HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/451 |
Resumo: | As redes de transporte público e privado são fatores decisivos na extensão e crescimento das cidades modernas e igualmente influem em sua morfologia e no desenvolvimento urbano. Este texto, que tem por objetivo apresentar um trabalho conjunto de investigação, adotando uma perspectiva histórica, estuda a implantação, desenvolvimento e consolidação dos transportes urbanos nas cidades de Bilbao, Madri (Espanha) e Natal (Brasil), entre meados do século XIX e primeiro terço do XX. Analisamos, em primeiro lugar, as características e especificidades de cada uma das três cidades, vinculadas às suas distintas funções políticas e econômico-administrativas, assim como sua morfologia própria. Posteriormente, abordamos as diferenças de escala, de tempo e de ritmo em que se desenvolvem. Finalmente, oferecemos alguns dos elementos que servirão de reflexão comparada a futuros estudos. Interessa-nos também o fator barreira proporcionado pelas ferrovias a partir dos anos 1930, convertendo-as em elementos de fronteira í expansão urbana. |
id |
FIAMFAAM-2_a247306dda455f8a6609a1e25fddd3bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/451 |
network_acronym_str |
FIAMFAAM-2 |
network_name_str |
InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936)Transporte urbanolinhas de bondeferrovíasmetrôcrescimento urbano.Urban transportationtramwaysrailwayssubwayurban growth.As redes de transporte público e privado são fatores decisivos na extensão e crescimento das cidades modernas e igualmente influem em sua morfologia e no desenvolvimento urbano. Este texto, que tem por objetivo apresentar um trabalho conjunto de investigação, adotando uma perspectiva histórica, estuda a implantação, desenvolvimento e consolidação dos transportes urbanos nas cidades de Bilbao, Madri (Espanha) e Natal (Brasil), entre meados do século XIX e primeiro terço do XX. Analisamos, em primeiro lugar, as características e especificidades de cada uma das três cidades, vinculadas às suas distintas funções políticas e econômico-administrativas, assim como sua morfologia própria. Posteriormente, abordamos as diferenças de escala, de tempo e de ritmo em que se desenvolvem. Finalmente, oferecemos alguns dos elementos que servirão de reflexão comparada a futuros estudos. Interessa-nos também o fator barreira proporcionado pelas ferrovias a partir dos anos 1930, convertendo-as em elementos de fronteira í expansão urbana.Public and private transport networks have proved to be a key factor in urban growth, affecting both the morphology and the development of cities and towns. This paper aims to present a collaborative research project, linked to three different research groups from Brazil and Spain. The study is focused on the implementation and development of urban transport systems, throughout the second half of the 19th century and the first third of the 20th century, within the cities of Bilbao, Madrid (Spain) and Natal (Brazil), by adopting a historical perspective. First of all, the features and peculiarities of each one of the three cities are displayed. Likewise, the differences related to scale, time and rhythm are taken into account. Finally, some of the elements which are going to serve as material for future research are offered; For instance, the question of how railways became a factor hampering urban growth from the thirties onwards.FIAM-FAAM Centro Universitário2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/451InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano; v. 2 n. 2 (2016): JUL/DEZ; 108-1322446-9696reponame:InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbanoinstname:Centro Universitário FIAM-FAAMinstacron:FIAMFAAMporhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/451/pdfCopyright (c) 2017 InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Gabriel Leopoldino Paulo deNovo López, Pedro AlbertoMartin, Nuria Rodríguez2017-12-01T21:44:44ZRevistahttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situsPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936) |
title |
HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936) |
spellingShingle |
HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936) Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de Transporte urbano linhas de bonde ferrovías metrô crescimento urbano. Urban transportation tramways railways subway urban growth. |
title_short |
HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936) |
title_full |
HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936) |
title_fullStr |
HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936) |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936) |
title_sort |
HISTÓRIA DE TRÊS CIDADES: MADRI, BILBAO, NATAL: INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE E O ESPAÇO URBANO E REGIONAL (1875-1936) |
author |
Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de |
author_facet |
Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de Novo López, Pedro Alberto Martin, Nuria Rodríguez |
author_role |
author |
author2 |
Novo López, Pedro Alberto Martin, Nuria Rodríguez |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de Novo López, Pedro Alberto Martin, Nuria Rodríguez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte urbano linhas de bonde ferrovías metrô crescimento urbano. Urban transportation tramways railways subway urban growth. |
topic |
Transporte urbano linhas de bonde ferrovías metrô crescimento urbano. Urban transportation tramways railways subway urban growth. |
description |
As redes de transporte público e privado são fatores decisivos na extensão e crescimento das cidades modernas e igualmente influem em sua morfologia e no desenvolvimento urbano. Este texto, que tem por objetivo apresentar um trabalho conjunto de investigação, adotando uma perspectiva histórica, estuda a implantação, desenvolvimento e consolidação dos transportes urbanos nas cidades de Bilbao, Madri (Espanha) e Natal (Brasil), entre meados do século XIX e primeiro terço do XX. Analisamos, em primeiro lugar, as características e especificidades de cada uma das três cidades, vinculadas às suas distintas funções políticas e econômico-administrativas, assim como sua morfologia própria. Posteriormente, abordamos as diferenças de escala, de tempo e de ritmo em que se desenvolvem. Finalmente, oferecemos alguns dos elementos que servirão de reflexão comparada a futuros estudos. Interessa-nos também o fator barreira proporcionado pelas ferrovias a partir dos anos 1930, convertendo-as em elementos de fronteira í expansão urbana. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/451 |
url |
https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/451/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FIAM-FAAM Centro Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
FIAM-FAAM Centro Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano; v. 2 n. 2 (2016): JUL/DEZ; 108-132 2446-9696 reponame:InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano instname:Centro Universitário FIAM-FAAM instacron:FIAMFAAM |
instname_str |
Centro Universitário FIAM-FAAM |
instacron_str |
FIAMFAAM |
institution |
FIAMFAAM |
reponame_str |
InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano |
collection |
InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734456283819409408 |