Critérios para Identificação da Saliência de Stakeholders Através da Análise de Conteúdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boaventura, João Maurício Gama
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fontes, Luis Guilherme Paulon, Sarturi, Greici, Armando, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
Texto Completo: https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/261
Resumo: É notória a integração da Teoria dos Stakeholders à área de Estratégia Empresarial, evidência explícita é o título da obra seminal desta teoria, a de Freeman (1984): Strategic Management - a stakeholder approach. Desde então, o campo de Stakeholder Strategy evoluiu consideravelmente em termos conceituais e instrumentais. Vários modelos foram desenvolvidos, entre eles o modelo de saliência de stakeholders proposto por Mitchell et al. (1997). Esta pesquisa contribui para o campo de Stakeholder Strategy ao ter como objetivo desenvolver uma metodologia de análise de conteúdo para a análise da saliência de stakeholders. O modelo de Saliência baseia-se na percepção dos gestores quanto a posse dos atributos Poder, Legitimidade e Urgência pelos stakeholders. A combinação entre os três atributos gera 7 classes de stakeholders. O método proposto neste estudo é composto de seis etapas: 1) definição da fonte de dados, 2) definição das seções do documento a serem analisadas, 3) definição das palavras chave, 4) critérios de associação entre stakeholder e atributo, 5) critérios para identificação da presença do atributo, 6) processamento da análise. Os resultados indicaram que a metodologia é operacionalmente aplicável, uma vez que foi possível identificar, na amostra testada, as classes de stakeholders propostas por Mitchell et al. (1997). A pesquisa apresenta uma contribuição metodológica para a análise do modelo de saliência o que pode auxiliar os pesquisadores no acesso a uma maior quantidade de informações sobre a percepção dos gestores em relação aos stakeholders
id FIA-1_a5038e2fffb08faf73c360c4b6b24328
oai_identifier_str oai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/261
network_acronym_str FIA-1
network_name_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository_id_str
spelling Critérios para Identificação da Saliência de Stakeholders Através da Análise de ConteúdoAnálise de conteúdoSaliênciaGestão de StakeholdersÉ notória a integração da Teoria dos Stakeholders à área de Estratégia Empresarial, evidência explícita é o título da obra seminal desta teoria, a de Freeman (1984): Strategic Management - a stakeholder approach. Desde então, o campo de Stakeholder Strategy evoluiu consideravelmente em termos conceituais e instrumentais. Vários modelos foram desenvolvidos, entre eles o modelo de saliência de stakeholders proposto por Mitchell et al. (1997). Esta pesquisa contribui para o campo de Stakeholder Strategy ao ter como objetivo desenvolver uma metodologia de análise de conteúdo para a análise da saliência de stakeholders. O modelo de Saliência baseia-se na percepção dos gestores quanto a posse dos atributos Poder, Legitimidade e Urgência pelos stakeholders. A combinação entre os três atributos gera 7 classes de stakeholders. O método proposto neste estudo é composto de seis etapas: 1) definição da fonte de dados, 2) definição das seções do documento a serem analisadas, 3) definição das palavras chave, 4) critérios de associação entre stakeholder e atributo, 5) critérios para identificação da presença do atributo, 6) processamento da análise. Os resultados indicaram que a metodologia é operacionalmente aplicável, uma vez que foi possível identificar, na amostra testada, as classes de stakeholders propostas por Mitchell et al. (1997). A pesquisa apresenta uma contribuição metodológica para a análise do modelo de saliência o que pode auxiliar os pesquisadores no acesso a uma maior quantidade de informações sobre a percepção dos gestores em relação aos stakeholdersFuture Studies Research Journal: Trends and Strategies2017-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/26110.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.261Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 9 No. 2 (2017): Future Studies Research Journal; 03-29Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 9 n. 2 (2017): Future Studies Research Journal; 03-292175-5825reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinstname:Fundação Instituto de Administração (FIA)instacron:FIAporhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/261/395Copyright (c) 2017 Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoaventura, João Maurício GamaFontes, Luis Guilherme PaulonSarturi, GreiciArmando, Eduardo2018-07-10T20:32:33Zoai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/261Revistahttps://www.revistafuture.org/FSRJ/oai2175-58252175-5825opendoar:2018-07-10T20:32:33Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)false
dc.title.none.fl_str_mv Critérios para Identificação da Saliência de Stakeholders Através da Análise de Conteúdo
title Critérios para Identificação da Saliência de Stakeholders Através da Análise de Conteúdo
spellingShingle Critérios para Identificação da Saliência de Stakeholders Através da Análise de Conteúdo
Boaventura, João Maurício Gama
Análise de conteúdo
Saliência
Gestão de Stakeholders
title_short Critérios para Identificação da Saliência de Stakeholders Através da Análise de Conteúdo
title_full Critérios para Identificação da Saliência de Stakeholders Através da Análise de Conteúdo
title_fullStr Critérios para Identificação da Saliência de Stakeholders Através da Análise de Conteúdo
title_full_unstemmed Critérios para Identificação da Saliência de Stakeholders Através da Análise de Conteúdo
title_sort Critérios para Identificação da Saliência de Stakeholders Através da Análise de Conteúdo
author Boaventura, João Maurício Gama
author_facet Boaventura, João Maurício Gama
Fontes, Luis Guilherme Paulon
Sarturi, Greici
Armando, Eduardo
author_role author
author2 Fontes, Luis Guilherme Paulon
Sarturi, Greici
Armando, Eduardo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boaventura, João Maurício Gama
Fontes, Luis Guilherme Paulon
Sarturi, Greici
Armando, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de conteúdo
Saliência
Gestão de Stakeholders
topic Análise de conteúdo
Saliência
Gestão de Stakeholders
description É notória a integração da Teoria dos Stakeholders à área de Estratégia Empresarial, evidência explícita é o título da obra seminal desta teoria, a de Freeman (1984): Strategic Management - a stakeholder approach. Desde então, o campo de Stakeholder Strategy evoluiu consideravelmente em termos conceituais e instrumentais. Vários modelos foram desenvolvidos, entre eles o modelo de saliência de stakeholders proposto por Mitchell et al. (1997). Esta pesquisa contribui para o campo de Stakeholder Strategy ao ter como objetivo desenvolver uma metodologia de análise de conteúdo para a análise da saliência de stakeholders. O modelo de Saliência baseia-se na percepção dos gestores quanto a posse dos atributos Poder, Legitimidade e Urgência pelos stakeholders. A combinação entre os três atributos gera 7 classes de stakeholders. O método proposto neste estudo é composto de seis etapas: 1) definição da fonte de dados, 2) definição das seções do documento a serem analisadas, 3) definição das palavras chave, 4) critérios de associação entre stakeholder e atributo, 5) critérios para identificação da presença do atributo, 6) processamento da análise. Os resultados indicaram que a metodologia é operacionalmente aplicável, uma vez que foi possível identificar, na amostra testada, as classes de stakeholders propostas por Mitchell et al. (1997). A pesquisa apresenta uma contribuição metodológica para a análise do modelo de saliência o que pode auxiliar os pesquisadores no acesso a uma maior quantidade de informações sobre a percepção dos gestores em relação aos stakeholders
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/261
10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.261
url https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/261
identifier_str_mv 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/261/395
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
dc.source.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 9 No. 2 (2017): Future Studies Research Journal; 03-29
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 9 n. 2 (2017): Future Studies Research Journal; 03-29
2175-5825
reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
instname:Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron:FIA
instname_str Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron_str FIA
institution FIA
reponame_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
collection Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository.name.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843617028014080