Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
Texto Completo: | https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/578 |
Resumo: | Objetivo: Minimizar a alta demanda da secretaria do Stricto Sensu com o desenvolvimento de um chatbot que pode ser melhorado para atender outras solicitações. Método: A abordagem é qualitativa. O método empregado para a análise empírica é o de entrevistas. Para a análise de processos, desenvolveu-se um diagrama de Ishikawa. Os achados das análises integradas são apresentados via diagrama lógico, seguido da proposta da solução do problema com a implementação de um chatbot. Apresenta-se o plano de ações de mudanças e a avaliação de riscos.Originalidade/Relevância: A solução ofertada melhora a eficiência das respostas na secretaria do Stricto Sensu e reduz o tempo de espera das solicitações dos estudantes, mantendo índices elevados de satisfação, diferenciando-a da concorrência.Resultados: Mostram a organização da prática e da opção tecnológica para a superação dos desafios no processo de integração das secretarias, agravados pela situação anômala trazida pela pandemia; o avanço na parceria estratégica entre a Pro Reitoria Stricto Sensu e o curso de graduação em Tech. Contribuição tecnológica/social: Primeira, a solução ofertada pode servir de exemplo para ajudar outras IES, incluindo outros departamentos. Segunda, a interdisciplinaridade e integração viabilizam a troca de conhecimento entre diferentes níveis educacionais, por meio da transversalidade do desenvolvimento e implementação de novas tecnologias. Terceira, os diversos benefícios que serão trazidos para a IES. |
id |
FIA-1_9ed74cdcc692c2bdfa91b8fd1d847370 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/578 |
network_acronym_str |
FIA-1 |
network_name_str |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
repository_id_str |
|
spelling |
Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino SuperiorChatbotSecretaria de Pós Graduação Stricto SensuInstituição de Ensino Superior.Objetivo: Minimizar a alta demanda da secretaria do Stricto Sensu com o desenvolvimento de um chatbot que pode ser melhorado para atender outras solicitações. Método: A abordagem é qualitativa. O método empregado para a análise empírica é o de entrevistas. Para a análise de processos, desenvolveu-se um diagrama de Ishikawa. Os achados das análises integradas são apresentados via diagrama lógico, seguido da proposta da solução do problema com a implementação de um chatbot. Apresenta-se o plano de ações de mudanças e a avaliação de riscos.Originalidade/Relevância: A solução ofertada melhora a eficiência das respostas na secretaria do Stricto Sensu e reduz o tempo de espera das solicitações dos estudantes, mantendo índices elevados de satisfação, diferenciando-a da concorrência.Resultados: Mostram a organização da prática e da opção tecnológica para a superação dos desafios no processo de integração das secretarias, agravados pela situação anômala trazida pela pandemia; o avanço na parceria estratégica entre a Pro Reitoria Stricto Sensu e o curso de graduação em Tech. Contribuição tecnológica/social: Primeira, a solução ofertada pode servir de exemplo para ajudar outras IES, incluindo outros departamentos. Segunda, a interdisciplinaridade e integração viabilizam a troca de conhecimento entre diferentes níveis educacionais, por meio da transversalidade do desenvolvimento e implementação de novas tecnologias. Terceira, os diversos benefícios que serão trazidos para a IES. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Technical Reportapplication/pdfhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/57810.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i1.578Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 13 No. 1 (2021): JANUARY/APRIL; 129-148Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 13 n. 1 (2021): January - April; 129-1482175-5825reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinstname:Fundação Instituto de Administração (FIA)instacron:FIAporhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/578/480Copyright (c) 2021 Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Cristina DorittaGonçalves, Renata BenignaAbegao Neto, Fernando LuisCamargo, Ricardo Zagallo2021-02-25T04:06:38Zoai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/578Revistahttps://www.revistafuture.org/FSRJ/oai2175-58252175-5825opendoar:2021-02-25T04:06:38Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior |
title |
Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior |
spellingShingle |
Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior Rodrigues, Cristina Doritta Chatbot Secretaria de Pós Graduação Stricto Sensu Instituição de Ensino Superior. |
title_short |
Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior |
title_full |
Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior |
title_fullStr |
Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior |
title_sort |
Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior |
author |
Rodrigues, Cristina Doritta |
author_facet |
Rodrigues, Cristina Doritta Gonçalves, Renata Benigna Abegao Neto, Fernando Luis Camargo, Ricardo Zagallo |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Renata Benigna Abegao Neto, Fernando Luis Camargo, Ricardo Zagallo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cristina Doritta Gonçalves, Renata Benigna Abegao Neto, Fernando Luis Camargo, Ricardo Zagallo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chatbot Secretaria de Pós Graduação Stricto Sensu Instituição de Ensino Superior. |
topic |
Chatbot Secretaria de Pós Graduação Stricto Sensu Instituição de Ensino Superior. |
description |
Objetivo: Minimizar a alta demanda da secretaria do Stricto Sensu com o desenvolvimento de um chatbot que pode ser melhorado para atender outras solicitações. Método: A abordagem é qualitativa. O método empregado para a análise empírica é o de entrevistas. Para a análise de processos, desenvolveu-se um diagrama de Ishikawa. Os achados das análises integradas são apresentados via diagrama lógico, seguido da proposta da solução do problema com a implementação de um chatbot. Apresenta-se o plano de ações de mudanças e a avaliação de riscos.Originalidade/Relevância: A solução ofertada melhora a eficiência das respostas na secretaria do Stricto Sensu e reduz o tempo de espera das solicitações dos estudantes, mantendo índices elevados de satisfação, diferenciando-a da concorrência.Resultados: Mostram a organização da prática e da opção tecnológica para a superação dos desafios no processo de integração das secretarias, agravados pela situação anômala trazida pela pandemia; o avanço na parceria estratégica entre a Pro Reitoria Stricto Sensu e o curso de graduação em Tech. Contribuição tecnológica/social: Primeira, a solução ofertada pode servir de exemplo para ajudar outras IES, incluindo outros departamentos. Segunda, a interdisciplinaridade e integração viabilizam a troca de conhecimento entre diferentes níveis educacionais, por meio da transversalidade do desenvolvimento e implementação de novas tecnologias. Terceira, os diversos benefícios que serão trazidos para a IES. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed Technical Report |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/578 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i1.578 |
url |
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/578 |
identifier_str_mv |
10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i1.578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/578/480 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
publisher.none.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
dc.source.none.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 13 No. 1 (2021): JANUARY/APRIL; 129-148 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 13 n. 1 (2021): January - April; 129-148 2175-5825 reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategies instname:Fundação Instituto de Administração (FIA) instacron:FIA |
instname_str |
Fundação Instituto de Administração (FIA) |
instacron_str |
FIA |
institution |
FIA |
reponame_str |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
collection |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
repository.name.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843618218147840 |