Qualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico: intervenção da Terapia Ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PONTES, Lívia Mello
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
Texto Completo: http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/handle/hc/193
Resumo: A doença renal crônica e a hemodiálise trazem ao paciente uma série de limitações, que surgem em decorrência das diversas perdas que circundam o paciente renal desde seu diagnóstico, afetando sua qualidade de vida. O estudo objetivou descrever os efeitos na qualidade de vida, após a intervenção terapêutica ocupacional com pacientes em hemodiálise em um setor de terapia renal substitutiva em Belém/PA. O estudo é de tipo observacional, transversal, descritivo, analítico, tipo série de casos. Aplicou-se o protocolo de avaliação da qualidade de vida WHOQOL-Bref com 15 participantes, que divide a qualidade de vida em quatro domínios, o físico, o ambiental, o psicológico e o social. Após as intervenções reaplicou-se o protocolo. Foi feita analise bioestatística no software BioEstat versão 5.3. Como resultado observou-se aumento na auto avaliação da qualidade de vida de 7,2% no domínio ambiental, de 12,8% no social, de 10,1% no psicológico e de 12,5 no físico, destacando melhoras significativas em todos os domínios da qualidade de vida, demonstrando a importância da abordagem do Terapeuta ocupacional junto ao paciente em tratamento hemodialitico.
id FHCGV-1_7cc06d46807224f9c02486c0c63842bd
oai_identifier_str oai:repositorio.gasparvianna.pa.gov.br:hc/193
network_acronym_str FHCGV-1
network_name_str Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
repository_id_str
spelling Qualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico: intervenção da Terapia OcupacionalQuality of life and in treatment hemodialytic: occupational therapy interventionTerapia ocupacional; Qualidade de vida; Hemodiálise.A doença renal crônica e a hemodiálise trazem ao paciente uma série de limitações, que surgem em decorrência das diversas perdas que circundam o paciente renal desde seu diagnóstico, afetando sua qualidade de vida. O estudo objetivou descrever os efeitos na qualidade de vida, após a intervenção terapêutica ocupacional com pacientes em hemodiálise em um setor de terapia renal substitutiva em Belém/PA. O estudo é de tipo observacional, transversal, descritivo, analítico, tipo série de casos. Aplicou-se o protocolo de avaliação da qualidade de vida WHOQOL-Bref com 15 participantes, que divide a qualidade de vida em quatro domínios, o físico, o ambiental, o psicológico e o social. Após as intervenções reaplicou-se o protocolo. Foi feita analise bioestatística no software BioEstat versão 5.3. Como resultado observou-se aumento na auto avaliação da qualidade de vida de 7,2% no domínio ambiental, de 12,8% no social, de 10,1% no psicológico e de 12,5 no físico, destacando melhoras significativas em todos os domínios da qualidade de vida, demonstrando a importância da abordagem do Terapeuta ocupacional junto ao paciente em tratamento hemodialitico.PINTO, Sônia Cláudia AlmeidaPONTES, Lívia Mello2023-09-14T18:16:35Z2023-09-14T18:16:35Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPONTES, Lívia Mello. Qualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico: intervenção da Terapia Ocupacional. Artigo Científico (Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Cardiovascular) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Universidade do Estado do Pará. Belém, 2016.http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/handle/hc/193porreponame:Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viannainstname:Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)instacron:FHCGVinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T16:20:11Zoai:repositorio.gasparvianna.pa.gov.br:hc/193Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br:8080/server/oai/repositoriodigital@gasparvianna.pa.gov.br ||opendoar:2024-01-10T16:20:11Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna - Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico: intervenção da Terapia Ocupacional
Quality of life and in treatment hemodialytic: occupational therapy intervention
title Qualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico: intervenção da Terapia Ocupacional
spellingShingle Qualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico: intervenção da Terapia Ocupacional
PONTES, Lívia Mello
Terapia ocupacional; Qualidade de vida; Hemodiálise.
title_short Qualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico: intervenção da Terapia Ocupacional
title_full Qualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico: intervenção da Terapia Ocupacional
title_fullStr Qualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico: intervenção da Terapia Ocupacional
title_full_unstemmed Qualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico: intervenção da Terapia Ocupacional
title_sort Qualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico: intervenção da Terapia Ocupacional
author PONTES, Lívia Mello
author_facet PONTES, Lívia Mello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PINTO, Sônia Cláudia Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv PONTES, Lívia Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia ocupacional; Qualidade de vida; Hemodiálise.
topic Terapia ocupacional; Qualidade de vida; Hemodiálise.
description A doença renal crônica e a hemodiálise trazem ao paciente uma série de limitações, que surgem em decorrência das diversas perdas que circundam o paciente renal desde seu diagnóstico, afetando sua qualidade de vida. O estudo objetivou descrever os efeitos na qualidade de vida, após a intervenção terapêutica ocupacional com pacientes em hemodiálise em um setor de terapia renal substitutiva em Belém/PA. O estudo é de tipo observacional, transversal, descritivo, analítico, tipo série de casos. Aplicou-se o protocolo de avaliação da qualidade de vida WHOQOL-Bref com 15 participantes, que divide a qualidade de vida em quatro domínios, o físico, o ambiental, o psicológico e o social. Após as intervenções reaplicou-se o protocolo. Foi feita analise bioestatística no software BioEstat versão 5.3. Como resultado observou-se aumento na auto avaliação da qualidade de vida de 7,2% no domínio ambiental, de 12,8% no social, de 10,1% no psicológico e de 12,5 no físico, destacando melhoras significativas em todos os domínios da qualidade de vida, demonstrando a importância da abordagem do Terapeuta ocupacional junto ao paciente em tratamento hemodialitico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2023-09-14T18:16:35Z
2023-09-14T18:16:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PONTES, Lívia Mello. Qualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico: intervenção da Terapia Ocupacional. Artigo Científico (Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Cardiovascular) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Universidade do Estado do Pará. Belém, 2016.
http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/handle/hc/193
identifier_str_mv PONTES, Lívia Mello. Qualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico: intervenção da Terapia Ocupacional. Artigo Científico (Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Cardiovascular) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Universidade do Estado do Pará. Belém, 2016.
url http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/handle/hc/193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
instname:Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)
instacron:FHCGV
instname_str Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)
instacron_str FHCGV
institution FHCGV
reponame_str Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
collection Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
repository.name.fl_str_mv Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna - Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@gasparvianna.pa.gov.br ||
_version_ 1799317159885668352