South Park: profanação crítica das celebridades ou mero ajuste cínico ao Star System?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Erico Fernando
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Parágrafo
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/177
Resumo: Este artigo apresenta parte dos esforços empreendidos para análise da construção social contemporânea das celebridades, bem como o papel que elas exercem na civilização midiática. Para tanto, debruçamo-nos sobre o programa televisivo norte-americano South Park, uma animação que se dedica a caricaturá-las. Trabalhamos com a hipótese de que o ídolo é um simulacro que não resiste í  profanação do humor. Nesse sentido, tomamos como principal referencial teórico-investigativo os conceitos de "dispositivo" e "profanação" de Giorgio Agamben, para quem a caricatura presente nos cartoons desvela o caráter humano e ordinário do ídolo, removendo o véu da fantasia que o sacraliza. Mas mobilizamos também, como outros operadores conceituais, o "real" lacaniano, uma vez que, por definição, ele não se deixa desprender nem do imaginário nem do simbólico e também a noção de sujeito cínico, conforme desenvolvido por Slavoj Žižek, o que nos leva a elaborar uma outra hipótese, a de que o engajamento na modalização profanatória do programa pode não ocorrer em razão justamente dessa recepção cínica por parte de sua audiência. O corpus selecionado para análise constitui-se de 71 episódios de 22 minutos de duração, selecionados dentre mais de 200 do referido programa, exibidos entre 1997 e 2011 e também o longa-metragem, South Park: maior, melhor e sem cortes (1999). A seleção recorta principalmente os episódios que se prestam particularmente ao que se pretende demonstrar.
id FIAMFAAM-1_4371c5899530c87320d02b8c47fb69b4
oai_identifier_str oai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/177
network_acronym_str FIAMFAAM-1
network_name_str Parágrafo
repository_id_str
spelling South Park: profanação crítica das celebridades ou mero ajuste cínico ao Star System?Este artigo apresenta parte dos esforços empreendidos para análise da construção social contemporânea das celebridades, bem como o papel que elas exercem na civilização midiática. Para tanto, debruçamo-nos sobre o programa televisivo norte-americano South Park, uma animação que se dedica a caricaturá-las. Trabalhamos com a hipótese de que o ídolo é um simulacro que não resiste í  profanação do humor. Nesse sentido, tomamos como principal referencial teórico-investigativo os conceitos de "dispositivo" e "profanação" de Giorgio Agamben, para quem a caricatura presente nos cartoons desvela o caráter humano e ordinário do ídolo, removendo o véu da fantasia que o sacraliza. Mas mobilizamos também, como outros operadores conceituais, o "real" lacaniano, uma vez que, por definição, ele não se deixa desprender nem do imaginário nem do simbólico e também a noção de sujeito cínico, conforme desenvolvido por Slavoj Žižek, o que nos leva a elaborar uma outra hipótese, a de que o engajamento na modalização profanatória do programa pode não ocorrer em razão justamente dessa recepção cínica por parte de sua audiência. O corpus selecionado para análise constitui-se de 71 episódios de 22 minutos de duração, selecionados dentre mais de 200 do referido programa, exibidos entre 1997 e 2011 e também o longa-metragem, South Park: maior, melhor e sem cortes (1999). A seleção recorta principalmente os episódios que se prestam particularmente ao que se pretende demonstrar.Parágrafo2013-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/177Parágrafo; v. 1 n. 2 (2013): Revista Parágrafo: Julho-Dezembro de 2013; 39-532317-4919reponame:Parágrafoinstname:Centro Universitário FIAM-FAAMinstacron:FIAMFAAMporhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/177/240Oliveira, Erico Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-20T22:03:46ZRevistahttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofiPRI
dc.title.none.fl_str_mv South Park: profanação crítica das celebridades ou mero ajuste cínico ao Star System?
title South Park: profanação crítica das celebridades ou mero ajuste cínico ao Star System?
spellingShingle South Park: profanação crítica das celebridades ou mero ajuste cínico ao Star System?
Oliveira, Erico Fernando
title_short South Park: profanação crítica das celebridades ou mero ajuste cínico ao Star System?
title_full South Park: profanação crítica das celebridades ou mero ajuste cínico ao Star System?
title_fullStr South Park: profanação crítica das celebridades ou mero ajuste cínico ao Star System?
title_full_unstemmed South Park: profanação crítica das celebridades ou mero ajuste cínico ao Star System?
title_sort South Park: profanação crítica das celebridades ou mero ajuste cínico ao Star System?
author Oliveira, Erico Fernando
author_facet Oliveira, Erico Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Erico Fernando
description Este artigo apresenta parte dos esforços empreendidos para análise da construção social contemporânea das celebridades, bem como o papel que elas exercem na civilização midiática. Para tanto, debruçamo-nos sobre o programa televisivo norte-americano South Park, uma animação que se dedica a caricaturá-las. Trabalhamos com a hipótese de que o ídolo é um simulacro que não resiste í  profanação do humor. Nesse sentido, tomamos como principal referencial teórico-investigativo os conceitos de "dispositivo" e "profanação" de Giorgio Agamben, para quem a caricatura presente nos cartoons desvela o caráter humano e ordinário do ídolo, removendo o véu da fantasia que o sacraliza. Mas mobilizamos também, como outros operadores conceituais, o "real" lacaniano, uma vez que, por definição, ele não se deixa desprender nem do imaginário nem do simbólico e também a noção de sujeito cínico, conforme desenvolvido por Slavoj Žižek, o que nos leva a elaborar uma outra hipótese, a de que o engajamento na modalização profanatória do programa pode não ocorrer em razão justamente dessa recepção cínica por parte de sua audiência. O corpus selecionado para análise constitui-se de 71 episódios de 22 minutos de duração, selecionados dentre mais de 200 do referido programa, exibidos entre 1997 e 2011 e também o longa-metragem, South Park: maior, melhor e sem cortes (1999). A seleção recorta principalmente os episódios que se prestam particularmente ao que se pretende demonstrar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/177
url https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/177/240
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Parágrafo
publisher.none.fl_str_mv Parágrafo
dc.source.none.fl_str_mv Parágrafo; v. 1 n. 2 (2013): Revista Parágrafo: Julho-Dezembro de 2013; 39-53
2317-4919
reponame:Parágrafo
instname:Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron:FIAMFAAM
instname_str Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron_str FIAMFAAM
institution FIAMFAAM
reponame_str Parágrafo
collection Parágrafo
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734455884014157824