacuna legislativa e regulatória deixa em aberto importantes definições práticas e legais, como o regime jurídico aplicável, a modicidade de preços e a definição de prazo prescricional. Por essa razão, sugerimos, ao final, meios de mitigação de riscos e de controle da demurrage. |
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Winter, JamesEscolas::DIREITO SPGodoy, Luciano de SouzaAraujo, Paulo Dóron Rehder deMartins, Eliane Maria OctavianoPinto Junior, Mario Engler2019-11-06T20:41:10Z2019-11-06T20:41:10Z2019-08-19https://hdl.handle.net/10438/28491Neste trabalho, analisa-se a aplicação da demurrage ou sobre-estadia de contêiner no Brasil, originada do transporte marítimo internacional. O instituto, nascido no direito marítimo e inicialmente aplicado em caso de atraso ou demora no descarregamento ou devolução do navio em relação ao prazo estabelecido nos contratos de afretamento das embarcações, foi acolhido pelos usos e costumes também para punir o atraso na devolução dos contêineres, isto é, a sua entrega após o término do prazo de tempo livre (free time), estabelecido no Conhecimento de Transporte – ou Bill of Lading (BL) – e também no Termo de Compromisso de Devolução de Contêiner. Conforme observado neste estudo, da inexistência de uma legislação específica sobre tão relevante tema, que envolve o comércio e o transporte internacional marítimo, decorre notória insegurança jurídica entre os operadores do direito, o que leva a doutrina especializada e a jurisprudência à disputa de opiniões, não raro antagônicas, sobre o mesmo assunto. Tal lacuna legislativa e regulatória deixa em aberto importantes definições práticas e legais, como o regime jurídico aplicável, a modicidade de preços e a definição de prazo prescricional. Por essa razão, sugerimos, ao final, meios de mitigação de riscos e de controle da demurrage.The present work analyzes the application of demurrage or container over-stay in Brazil originated from international maritime transport, an institute born in maritime law, initially applied for the delay or delay in the unloading or return of the ship due to the chartering contracts of the vessels, the which has been accepted by the customs and customs also to punish the delay in the return of the containers outside the deadline of free time or free time, based on the knowledge of transport or Bill of Lading (BL) and also the controversial Term of Commitment of Return of Container. As noted in this study, the absence of specific legislation on a relevant issue involving maritime international trade and transportation, bring legal uncertainty to legal operators, causing both specialized doctrine and case law to dispute antagonistic opinions on the same subject . This legislative and regulatory gap leaves open important practical and legal definitions such as the applicable legal regime, price modality and the definition of a prescriptive term. This is the reason why in the end we suggest means of risk mitigation and demurrage control.porContractsInternational maritime transportTransport knowledgeContainerOver-stayFree timeUses and customsContratosTransporte Internacional MarítimoConhecimento de transporteContêinerDemurrageSobre-estadiaTempo livreUsos e costumesDireitoTransporte marítimoComércio internacionalLogística empresarialEngenharia de transportesDireito marítimo - BrasilA cobrança de demurrage de contêineres na importação por transporte marítimo internacional: o caso brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDISSERTAÇÃO - ÚLTIMA VERSÃO CORRIGIDA - 05.11.19.pdfDISSERTAÇÃO - ÚLTIMA VERSÃO CORRIGIDA - 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