HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Novo López, Pedro Alberto, Martin, Nuria Rodríguez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/451
Resumo: As redes de transporte público e privado são fatores decisivos na extensão e crescimento das cidades modernas e igualmente influem em sua morfologia e no desenvolvimento urbano. Este texto, que tem por objetivo apresentar um trabalho conjunto de investigação, adotando uma perspectiva histórica, estuda a implantação, desenvolvimento e consolidação dos transportes urbanos nas cidades de Bilbao, Madri (Espanha) e Natal (Brasil), entre meados do século XIX e primeiro terço do XX. Analisamos, em primeiro lugar, as características e especificidades de cada uma das três cidades, vinculadas às suas distintas funções políticas e econômico-administrativas, assim como sua morfologia própria. Posteriormente, abordamos as diferenças de escala, de tempo e de ritmo em que se desenvolvem. Finalmente, oferecemos alguns dos elementos que servirão de reflexão comparada a futuros estudos. Interessa-nos também o fator barreira proporcionado pelas ferrovias a partir dos anos 1930, convertendo-as em elementos de fronteira í  expansão urbana.
id FIAMFAAM-2_a247306dda455f8a6609a1e25fddd3bb
oai_identifier_str oai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/451
network_acronym_str FIAMFAAM-2
network_name_str InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936)Transporte urbanolinhas de bondeferroví­asmetrôcrescimento urbano.Urban transportationtramwaysrailwayssubwayurban growth.As redes de transporte público e privado são fatores decisivos na extensão e crescimento das cidades modernas e igualmente influem em sua morfologia e no desenvolvimento urbano. Este texto, que tem por objetivo apresentar um trabalho conjunto de investigação, adotando uma perspectiva histórica, estuda a implantação, desenvolvimento e consolidação dos transportes urbanos nas cidades de Bilbao, Madri (Espanha) e Natal (Brasil), entre meados do século XIX e primeiro terço do XX. Analisamos, em primeiro lugar, as características e especificidades de cada uma das três cidades, vinculadas às suas distintas funções políticas e econômico-administrativas, assim como sua morfologia própria. Posteriormente, abordamos as diferenças de escala, de tempo e de ritmo em que se desenvolvem. Finalmente, oferecemos alguns dos elementos que servirão de reflexão comparada a futuros estudos. Interessa-nos também o fator barreira proporcionado pelas ferrovias a partir dos anos 1930, convertendo-as em elementos de fronteira í  expansão urbana.Public and private transport networks have proved to be a key factor in urban growth, affecting both the morphology and the development of cities and towns. This paper aims to present a collaborative research project, linked to three different research groups from Brazil and Spain. The study is focused on the implementation and development of urban transport systems, throughout the second half of the 19th century and the first third of the 20th century, within the cities of Bilbao, Madrid (Spain) and Natal (Brazil), by adopting a historical perspective. First of all, the features and peculiarities of each one of the three cities are displayed. Likewise, the differences related to scale, time and rhythm are taken into account. Finally, some of the elements which are going to serve as material for future research are offered; For instance, the question of how railways became a factor hampering urban growth from the thirties onwards.FIAM-FAAM Centro Universitário2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/451InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano; v. 2 n. 2 (2016): JUL/DEZ; 108-1322446-9696reponame:InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbanoinstname:Centro Universitário FIAM-FAAMinstacron:FIAMFAAMporhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/451/pdfCopyright (c) 2017 InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Gabriel Leopoldino Paulo deNovo López, Pedro AlbertoMartin, Nuria Rodríguez2017-12-01T21:44:44ZRevistahttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situsPRI
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936)
title HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936)
spellingShingle HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936)
Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de
Transporte urbano
linhas de bonde
ferroví­as
metrô
crescimento urbano.
Urban transportation
tramways
railways
subway
urban growth.
title_short HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936)
title_full HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936)
title_fullStr HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936)
title_full_unstemmed HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936)
title_sort HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936)
author Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de
author_facet Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de
Novo López, Pedro Alberto
Martin, Nuria Rodríguez
author_role author
author2 Novo López, Pedro Alberto
Martin, Nuria Rodríguez
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de
Novo López, Pedro Alberto
Martin, Nuria Rodríguez
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte urbano
linhas de bonde
ferroví­as
metrô
crescimento urbano.
Urban transportation
tramways
railways
subway
urban growth.
topic Transporte urbano
linhas de bonde
ferroví­as
metrô
crescimento urbano.
Urban transportation
tramways
railways
subway
urban growth.
description As redes de transporte público e privado são fatores decisivos na extensão e crescimento das cidades modernas e igualmente influem em sua morfologia e no desenvolvimento urbano. Este texto, que tem por objetivo apresentar um trabalho conjunto de investigação, adotando uma perspectiva histórica, estuda a implantação, desenvolvimento e consolidação dos transportes urbanos nas cidades de Bilbao, Madri (Espanha) e Natal (Brasil), entre meados do século XIX e primeiro terço do XX. Analisamos, em primeiro lugar, as características e especificidades de cada uma das três cidades, vinculadas às suas distintas funções políticas e econômico-administrativas, assim como sua morfologia própria. Posteriormente, abordamos as diferenças de escala, de tempo e de ritmo em que se desenvolvem. Finalmente, oferecemos alguns dos elementos que servirão de reflexão comparada a futuros estudos. Interessa-nos também o fator barreira proporcionado pelas ferrovias a partir dos anos 1930, convertendo-as em elementos de fronteira í  expansão urbana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/451
url https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/451/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FIAM-FAAM Centro Universitário
publisher.none.fl_str_mv FIAM-FAAM Centro Universitário
dc.source.none.fl_str_mv InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano; v. 2 n. 2 (2016): JUL/DEZ; 108-132
2446-9696
reponame:InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
instname:Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron:FIAMFAAM
instname_str Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron_str FIAMFAAM
institution FIAMFAAM
reponame_str InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
collection InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734456283819409408