Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cristina Doritta
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves, Renata Benigna, Abegao Neto, Fernando Luis, Camargo, Ricardo Zagallo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
Texto Completo: https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/578
Resumo: Objetivo: Minimizar a alta demanda da secretaria do Stricto Sensu com o desenvolvimento de um chatbot que pode ser melhorado para atender outras solicitações.  Método: A abordagem é qualitativa. O método empregado para a análise empírica é o de entrevistas. Para a análise de processos, desenvolveu-se um diagrama de Ishikawa. Os achados das análises integradas são apresentados via diagrama lógico, seguido da proposta da solução do problema com a implementação de um chatbot. Apresenta-se o plano de ações de mudanças e a avaliação de riscos.Originalidade/Relevância: A solução ofertada melhora a eficiência das respostas na secretaria do Stricto Sensu e reduz o tempo de espera das solicitações dos estudantes, mantendo índices elevados de satisfação, diferenciando-a da concorrência.Resultados: Mostram a organização da prática e da opção tecnológica para a superação dos desafios no processo de integração das secretarias, agravados pela situação anômala trazida pela pandemia; o avanço na parceria estratégica entre a Pro Reitoria Stricto Sensu e o curso de graduação em Tech. Contribuição tecnológica/social: Primeira, a solução ofertada pode servir de exemplo para ajudar outras IES, incluindo outros departamentos. Segunda, a interdisciplinaridade e integração viabilizam a troca de conhecimento entre diferentes níveis educacionais, por meio da transversalidade do desenvolvimento e implementação de novas tecnologias. Terceira, os diversos benefícios que serão trazidos para a IES. 
id FIA-1_9ed74cdcc692c2bdfa91b8fd1d847370
oai_identifier_str oai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/578
network_acronym_str FIA-1
network_name_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository_id_str
spelling Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino SuperiorChatbotSecretaria de Pós Graduação Stricto SensuInstituição de Ensino Superior.Objetivo: Minimizar a alta demanda da secretaria do Stricto Sensu com o desenvolvimento de um chatbot que pode ser melhorado para atender outras solicitações.  Método: A abordagem é qualitativa. O método empregado para a análise empírica é o de entrevistas. Para a análise de processos, desenvolveu-se um diagrama de Ishikawa. Os achados das análises integradas são apresentados via diagrama lógico, seguido da proposta da solução do problema com a implementação de um chatbot. Apresenta-se o plano de ações de mudanças e a avaliação de riscos.Originalidade/Relevância: A solução ofertada melhora a eficiência das respostas na secretaria do Stricto Sensu e reduz o tempo de espera das solicitações dos estudantes, mantendo índices elevados de satisfação, diferenciando-a da concorrência.Resultados: Mostram a organização da prática e da opção tecnológica para a superação dos desafios no processo de integração das secretarias, agravados pela situação anômala trazida pela pandemia; o avanço na parceria estratégica entre a Pro Reitoria Stricto Sensu e o curso de graduação em Tech. Contribuição tecnológica/social: Primeira, a solução ofertada pode servir de exemplo para ajudar outras IES, incluindo outros departamentos. Segunda, a interdisciplinaridade e integração viabilizam a troca de conhecimento entre diferentes níveis educacionais, por meio da transversalidade do desenvolvimento e implementação de novas tecnologias. Terceira, os diversos benefícios que serão trazidos para a IES. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Technical Reportapplication/pdfhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/57810.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i1.578Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 13 No. 1 (2021): JANUARY/APRIL; 129-148Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 13 n. 1 (2021): January - April; 129-1482175-5825reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinstname:Fundação Instituto de Administração (FIA)instacron:FIAporhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/578/480Copyright (c) 2021 Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Cristina DorittaGonçalves, Renata BenignaAbegao Neto, Fernando LuisCamargo, Ricardo Zagallo2021-02-25T04:06:38Zoai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/578Revistahttps://www.revistafuture.org/FSRJ/oai2175-58252175-5825opendoar:2021-02-25T04:06:38Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)false
dc.title.none.fl_str_mv Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior
title Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior
spellingShingle Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior
Rodrigues, Cristina Doritta
Chatbot
Secretaria de Pós Graduação Stricto Sensu
Instituição de Ensino Superior.
title_short Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior
title_full Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior
title_fullStr Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior
title_full_unstemmed Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior
title_sort Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior
author Rodrigues, Cristina Doritta
author_facet Rodrigues, Cristina Doritta
Gonçalves, Renata Benigna
Abegao Neto, Fernando Luis
Camargo, Ricardo Zagallo
author_role author
author2 Gonçalves, Renata Benigna
Abegao Neto, Fernando Luis
Camargo, Ricardo Zagallo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cristina Doritta
Gonçalves, Renata Benigna
Abegao Neto, Fernando Luis
Camargo, Ricardo Zagallo
dc.subject.por.fl_str_mv Chatbot
Secretaria de Pós Graduação Stricto Sensu
Instituição de Ensino Superior.
topic Chatbot
Secretaria de Pós Graduação Stricto Sensu
Instituição de Ensino Superior.
description Objetivo: Minimizar a alta demanda da secretaria do Stricto Sensu com o desenvolvimento de um chatbot que pode ser melhorado para atender outras solicitações.  Método: A abordagem é qualitativa. O método empregado para a análise empírica é o de entrevistas. Para a análise de processos, desenvolveu-se um diagrama de Ishikawa. Os achados das análises integradas são apresentados via diagrama lógico, seguido da proposta da solução do problema com a implementação de um chatbot. Apresenta-se o plano de ações de mudanças e a avaliação de riscos.Originalidade/Relevância: A solução ofertada melhora a eficiência das respostas na secretaria do Stricto Sensu e reduz o tempo de espera das solicitações dos estudantes, mantendo índices elevados de satisfação, diferenciando-a da concorrência.Resultados: Mostram a organização da prática e da opção tecnológica para a superação dos desafios no processo de integração das secretarias, agravados pela situação anômala trazida pela pandemia; o avanço na parceria estratégica entre a Pro Reitoria Stricto Sensu e o curso de graduação em Tech. Contribuição tecnológica/social: Primeira, a solução ofertada pode servir de exemplo para ajudar outras IES, incluindo outros departamentos. Segunda, a interdisciplinaridade e integração viabilizam a troca de conhecimento entre diferentes níveis educacionais, por meio da transversalidade do desenvolvimento e implementação de novas tecnologias. Terceira, os diversos benefícios que serão trazidos para a IES. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Technical Report
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/578
10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i1.578
url https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/578
identifier_str_mv 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i1.578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/578/480
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
dc.source.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 13 No. 1 (2021): JANUARY/APRIL; 129-148
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 13 n. 1 (2021): January - April; 129-148
2175-5825
reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
instname:Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron:FIA
instname_str Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron_str FIA
institution FIA
reponame_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
collection Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository.name.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045836347703296