Antigas e Novas Notícias: audiências flutuantes, repertórios noticiosos e locais de consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Parágrafo |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/336 |
Resumo: | Esse artigo apresenta e discute três diferentes abordagenspara explorar os desafios do cross-media referentesí s novas audiências, enquanto buscam acessar, navegar eidentificar uma multidão de veículos noticiosos desde oimpresso, o televisivo, o online e plataformas moveis. Apartir de uma perspectiva modernizada sobre os "usos egratificações" baseada na noção de utilidade, e em comoas pessoas determinam suas predileções de acordo como "supermercado de notícias", o artigo primeiro relatauma pesquisa longitudinal feita na Dinamarca, na qualse mapeia o consumo cross-media antes os celulares em2008, em comparação com um mapeamento feito em2011 e 2013, um projeto colaborativo entre acadêmicose editores de notícias. O interesse analítico foca nas flutuaçõesentre os veículos de mídia tradicional e o surgimentode canais de internet e moveis. Em segundo lugar,o artigo resume as descobertas de um estudo qualitativodo repertório noticioso dos cidadãos, que foi fortificadocom uma análise fatorial quantitativa a fim de obterpadrões no consumo de informações das pessoas. Emterceiro, os resultados são apresentados a partir de umestudo de 2013 que explora o consumo ubíquo de notícias,questionando os entrevistados para especificar onexo entre plataformas de mídia e sua localização de uso.Palavras-chave: cross-media; localização; longitudinal;consumo de notícias; reportório de notícias; utilidade |
id |
FIAMFAAM-1_b927cfee8125293e86e1944c8493c65e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/336 |
network_acronym_str |
FIAMFAAM-1 |
network_name_str |
Parágrafo |
repository_id_str |
|
spelling |
Antigas e Novas Notícias: audiências flutuantes, repertórios noticiosos e locais de consumocross-medialocalizaçãolongitudinalconsumo de notíciasreportório de notíciasutilidadeEsse artigo apresenta e discute três diferentes abordagenspara explorar os desafios do cross-media referentesí s novas audiências, enquanto buscam acessar, navegar eidentificar uma multidão de veículos noticiosos desde oimpresso, o televisivo, o online e plataformas moveis. Apartir de uma perspectiva modernizada sobre os "usos egratificações" baseada na noção de utilidade, e em comoas pessoas determinam suas predileções de acordo como "supermercado de notícias", o artigo primeiro relatauma pesquisa longitudinal feita na Dinamarca, na qualse mapeia o consumo cross-media antes os celulares em2008, em comparação com um mapeamento feito em2011 e 2013, um projeto colaborativo entre acadêmicose editores de notícias. O interesse analítico foca nas flutuaçõesentre os veículos de mídia tradicional e o surgimentode canais de internet e moveis. Em segundo lugar,o artigo resume as descobertas de um estudo qualitativodo repertório noticioso dos cidadãos, que foi fortificadocom uma análise fatorial quantitativa a fim de obterpadrões no consumo de informações das pessoas. Emterceiro, os resultados são apresentados a partir de umestudo de 2013 que explora o consumo ubíquo de notícias,questionando os entrevistados para especificar onexo entre plataformas de mídia e sua localização de uso.Palavras-chave: cross-media; localização; longitudinal;consumo de notícias; reportório de notícias; utilidadeParágrafo2015-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/336Parágrafo; v. 3 n. 2 (2015): 6a Edição: Revista Parágrafo: Julho-Dezembro de 2015; 125-1402317-4919reponame:Parágrafoinstname:Centro Universitário FIAM-FAAMinstacron:FIAMFAAMporhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/336/344Schrøder, Kim Christianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-21T01:25:30Zoai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/336Revistahttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofiPRIhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/oaiparagrafo@fiamfaam.br2317-49192317-4919opendoar:2017-01-21T01:25:30Parágrafo - Centro Universitário FIAM-FAAMfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antigas e Novas Notícias: audiências flutuantes, repertórios noticiosos e locais de consumo |
title |
Antigas e Novas Notícias: audiências flutuantes, repertórios noticiosos e locais de consumo |
spellingShingle |
Antigas e Novas Notícias: audiências flutuantes, repertórios noticiosos e locais de consumo Schrøder, Kim Christian cross-media localização longitudinal consumo de notícias reportório de notícias utilidade |
title_short |
Antigas e Novas Notícias: audiências flutuantes, repertórios noticiosos e locais de consumo |
title_full |
Antigas e Novas Notícias: audiências flutuantes, repertórios noticiosos e locais de consumo |
title_fullStr |
Antigas e Novas Notícias: audiências flutuantes, repertórios noticiosos e locais de consumo |
title_full_unstemmed |
Antigas e Novas Notícias: audiências flutuantes, repertórios noticiosos e locais de consumo |
title_sort |
Antigas e Novas Notícias: audiências flutuantes, repertórios noticiosos e locais de consumo |
author |
Schrøder, Kim Christian |
author_facet |
Schrøder, Kim Christian |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schrøder, Kim Christian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cross-media localização longitudinal consumo de notícias reportório de notícias utilidade |
topic |
cross-media localização longitudinal consumo de notícias reportório de notícias utilidade |
description |
Esse artigo apresenta e discute três diferentes abordagenspara explorar os desafios do cross-media referentesí s novas audiências, enquanto buscam acessar, navegar eidentificar uma multidão de veículos noticiosos desde oimpresso, o televisivo, o online e plataformas moveis. Apartir de uma perspectiva modernizada sobre os "usos egratificações" baseada na noção de utilidade, e em comoas pessoas determinam suas predileções de acordo como "supermercado de notícias", o artigo primeiro relatauma pesquisa longitudinal feita na Dinamarca, na qualse mapeia o consumo cross-media antes os celulares em2008, em comparação com um mapeamento feito em2011 e 2013, um projeto colaborativo entre acadêmicose editores de notícias. O interesse analítico foca nas flutuaçõesentre os veículos de mídia tradicional e o surgimentode canais de internet e moveis. Em segundo lugar,o artigo resume as descobertas de um estudo qualitativodo repertório noticioso dos cidadãos, que foi fortificadocom uma análise fatorial quantitativa a fim de obterpadrões no consumo de informações das pessoas. Emterceiro, os resultados são apresentados a partir de umestudo de 2013 que explora o consumo ubíquo de notícias,questionando os entrevistados para especificar onexo entre plataformas de mídia e sua localização de uso.Palavras-chave: cross-media; localização; longitudinal;consumo de notícias; reportório de notícias; utilidade |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/336 |
url |
https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/336/344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Parágrafo |
publisher.none.fl_str_mv |
Parágrafo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Parágrafo; v. 3 n. 2 (2015): 6a Edição: Revista Parágrafo: Julho-Dezembro de 2015; 125-140 2317-4919 reponame:Parágrafo instname:Centro Universitário FIAM-FAAM instacron:FIAMFAAM |
instname_str |
Centro Universitário FIAM-FAAM |
instacron_str |
FIAMFAAM |
institution |
FIAMFAAM |
reponame_str |
Parágrafo |
collection |
Parágrafo |
repository.name.fl_str_mv |
Parágrafo - Centro Universitário FIAM-FAAM |
repository.mail.fl_str_mv |
paragrafo@fiamfaam.br |
_version_ |
1797053052537012224 |