Mídia, moralidade, alteridade: dilemas da visibilidade em uma sociedade midiatizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lelo, Thales Vilela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Parágrafo
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/355
Resumo: Com base na constatação de que o campo dos Estudos Culturais e dos estudos de mídia vivenciam na atual conjuntura os impactos de uma "virada moral" em suas agendas de pesquisa, principiada ao longo da década de 1990 e popularizada a partir dos anos 2000, este artigo se propõe a realizar uma cartografia de um conjunto de obras e publicações recentes que se identificam com esse horizonte analítico, divididas em três linhas principais: 1) investigações que inferem sobre a moralização (ou a ausência de comprometimento) da audiência através das representações da alteridade em narrativas midiáticas; 2) pesquisas empíricas centradas na identificação dos repertórios morais de reação da audiência no contato com essas narrativas; 3) estudos de caso sobre os processos difusos de mediação e sensibilização com a alteridade na vida cotidiana.
id FIAMFAAM-1_47df8e5b1e640d2e8923bf90e002fad9
oai_identifier_str oai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/355
network_acronym_str FIAMFAAM-1
network_name_str Parágrafo
repository_id_str
spelling Mídia, moralidade, alteridade: dilemas da visibilidade em uma sociedade midiatizadaMí­diaMoralidadeAlteridadeCom base na constatação de que o campo dos Estudos Culturais e dos estudos de mídia vivenciam na atual conjuntura os impactos de uma "virada moral" em suas agendas de pesquisa, principiada ao longo da década de 1990 e popularizada a partir dos anos 2000, este artigo se propõe a realizar uma cartografia de um conjunto de obras e publicações recentes que se identificam com esse horizonte analítico, divididas em três linhas principais: 1) investigações que inferem sobre a moralização (ou a ausência de comprometimento) da audiência através das representações da alteridade em narrativas midiáticas; 2) pesquisas empíricas centradas na identificação dos repertórios morais de reação da audiência no contato com essas narrativas; 3) estudos de caso sobre os processos difusos de mediação e sensibilização com a alteridade na vida cotidiana.Parágrafo2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/355Parágrafo; v. 4 n. 1 (2016): 7a Edição: Revista Parágrafo: Janeiro-Junho de 2016; 118-1272317-4919reponame:Parágrafoinstname:Centro Universitário FIAM-FAAMinstacron:FIAMFAAMporhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/355/368Copyright (c) 2016 Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAMinfo:eu-repo/semantics/openAccessLelo, Thales Vilela2016-02-18T18:04:36Zoai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/355Revistahttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofiPRIhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/oaiparagrafo@fiamfaam.br2317-49192317-4919opendoar:2016-02-18T18:04:36Parágrafo - Centro Universitário FIAM-FAAMfalse
dc.title.none.fl_str_mv Mídia, moralidade, alteridade: dilemas da visibilidade em uma sociedade midiatizada
title Mídia, moralidade, alteridade: dilemas da visibilidade em uma sociedade midiatizada
spellingShingle Mídia, moralidade, alteridade: dilemas da visibilidade em uma sociedade midiatizada
Lelo, Thales Vilela
Mí­dia
Moralidade
Alteridade
title_short Mídia, moralidade, alteridade: dilemas da visibilidade em uma sociedade midiatizada
title_full Mídia, moralidade, alteridade: dilemas da visibilidade em uma sociedade midiatizada
title_fullStr Mídia, moralidade, alteridade: dilemas da visibilidade em uma sociedade midiatizada
title_full_unstemmed Mídia, moralidade, alteridade: dilemas da visibilidade em uma sociedade midiatizada
title_sort Mídia, moralidade, alteridade: dilemas da visibilidade em uma sociedade midiatizada
author Lelo, Thales Vilela
author_facet Lelo, Thales Vilela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lelo, Thales Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Mí­dia
Moralidade
Alteridade
topic Mí­dia
Moralidade
Alteridade
description Com base na constatação de que o campo dos Estudos Culturais e dos estudos de mídia vivenciam na atual conjuntura os impactos de uma "virada moral" em suas agendas de pesquisa, principiada ao longo da década de 1990 e popularizada a partir dos anos 2000, este artigo se propõe a realizar uma cartografia de um conjunto de obras e publicações recentes que se identificam com esse horizonte analítico, divididas em três linhas principais: 1) investigações que inferem sobre a moralização (ou a ausência de comprometimento) da audiência através das representações da alteridade em narrativas midiáticas; 2) pesquisas empíricas centradas na identificação dos repertórios morais de reação da audiência no contato com essas narrativas; 3) estudos de caso sobre os processos difusos de mediação e sensibilização com a alteridade na vida cotidiana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/355
url https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/355/368
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Parágrafo
publisher.none.fl_str_mv Parágrafo
dc.source.none.fl_str_mv Parágrafo; v. 4 n. 1 (2016): 7a Edição: Revista Parágrafo: Janeiro-Junho de 2016; 118-127
2317-4919
reponame:Parágrafo
instname:Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron:FIAMFAAM
instname_str Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron_str FIAMFAAM
institution FIAMFAAM
reponame_str Parágrafo
collection Parágrafo
repository.name.fl_str_mv Parágrafo - Centro Universitário FIAM-FAAM
repository.mail.fl_str_mv paragrafo@fiamfaam.br
_version_ 1797053052801253376