Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
DOI: | 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i1.193 |
Texto Completo: | https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/184 |
Resumo: | Neste trabalho, apresenta-se o processo de conceituação de marca para o setor de tecnologia da informação em uma instituição de ensino superior (IES). O objetivo foi projetar o posicionamento e a identidade da marca a partir dos níveis semióticos – pragmático, semântico e sintático. Procurou-se visualizar cada nível como fases integrantes no processo de construção do conceito; assim, o nível pragmático reuniu os aspectos de gestão da organização, como tendências de mercado e estratégias de negócio; o nível semântico, por sua vez, compreendeu os processos de significação dos públicos-alvo envolvidos, aplicando-se para isso métodos qualitativos e ferramentas para gerar inspirações de acordo com as expectativas e necessidades do público-alvo; finalmente, no nível sintático, os dados objetivos (pragmáticos) e subjetivos (semânticos) foram transformados em informações tangíveis, isto é, na forma gestáltica da marca. Observou-se que o método possibilitou maior entendimento do escopo do projeto de design, por meio da elaboração de eixos estruturantes do conceito, que integraram as necessidades do negócio e os fatores humanos para estabelecer tanto as decisões estéticas, quanto as estratégicas para a marca. |
id |
FIA-1_6013a83d593b03b46a175a4b5078727d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/193 |
network_acronym_str |
FIA-1 |
network_name_str |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
spelling |
Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis SemióticosDesign. Semiótica. Branding.Neste trabalho, apresenta-se o processo de conceituação de marca para o setor de tecnologia da informação em uma instituição de ensino superior (IES). O objetivo foi projetar o posicionamento e a identidade da marca a partir dos níveis semióticos – pragmático, semântico e sintático. Procurou-se visualizar cada nível como fases integrantes no processo de construção do conceito; assim, o nível pragmático reuniu os aspectos de gestão da organização, como tendências de mercado e estratégias de negócio; o nível semântico, por sua vez, compreendeu os processos de significação dos públicos-alvo envolvidos, aplicando-se para isso métodos qualitativos e ferramentas para gerar inspirações de acordo com as expectativas e necessidades do público-alvo; finalmente, no nível sintático, os dados objetivos (pragmáticos) e subjetivos (semânticos) foram transformados em informações tangíveis, isto é, na forma gestáltica da marca. Observou-se que o método possibilitou maior entendimento do escopo do projeto de design, por meio da elaboração de eixos estruturantes do conceito, que integraram as necessidades do negócio e os fatores humanos para estabelecer tanto as decisões estéticas, quanto as estratégicas para a marca.Future Studies Research Journal: Trends and Strategies2015-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/18410.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i1.193Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 7 No. 1 (2015): Future Studies Research Journal; 205Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 7 n. 1 (2015): Future Studies Research Journal; 2052175-5825reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinstname:Fundação Instituto de Administração (FIA)instacron:FIAengporhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/184/310https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/184/309Copyright (c) 2015 Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrilo, AndréMarques, Thiago2018-07-19T15:29:28Zoai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/193Revistahttps://www.revistafuture.org/FSRJ/oai2175-58252175-5825opendoar:2018-07-19T15:29:28Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos |
title |
Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos |
spellingShingle |
Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos Grilo, André Design. Semiótica. Branding. Grilo, André Design. Semiótica. Branding. |
title_short |
Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos |
title_full |
Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos |
title_fullStr |
Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos |
title_full_unstemmed |
Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos |
title_sort |
Design Estratégico de Marcas: Conceituação Utilizando os Níveis Semióticos |
author |
Grilo, André |
author_facet |
Grilo, André Grilo, André Marques, Thiago Marques, Thiago |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Thiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grilo, André Marques, Thiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design. Semiótica. Branding. |
topic |
Design. Semiótica. Branding. |
description |
Neste trabalho, apresenta-se o processo de conceituação de marca para o setor de tecnologia da informação em uma instituição de ensino superior (IES). O objetivo foi projetar o posicionamento e a identidade da marca a partir dos níveis semióticos – pragmático, semântico e sintático. Procurou-se visualizar cada nível como fases integrantes no processo de construção do conceito; assim, o nível pragmático reuniu os aspectos de gestão da organização, como tendências de mercado e estratégias de negócio; o nível semântico, por sua vez, compreendeu os processos de significação dos públicos-alvo envolvidos, aplicando-se para isso métodos qualitativos e ferramentas para gerar inspirações de acordo com as expectativas e necessidades do público-alvo; finalmente, no nível sintático, os dados objetivos (pragmáticos) e subjetivos (semânticos) foram transformados em informações tangíveis, isto é, na forma gestáltica da marca. Observou-se que o método possibilitou maior entendimento do escopo do projeto de design, por meio da elaboração de eixos estruturantes do conceito, que integraram as necessidades do negócio e os fatores humanos para estabelecer tanto as decisões estéticas, quanto as estratégicas para a marca. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed Article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/184 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i1.193 |
url |
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/184 |
identifier_str_mv |
10.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i1.193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/184/310 https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/184/309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
publisher.none.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
dc.source.none.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 7 No. 1 (2015): Future Studies Research Journal; 205 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 7 n. 1 (2015): Future Studies Research Journal; 205 2175-5825 reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategies instname:Fundação Instituto de Administração (FIA) instacron:FIA |
instname_str |
Fundação Instituto de Administração (FIA) |
instacron_str |
FIA |
institution |
FIA |
reponame_str |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
collection |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
repository.name.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822182612624474112 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i1.193 |