Educação a Distância e Desafios ao Aluno na Construção da Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
Texto Completo: | http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/500 |
Resumo: | Este artigo se propõe a refletir, por meio de revisão bibliográfica, a Educação a Distância (EaD); a comparação com a aprendizagem presencial; a escolha de um curso a distância partindo de seus benefícios e riscos e o envolvimento do aluno com esta modalidade de ensino. A premissa da EaD é o desenvolvimento de disciplina para o estudo individualizado; porém, nem sempre isto acontece, pois o discente vê-se dependente do docente. Verificou-se sua escolha, em especial, por aqueles que trabalham e/ou estudam ou que apresentam idade maior comparada com a média dos estudantes de uma Instituição presencial. Apesar das apreensões e dúvidas quanto à metodologia, qualidade e à interatividade, concluiu-se que a EaD, por ser democrática e democratizadora, vem expandindo-se, mediante às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), não somente no Brasil, mas no cenário mundial, não possuindo a pretensão de sobrepor-se ao ensino tradicional sendo, antes, uma alternativa complementar de ensino e pesquisa optada por razões diversificadas, cujo êxito dependerá, sobretudo, da maturidade e comprometimento do próprio aluno. |
id |
FICSALLES-1_102efb25953844d95c2d09dfce858f2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.fics.edu.br:article/500 |
network_acronym_str |
FICSALLES-1 |
network_name_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação a Distância e Desafios ao Aluno na Construção da AprendizagemEste artigo se propõe a refletir, por meio de revisão bibliográfica, a Educação a Distância (EaD); a comparação com a aprendizagem presencial; a escolha de um curso a distância partindo de seus benefícios e riscos e o envolvimento do aluno com esta modalidade de ensino. A premissa da EaD é o desenvolvimento de disciplina para o estudo individualizado; porém, nem sempre isto acontece, pois o discente vê-se dependente do docente. Verificou-se sua escolha, em especial, por aqueles que trabalham e/ou estudam ou que apresentam idade maior comparada com a média dos estudantes de uma Instituição presencial. Apesar das apreensões e dúvidas quanto à metodologia, qualidade e à interatividade, concluiu-se que a EaD, por ser democrática e democratizadora, vem expandindo-se, mediante às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), não somente no Brasil, mas no cenário mundial, não possuindo a pretensão de sobrepor-se ao ensino tradicional sendo, antes, uma alternativa complementar de ensino e pesquisa optada por razões diversificadas, cujo êxito dependerá, sobretudo, da maturidade e comprometimento do próprio aluno.Faculdades Integradas Campos Salles2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/50010.22287/ag.v1i19.500Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 19 (2017): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 463-4752316-38521518-959710.22287/ag.v1i19reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/500/550Copyright (c) 2017 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Fernando JoséOlhier, Denise Russo da Silva2017-10-27T10:40:39Zoai:www.fics.edu.br:article/500Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2017-10-27T10:40:39Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a Distância e Desafios ao Aluno na Construção da Aprendizagem |
title |
Educação a Distância e Desafios ao Aluno na Construção da Aprendizagem |
spellingShingle |
Educação a Distância e Desafios ao Aluno na Construção da Aprendizagem Lopes, Fernando José |
title_short |
Educação a Distância e Desafios ao Aluno na Construção da Aprendizagem |
title_full |
Educação a Distância e Desafios ao Aluno na Construção da Aprendizagem |
title_fullStr |
Educação a Distância e Desafios ao Aluno na Construção da Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Educação a Distância e Desafios ao Aluno na Construção da Aprendizagem |
title_sort |
Educação a Distância e Desafios ao Aluno na Construção da Aprendizagem |
author |
Lopes, Fernando José |
author_facet |
Lopes, Fernando José Olhier, Denise Russo da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Olhier, Denise Russo da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Fernando José Olhier, Denise Russo da Silva |
description |
Este artigo se propõe a refletir, por meio de revisão bibliográfica, a Educação a Distância (EaD); a comparação com a aprendizagem presencial; a escolha de um curso a distância partindo de seus benefícios e riscos e o envolvimento do aluno com esta modalidade de ensino. A premissa da EaD é o desenvolvimento de disciplina para o estudo individualizado; porém, nem sempre isto acontece, pois o discente vê-se dependente do docente. Verificou-se sua escolha, em especial, por aqueles que trabalham e/ou estudam ou que apresentam idade maior comparada com a média dos estudantes de uma Instituição presencial. Apesar das apreensões e dúvidas quanto à metodologia, qualidade e à interatividade, concluiu-se que a EaD, por ser democrática e democratizadora, vem expandindo-se, mediante às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), não somente no Brasil, mas no cenário mundial, não possuindo a pretensão de sobrepor-se ao ensino tradicional sendo, antes, uma alternativa complementar de ensino e pesquisa optada por razões diversificadas, cujo êxito dependerá, sobretudo, da maturidade e comprometimento do próprio aluno. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/500 10.22287/ag.v1i19.500 |
url |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/500 |
identifier_str_mv |
10.22287/ag.v1i19.500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/500/550 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Augusto Guzzo Revista Acadêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Augusto Guzzo Revista Acadêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
dc.source.none.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 19 (2017): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 463-475 2316-3852 1518-9597 10.22287/ag.v1i19 reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) instacron:FICSALLES |
instname_str |
Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
instacron_str |
FICSALLES |
institution |
FICSALLES |
reponame_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
collection |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ] |
_version_ |
1754115654078693376 |