Repercussões imediatas da mobilização precoce em pacientes cardiopatas críticos durante a hemodiálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALGADO, Fádia Cristina Medeiros
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
Texto Completo: http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/handle/hc/168
Resumo: Objetivo: Avaliar as repercussões imediatas decorrentes da aplicação de um protocolo de mobilização precoce em pacientes críticos cardiopatas durante a hemodiálise. Métodos: 22 pacientes cardiopatas críticos internados em Unidade de Terapia Intensiva, de ambos os gêneros, foram submetidos a um protocolo de mobilização precoce durante a hemodiálise. As variáveis analisadas foram: frequência cardíaca, pressão arterial média, saturação periférica de oxigênio e frequência respiratória antes do protocolo, aos 5 minutos, ao término e após e 5 minutos da intervenção. Resultados: a idade média dos pacientes foi de 66 anos, com diagnósticos de insuficiência renal crônica e aguda e infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca como principais cardiopatias. O tempo de internação médio foi de 17 dias, com média de 2,77 horas de diálise. As médias de todas as variáveis foram iguais para os quatro momentos de avaliação, não existindo diferenças significativas entre as mesmas nos diferentes momentos de coleta de dados Conclusão: O protocolo de mobilização precoce deste estudo não foi capaz de alterar de forma significativa e imediata as variáveis frequência cardíaca, pressão arterial média, saturação periférica de oxigênio e frequência respiratória dos pacientes cardiopatas críticos. A partir disso, conclui-se que a mobilização precoce, quando realizada com cautela, é segura durante a hemodiálise.
id FHCGV-1_b0eb5f55ef2235f718ba70fe43548fa5
oai_identifier_str oai:repositorio.gasparvianna.pa.gov.br:hc/168
network_acronym_str FHCGV-1
network_name_str Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
repository_id_str
spelling Repercussões imediatas da mobilização precoce em pacientes cardiopatas críticos durante a hemodiáliseMobilização de pacientes críticos em hemodiáliseTécnicas de fisioterapia; Mobilização precoce; Cardiologia; Doença renal; Unidade de terapia intensiva.Objetivo: Avaliar as repercussões imediatas decorrentes da aplicação de um protocolo de mobilização precoce em pacientes críticos cardiopatas durante a hemodiálise. Métodos: 22 pacientes cardiopatas críticos internados em Unidade de Terapia Intensiva, de ambos os gêneros, foram submetidos a um protocolo de mobilização precoce durante a hemodiálise. As variáveis analisadas foram: frequência cardíaca, pressão arterial média, saturação periférica de oxigênio e frequência respiratória antes do protocolo, aos 5 minutos, ao término e após e 5 minutos da intervenção. Resultados: a idade média dos pacientes foi de 66 anos, com diagnósticos de insuficiência renal crônica e aguda e infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca como principais cardiopatias. O tempo de internação médio foi de 17 dias, com média de 2,77 horas de diálise. As médias de todas as variáveis foram iguais para os quatro momentos de avaliação, não existindo diferenças significativas entre as mesmas nos diferentes momentos de coleta de dados Conclusão: O protocolo de mobilização precoce deste estudo não foi capaz de alterar de forma significativa e imediata as variáveis frequência cardíaca, pressão arterial média, saturação periférica de oxigênio e frequência respiratória dos pacientes cardiopatas críticos. A partir disso, conclui-se que a mobilização precoce, quando realizada com cautela, é segura durante a hemodiálise.BARROZO, Amanda FariaSALGADO, Fádia Cristina Medeiros2023-09-04T17:35:52Z2023-09-04T17:35:52Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSALGADO, Fádia Cristina Medeiros. Repercussões imediatas da mobilização precoce em pacientes cardiopatas críticos durante a hemodiálise. Artigo Científico (Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Cardiovascular) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Universidade do Estado do Pará. Belém, 2016. http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/handle/hc/168porreponame:Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viannainstname:Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)instacron:FHCGVinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-11T15:09:32Zoai:repositorio.gasparvianna.pa.gov.br:hc/168Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br:8080/server/oai/repositoriodigital@gasparvianna.pa.gov.br ||opendoar:2024-04-11T15:09:32Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna - Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Repercussões imediatas da mobilização precoce em pacientes cardiopatas críticos durante a hemodiálise
Mobilização de pacientes críticos em hemodiálise
title Repercussões imediatas da mobilização precoce em pacientes cardiopatas críticos durante a hemodiálise
spellingShingle Repercussões imediatas da mobilização precoce em pacientes cardiopatas críticos durante a hemodiálise
SALGADO, Fádia Cristina Medeiros
Técnicas de fisioterapia; Mobilização precoce; Cardiologia; Doença renal; Unidade de terapia intensiva.
title_short Repercussões imediatas da mobilização precoce em pacientes cardiopatas críticos durante a hemodiálise
title_full Repercussões imediatas da mobilização precoce em pacientes cardiopatas críticos durante a hemodiálise
title_fullStr Repercussões imediatas da mobilização precoce em pacientes cardiopatas críticos durante a hemodiálise
title_full_unstemmed Repercussões imediatas da mobilização precoce em pacientes cardiopatas críticos durante a hemodiálise
title_sort Repercussões imediatas da mobilização precoce em pacientes cardiopatas críticos durante a hemodiálise
author SALGADO, Fádia Cristina Medeiros
author_facet SALGADO, Fádia Cristina Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARROZO, Amanda Faria
dc.contributor.author.fl_str_mv SALGADO, Fádia Cristina Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Técnicas de fisioterapia; Mobilização precoce; Cardiologia; Doença renal; Unidade de terapia intensiva.
topic Técnicas de fisioterapia; Mobilização precoce; Cardiologia; Doença renal; Unidade de terapia intensiva.
description Objetivo: Avaliar as repercussões imediatas decorrentes da aplicação de um protocolo de mobilização precoce em pacientes críticos cardiopatas durante a hemodiálise. Métodos: 22 pacientes cardiopatas críticos internados em Unidade de Terapia Intensiva, de ambos os gêneros, foram submetidos a um protocolo de mobilização precoce durante a hemodiálise. As variáveis analisadas foram: frequência cardíaca, pressão arterial média, saturação periférica de oxigênio e frequência respiratória antes do protocolo, aos 5 minutos, ao término e após e 5 minutos da intervenção. Resultados: a idade média dos pacientes foi de 66 anos, com diagnósticos de insuficiência renal crônica e aguda e infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca como principais cardiopatias. O tempo de internação médio foi de 17 dias, com média de 2,77 horas de diálise. As médias de todas as variáveis foram iguais para os quatro momentos de avaliação, não existindo diferenças significativas entre as mesmas nos diferentes momentos de coleta de dados Conclusão: O protocolo de mobilização precoce deste estudo não foi capaz de alterar de forma significativa e imediata as variáveis frequência cardíaca, pressão arterial média, saturação periférica de oxigênio e frequência respiratória dos pacientes cardiopatas críticos. A partir disso, conclui-se que a mobilização precoce, quando realizada com cautela, é segura durante a hemodiálise.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2023-09-04T17:35:52Z
2023-09-04T17:35:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALGADO, Fádia Cristina Medeiros. Repercussões imediatas da mobilização precoce em pacientes cardiopatas críticos durante a hemodiálise. Artigo Científico (Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Cardiovascular) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Universidade do Estado do Pará. Belém, 2016.
http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/handle/hc/168
identifier_str_mv SALGADO, Fádia Cristina Medeiros. Repercussões imediatas da mobilização precoce em pacientes cardiopatas críticos durante a hemodiálise. Artigo Científico (Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Cardiovascular) – Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Universidade do Estado do Pará. Belém, 2016.
url http://repositorio.gasparvianna.pa.gov.br/handle/hc/168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
instname:Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)
instacron:FHCGV
instname_str Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)
instacron_str FHCGV
institution FHCGV
reponame_str Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
collection Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
repository.name.fl_str_mv Repositório Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna - Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@gasparvianna.pa.gov.br ||
_version_ 1799317159722090496