A cobrança de demurrage de contêineres na importação por transporte marítimo internacional: o caso brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Winter, James
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/28491
Resumo: Neste trabalho, analisa-se a aplicação da demurrage ou sobre-estadia de contêiner no Brasil, originada do transporte marítimo internacional. O instituto, nascido no direito marítimo e inicialmente aplicado em caso de atraso ou demora no descarregamento ou devolução do navio em relação ao prazo estabelecido nos contratos de afretamento das embarcações, foi acolhido pelos usos e costumes também para punir o atraso na devolução dos contêineres, isto é, a sua entrega após o término do prazo de tempo livre (free time), estabelecido no Conhecimento de Transporte – ou Bill of Lading (BL) – e também no Termo de Compromisso de Devolução de Contêiner. Conforme observado neste estudo, da inexistência de uma legislação específica sobre tão relevante tema, que envolve o comércio e o transporte internacional marítimo, decorre notória insegurança jurídica entre os operadores do direito, o que leva a doutrina especializada e a jurisprudência à disputa de opiniões, não raro antagônicas, sobre o mesmo assunto. Tal lacuna legislativa e regulatória deixa em aberto importantes definições práticas e legais, como o regime jurídico aplicável, a modicidade de preços e a definição de prazo prescricional. Por essa razão, sugerimos, ao final, meios de mitigação de riscos e de controle da demurrage.
id FGV_fc932ff69b05e927d84aafe3a7000a9c
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/28491
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Winter, JamesEscolas::DIREITO SPGodoy, Luciano de SouzaAraujo, Paulo Dóron Rehder deMartins, Eliane Maria OctavianoPinto Junior, Mario Engler2019-11-06T20:41:10Z2019-11-06T20:41:10Z2019-08-19https://hdl.handle.net/10438/28491Neste trabalho, analisa-se a aplicação da demurrage ou sobre-estadia de contêiner no Brasil, originada do transporte marítimo internacional. O instituto, nascido no direito marítimo e inicialmente aplicado em caso de atraso ou demora no descarregamento ou devolução do navio em relação ao prazo estabelecido nos contratos de afretamento das embarcações, foi acolhido pelos usos e costumes também para punir o atraso na devolução dos contêineres, isto é, a sua entrega após o término do prazo de tempo livre (free time), estabelecido no Conhecimento de Transporte – ou Bill of Lading (BL) – e também no Termo de Compromisso de Devolução de Contêiner. Conforme observado neste estudo, da inexistência de uma legislação específica sobre tão relevante tema, que envolve o comércio e o transporte internacional marítimo, decorre notória insegurança jurídica entre os operadores do direito, o que leva a doutrina especializada e a jurisprudência à disputa de opiniões, não raro antagônicas, sobre o mesmo assunto. Tal lacuna legislativa e regulatória deixa em aberto importantes definições práticas e legais, como o regime jurídico aplicável, a modicidade de preços e a definição de prazo prescricional. Por essa razão, sugerimos, ao final, meios de mitigação de riscos e de controle da demurrage.The present work analyzes the application of demurrage or container over-stay in Brazil originated from international maritime transport, an institute born in maritime law, initially applied for the delay or delay in the unloading or return of the ship due to the chartering contracts of the vessels, the which has been accepted by the customs and customs also to punish the delay in the return of the containers outside the deadline of free time or free time, based on the knowledge of transport or Bill of Lading (BL) and also the controversial Term of Commitment of Return of Container. As noted in this study, the absence of specific legislation on a relevant issue involving maritime international trade and transportation, bring legal uncertainty to legal operators, causing both specialized doctrine and case law to dispute antagonistic opinions on the same subject . This legislative and regulatory gap leaves open important practical and legal definitions such as the applicable legal regime, price modality and the definition of a prescriptive term. This is the reason why in the end we suggest means of risk mitigation and demurrage control.porContractsInternational maritime transportTransport knowledgeContainerOver-stayFree timeUses and customsContratosTransporte Internacional MarítimoConhecimento de transporteContêinerDemurrageSobre-estadiaTempo livreUsos e costumesDireitoTransporte marítimoComércio internacionalLogística empresarialEngenharia de transportesDireito marítimo - BrasilA cobrança de demurrage de contêineres na importação por transporte marítimo internacional: o caso brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDISSERTAÇÃO - ÚLTIMA VERSÃO CORRIGIDA - 05.11.19.pdfDISSERTAÇÃO - ÚLTIMA VERSÃO CORRIGIDA - 05.11.19.pdfPDFapplication/pdf664108https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2cf81e0d-7dd5-4534-84db-798e259884bf/downloadf538f300f7cdd47facacbba8b4394914MD53TEXTDISSERTAÇÃO - ÚLTIMA VERSÃO CORRIGIDA - 05.11.19.pdf.txtDISSERTAÇÃO - ÚLTIMA VERSÃO CORRIGIDA - 05.11.19.pdf.txtExtracted texttext/plain103038https://repositorio.fgv.br/bitstreams/79fd9f99-4cf3-4eb6-88d4-e5fa7297f77d/download159523b33ac94a1771209ecbbdb15badMD57THUMBNAILDISSERTAÇÃO - ÚLTIMA VERSÃO CORRIGIDA - 05.11.19.pdf.jpgDISSERTAÇÃO - ÚLTIMA VERSÃO CORRIGIDA - 05.11.19.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2449https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c9c8b687-a856-46b3-a3aa-7b024acbd9c9/downloadcc67baf578a4a77546e1f25313a1c74eMD58LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8129aa4c-f7e6-471e-860c-276640ea7aa4/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD5410438/284912023-11-25 06:56:29.004open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/28491https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T06:56:29Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv A cobrança de demurrage de contêineres na importação por transporte marítimo internacional: o caso brasileiro
title A cobrança de demurrage de contêineres na importação por transporte marítimo internacional: o caso brasileiro
spellingShingle A cobrança de demurrage de contêineres na importação por transporte marítimo internacional: o caso brasileiro
Winter, James
Contracts
International maritime transport
Transport knowledge
Container
Over-stay
Free time
Uses and customs
Contratos
Transporte Internacional Marítimo
Conhecimento de transporte
Contêiner
Demurrage
Sobre-estadia
Tempo livre
Usos e costumes
Direito
Transporte marítimo
Comércio internacional
Logística empresarial
Engenharia de transportes
Direito marítimo - Brasil
title_short A cobrança de demurrage de contêineres na importação por transporte marítimo internacional: o caso brasileiro
title_full A cobrança de demurrage de contêineres na importação por transporte marítimo internacional: o caso brasileiro
title_fullStr A cobrança de demurrage de contêineres na importação por transporte marítimo internacional: o caso brasileiro
title_full_unstemmed A cobrança de demurrage de contêineres na importação por transporte marítimo internacional: o caso brasileiro
title_sort A cobrança de demurrage de contêineres na importação por transporte marítimo internacional: o caso brasileiro
author Winter, James
author_facet Winter, James
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::DIREITO SP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Godoy, Luciano de Souza
Araujo, Paulo Dóron Rehder de
Martins, Eliane Maria Octaviano
dc.contributor.author.fl_str_mv Winter, James
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto Junior, Mario Engler
contributor_str_mv Pinto Junior, Mario Engler
dc.subject.eng.fl_str_mv Contracts
International maritime transport
Transport knowledge
Container
Over-stay
Free time
Uses and customs
topic Contracts
International maritime transport
Transport knowledge
Container
Over-stay
Free time
Uses and customs
Contratos
Transporte Internacional Marítimo
Conhecimento de transporte
Contêiner
Demurrage
Sobre-estadia
Tempo livre
Usos e costumes
Direito
Transporte marítimo
Comércio internacional
Logística empresarial
Engenharia de transportes
Direito marítimo - Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Contratos
Transporte Internacional Marítimo
Conhecimento de transporte
Contêiner
Demurrage
Sobre-estadia
Tempo livre
Usos e costumes
dc.subject.area.por.fl_str_mv Direito
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Transporte marítimo
Comércio internacional
Logística empresarial
Engenharia de transportes
Direito marítimo - Brasil
description Neste trabalho, analisa-se a aplicação da demurrage ou sobre-estadia de contêiner no Brasil, originada do transporte marítimo internacional. O instituto, nascido no direito marítimo e inicialmente aplicado em caso de atraso ou demora no descarregamento ou devolução do navio em relação ao prazo estabelecido nos contratos de afretamento das embarcações, foi acolhido pelos usos e costumes também para punir o atraso na devolução dos contêineres, isto é, a sua entrega após o término do prazo de tempo livre (free time), estabelecido no Conhecimento de Transporte – ou Bill of Lading (BL) – e também no Termo de Compromisso de Devolução de Contêiner. Conforme observado neste estudo, da inexistência de uma legislação específica sobre tão relevante tema, que envolve o comércio e o transporte internacional marítimo, decorre notória insegurança jurídica entre os operadores do direito, o que leva a doutrina especializada e a jurisprudência à disputa de opiniões, não raro antagônicas, sobre o mesmo assunto. Tal lacuna legislativa e regulatória deixa em aberto importantes definições práticas e legais, como o regime jurídico aplicável, a modicidade de preços e a definição de prazo prescricional. Por essa razão, sugerimos, ao final, meios de mitigação de riscos e de controle da demurrage.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-06T20:41:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-06T20:41:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/28491
url https://hdl.handle.net/10438/28491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2cf81e0d-7dd5-4534-84db-798e259884bf/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/79fd9f99-4cf3-4eb6-88d4-e5fa7297f77d/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c9c8b687-a856-46b3-a3aa-7b024acbd9c9/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8129aa4c-f7e6-471e-860c-276640ea7aa4/download
bitstream.checksum.fl_str_mv f538f300f7cdd47facacbba8b4394914
159523b33ac94a1771209ecbbdb15bad
cc67baf578a4a77546e1f25313a1c74e
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023923633356800