Relações públicas e comunicação organizacional digital: empresas fronteiriças e suas estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esper, Henrique
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida, Cristóvão Domingos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Parágrafo
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/600
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender a comunicação organizacional e as estratégias digitais da Associação Comercial e Industrial de Prestação de Serviços e Agropecuária de São Borja (ACISB), localizada na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul. Com foco nos usos e apropriações, o estudo se fundamenta nos conceitos de relações públicas, comunicação organizacional, redes sociais digitais, estratégias de comunicação e organização como espaço de fortalecimento das atividades comerciais. A partir de registros das publicações na página no facebook e entrevista, analisamos as estratégias e as formas de aproximação com os públicos, demonstrando a necessidade que as empresas têm nos dias atuais de se comunicar com seus públicos pelos meios digitais. Evidencia-se que as redes sociais podem servir como potencialidade de desenvolvimento do empreendimento e de aproximação dos diferentes públicos.
id FIAMFAAM-1_e59b67ca6e23dcad6ed50105cb5b052d
oai_identifier_str oai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/600
network_acronym_str FIAMFAAM-1
network_name_str Parágrafo
repository_id_str
spelling Relações públicas e comunicação organizacional digital: empresas fronteiriças e suas estratégiasPublic relations and organizational digital communication: companies on the border and their strategiesPublic relationsOrganizational communicationStrategiesSocial networksACISBRelações PúblicasComunicação OrganizacionalEstratégiasO objetivo deste trabalho é compreender a comunicação organizacional e as estratégias digitais da Associação Comercial e Industrial de Prestação de Serviços e Agropecuária de São Borja (ACISB), localizada na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul. Com foco nos usos e apropriações, o estudo se fundamenta nos conceitos de relações públicas, comunicação organizacional, redes sociais digitais, estratégias de comunicação e organização como espaço de fortalecimento das atividades comerciais. A partir de registros das publicações na página no facebook e entrevista, analisamos as estratégias e as formas de aproximação com os públicos, demonstrando a necessidade que as empresas têm nos dias atuais de se comunicar com seus públicos pelos meios digitais. Evidencia-se que as redes sociais podem servir como potencialidade de desenvolvimento do empreendimento e de aproximação dos diferentes públicos.This paper aims to understand the digital communication strategies of the Associação Comercial e Industrial de Prestação de Serviços de São Borja - ACISB, located on the western border of the state of Rio Grande do Sul. With the focus on uses and appropriations, the study works with the concepts of public relations, organizational communication, digital social networks, communication strategies and organization as a space for the strength of commercial activities. Based on comments and information published on the Facebook page and interview, we analyze the strategies and the ways of approaching the public, indicating the necessity for companies in the present day to communicate with their audiences through digital media. It makes clear that social networks can serve as a potentiality for the development of the business and the approximation of different audiences.Parágrafo2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/600Parágrafo; v. 6 n. 1 (2018): 11a Edição: Revista Parágrafo: Janeiro-Abril de 2018; 173-1842317-4919reponame:Parágrafoinstname:Centro Universitário FIAM-FAAMinstacron:FIAMFAAMporhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/600/567Copyright (c) 2018 Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAMinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsper, HenriqueAlmeida, Cristóvão Domingos de2018-07-02T19:29:33Zoai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/600Revistahttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofiPRIhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/oaiparagrafo@fiamfaam.br2317-49192317-4919opendoar:2018-07-02T19:29:33Parágrafo - Centro Universitário FIAM-FAAMfalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações públicas e comunicação organizacional digital: empresas fronteiriças e suas estratégias
Public relations and organizational digital communication: companies on the border and their strategies
title Relações públicas e comunicação organizacional digital: empresas fronteiriças e suas estratégias
spellingShingle Relações públicas e comunicação organizacional digital: empresas fronteiriças e suas estratégias
Esper, Henrique
Public relations
Organizational communication
Strategies
Social networks
ACISB
Relações Públicas
Comunicação Organizacional
Estratégias
title_short Relações públicas e comunicação organizacional digital: empresas fronteiriças e suas estratégias
title_full Relações públicas e comunicação organizacional digital: empresas fronteiriças e suas estratégias
title_fullStr Relações públicas e comunicação organizacional digital: empresas fronteiriças e suas estratégias
title_full_unstemmed Relações públicas e comunicação organizacional digital: empresas fronteiriças e suas estratégias
title_sort Relações públicas e comunicação organizacional digital: empresas fronteiriças e suas estratégias
author Esper, Henrique
author_facet Esper, Henrique
Almeida, Cristóvão Domingos de
author_role author
author2 Almeida, Cristóvão Domingos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esper, Henrique
Almeida, Cristóvão Domingos de
dc.subject.por.fl_str_mv Public relations
Organizational communication
Strategies
Social networks
ACISB
Relações Públicas
Comunicação Organizacional
Estratégias
topic Public relations
Organizational communication
Strategies
Social networks
ACISB
Relações Públicas
Comunicação Organizacional
Estratégias
description O objetivo deste trabalho é compreender a comunicação organizacional e as estratégias digitais da Associação Comercial e Industrial de Prestação de Serviços e Agropecuária de São Borja (ACISB), localizada na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul. Com foco nos usos e apropriações, o estudo se fundamenta nos conceitos de relações públicas, comunicação organizacional, redes sociais digitais, estratégias de comunicação e organização como espaço de fortalecimento das atividades comerciais. A partir de registros das publicações na página no facebook e entrevista, analisamos as estratégias e as formas de aproximação com os públicos, demonstrando a necessidade que as empresas têm nos dias atuais de se comunicar com seus públicos pelos meios digitais. Evidencia-se que as redes sociais podem servir como potencialidade de desenvolvimento do empreendimento e de aproximação dos diferentes públicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/600
url https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/600/567
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Parágrafo
publisher.none.fl_str_mv Parágrafo
dc.source.none.fl_str_mv Parágrafo; v. 6 n. 1 (2018): 11a Edição: Revista Parágrafo: Janeiro-Abril de 2018; 173-184
2317-4919
reponame:Parágrafo
instname:Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron:FIAMFAAM
instname_str Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron_str FIAMFAAM
institution FIAMFAAM
reponame_str Parágrafo
collection Parágrafo
repository.name.fl_str_mv Parágrafo - Centro Universitário FIAM-FAAM
repository.mail.fl_str_mv paragrafo@fiamfaam.br
_version_ 1797053052890382336