Apoio terapêutico ao paciente em tratamento dialítico: ações educativas e cuidados multiprofissionais na afecção crônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Beatriz Cristina Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Sara Raquel Martins da [UNESP], Araujo, Rita de Cassia Tiberio [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY1Nw==
http://hdl.handle.net/11449/146759
Resumo: Introdução: Estudos têm demonstrado que o tratamento de hemodiálise interfere na dimensão biopsicossocial dos pacientes. O tempo de duração desse procedimento e sua periodicidade alteram sua rotina ocupacional e interferem na qualidade de vida. Dentre os serviços de saúde que podem contribuir para a integralidade da assistência, destaca-se o do profissional terapeuta ocupacional. Objetivo: Neste projeto de extensão, a intervenção na área de terapia ocupacional em pacientes submetidos ao tratamento hemodialítico visa diminuir o estresse, estimular autonomia, ampliar as possibilidades de organização e ajustamento de rotina, promover a participação social e desviar o foco de atenção na deficiência para a programação de atividades. Este estudo objetivou identificar os resultados da intervenção vinculada a projeto de extensão na área. Método: Foram realizadas 26 sessões no período de março de 2012 a novembro de 2012, em dois turnos de hemodiálise (44 pacientes) realizada em setor hospitalar de uma cidade de médio porte do interior paulista. A programação de atividades foi desenvolvida durante o procedimento de hemodiálise de acordo com a preferência do grupo. O início da intervenção contou com a participação de 19 pacientes, com acréscimo de 14 pacientes que manifestaram interesse no decorrer da intervenção, totalizando 33 participantes (75% dos pacientes). A participação dos pacientes nas sessões semanais de terapia ocupacional variou, dependendo das condições clínicas. O desempenho dos participantes durante a programação foi registrado em caderno de campo, com ênfase no feedback verbal do grupo. Resultados e Discussão: Identificou-se melhora na interação social com aumento da iniciativa para a manutenção das relações interpessoais ou manifestações pessoais, de modo a influenciar na adesão de maior número de participantes nas atividades. Foi possível identificar em alguns pacientes avanços cognitivos durante o processo de intervenção, sobretudo em relação à compreensão, planejamento e execução de atividades e atenção sustentada (tarefas executivas). Constatou-se também que a programação contribuiu para preenchimento de tempo livre no contexto familiar, havendo transferência da aprendizagem para outro ambiente. Considerações finais: De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que as atividades contribuíram para que os pacientes desviassem sua atenção inicialmente dirigida aos aspectos negativos de sua condição para os aspectos positivos de seu potencial produtivo, revelando a importância da atuação deste profissional na atenção e promoção da qualidade de vida de pacientes com IRC.
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