Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilo, André
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marques, Thiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
DOI: 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i1.193
Texto Completo: https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/184
Resumo: Neste trabalho, apresenta-se o processo de conceituação de marca para o setor de tecnologia da informação em uma instituição de ensino superior (IES). O objetivo foi projetar o posicionamento e a identidade da marca a partir dos níveis semióticos – pragmático, semântico e sintático. Procurou-se visualizar cada nível como fases integrantes no processo de construção do conceito; assim, o nível pragmático reuniu os aspectos de gestão da organização, como tendências de mercado e estratégias de negócio; o nível semântico, por sua vez, compreendeu os processos de significação dos públicos-alvo envolvidos, aplicando-se para isso métodos qualitativos e ferramentas para gerar inspirações de acordo com as expectativas e necessidades do público-alvo; finalmente, no nível sintático, os dados objetivos (pragmáticos) e subjetivos (semânticos) foram transformados em informações tangíveis, isto é, na forma gestáltica da marca. Observou-se que o método possibilitou maior entendimento do escopo do projeto de design, por meio da elaboração de eixos estruturantes do conceito, que integraram as necessidades do negócio e os fatores humanos para estabelecer tanto as decisões estéticas, quanto as estratégicas para a marca.
id FIA-1_6013a83d593b03b46a175a4b5078727d
oai_identifier_str oai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/193
network_acronym_str FIA-1
network_name_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
spelling Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis SemióticosDesign. Semiótica. Branding.Neste trabalho, apresenta-se o processo de conceituação de marca para o setor de tecnologia da informação em uma instituição de ensino superior (IES). O objetivo foi projetar o posicionamento e a identidade da marca a partir dos níveis semióticos – pragmático, semântico e sintático. Procurou-se visualizar cada nível como fases integrantes no processo de construção do conceito; assim, o nível pragmático reuniu os aspectos de gestão da organização, como tendências de mercado e estratégias de negócio; o nível semântico, por sua vez, compreendeu os processos de significação dos públicos-alvo envolvidos, aplicando-se para isso métodos qualitativos e ferramentas para gerar inspirações de acordo com as expectativas e necessidades do público-alvo; finalmente, no nível sintático, os dados objetivos (pragmáticos) e subjetivos (semânticos) foram transformados em informações tangíveis, isto é, na forma gestáltica da marca. Observou-se que o método possibilitou maior entendimento do escopo do projeto de design, por meio da elaboração de eixos estruturantes do conceito, que integraram as necessidades do negócio e os fatores humanos para estabelecer tanto as decisões estéticas, quanto as estratégicas para a marca.Future Studies Research Journal: Trends and Strategies2015-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/18410.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i1.193Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 7 No. 1 (2015): Future Studies Research Journal; 205Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 7 n. 1 (2015): Future Studies Research Journal; 2052175-5825reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinstname:Fundação Instituto de Administração (FIA)instacron:FIAengporhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/184/310https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/184/309Copyright (c) 2015 Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrilo, AndréMarques, Thiago2018-07-19T15:29:28Zoai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/193Revistahttps://www.revistafuture.org/FSRJ/oai2175-58252175-5825opendoar:2018-07-19T15:29:28Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)false
dc.title.none.fl_str_mv Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos
title Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos
spellingShingle Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos
Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos
Grilo, André
Design. Semiótica. Branding.
Grilo, André
Design. Semiótica. Branding.
title_short Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos
title_full Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos
title_fullStr Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos
Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos
title_full_unstemmed Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos
Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos
title_sort Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos
author Grilo, André
author_facet Grilo, André
Grilo, André
Marques, Thiago
Marques, Thiago
author_role author
author2 Marques, Thiago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grilo, André
Marques, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Design. Semiótica. Branding.
topic Design. Semiótica. Branding.
description Neste trabalho, apresenta-se o processo de conceituação de marca para o setor de tecnologia da informação em uma instituição de ensino superior (IES). O objetivo foi projetar o posicionamento e a identidade da marca a partir dos níveis semióticos – pragmático, semântico e sintático. Procurou-se visualizar cada nível como fases integrantes no processo de construção do conceito; assim, o nível pragmático reuniu os aspectos de gestão da organização, como tendências de mercado e estratégias de negócio; o nível semântico, por sua vez, compreendeu os processos de significação dos públicos-alvo envolvidos, aplicando-se para isso métodos qualitativos e ferramentas para gerar inspirações de acordo com as expectativas e necessidades do público-alvo; finalmente, no nível sintático, os dados objetivos (pragmáticos) e subjetivos (semânticos) foram transformados em informações tangíveis, isto é, na forma gestáltica da marca. Observou-se que o método possibilitou maior entendimento do escopo do projeto de design, por meio da elaboração de eixos estruturantes do conceito, que integraram as necessidades do negócio e os fatores humanos para estabelecer tanto as decisões estéticas, quanto as estratégicas para a marca.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/184
10.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i1.193
url https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/184
identifier_str_mv 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i1.193
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/184/310
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/184/309
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
dc.source.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 7 No. 1 (2015): Future Studies Research Journal; 205
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 7 n. 1 (2015): Future Studies Research Journal; 205
2175-5825
reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
instname:Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron:FIA
instname_str Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron_str FIA
institution FIA
reponame_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
collection Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository.name.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822182612624474112
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i1.193