A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
Texto Completo: | http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/143 |
Resumo: | Neste artigo buscamos mostrar a associação entre aprendizagem curricular de conteúdos estatísticos e reflexões críticas decorrentes dos trabalhos investigativos intrínsecos aos cenários pedagógicos centrados na modelagem matemática. Inserimos este estudo no campo da Educação Estatística Crítica e após algumas considerações teóricas sobre a interface existente entre as competências estatísticas (a literacia, o pensamento e o raciocínio estatísticos) e a modelagem matemática, apresentamos um ambiente de modelagem matemática construído em uma sala de aula de Estatística. Com base nesse ambiente, mostramos a potencialidade pedagógica dos projetos de modelagem matemática, caracterizada de um lado, por contribuições do coletivo em benefício do processo de ensino e de aprendizagem, pela valorização da busca da informação, pela percepção do aluno da relevância da disciplina na sua formação intelectual e profissional, e pela compreensão da realidade ao seu redor. E, de outro lado, tal como preconizado por Skovsmose em seus trabalhos sobre a Educação Matemática Crítica, pelas valorizações da crítica e da criatividade do aluno (e, consequentemente, do seu crescimento político e social), e da contribuição dos projetos de modelagem para as reflexões intrínsecas a todos os momentos vivenciados por ele. Concluímos o artigo, refletindo sobre as possibilidades pedagógicas oferecidas pela associação dos assuntos inerentes aos temas dos projetos de modelagem com fatos discutidos pela imprensa, romanceados pela literatura e mostrados em filmes e em documentários. |
id |
FICSALLES-1_18669a169edb8bc9d5afe24a6af0c2fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.fics.edu.br:article/143 |
network_acronym_str |
FICSALLES-1 |
network_name_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatísticaModelagem matemática; Conteúdos estatísticos; Educação estatística crítica; Críticas e reflexõesNeste artigo buscamos mostrar a associação entre aprendizagem curricular de conteúdos estatísticos e reflexões críticas decorrentes dos trabalhos investigativos intrínsecos aos cenários pedagógicos centrados na modelagem matemática. Inserimos este estudo no campo da Educação Estatística Crítica e após algumas considerações teóricas sobre a interface existente entre as competências estatísticas (a literacia, o pensamento e o raciocínio estatísticos) e a modelagem matemática, apresentamos um ambiente de modelagem matemática construído em uma sala de aula de Estatística. Com base nesse ambiente, mostramos a potencialidade pedagógica dos projetos de modelagem matemática, caracterizada de um lado, por contribuições do coletivo em benefício do processo de ensino e de aprendizagem, pela valorização da busca da informação, pela percepção do aluno da relevância da disciplina na sua formação intelectual e profissional, e pela compreensão da realidade ao seu redor. E, de outro lado, tal como preconizado por Skovsmose em seus trabalhos sobre a Educação Matemática Crítica, pelas valorizações da crítica e da criatividade do aluno (e, consequentemente, do seu crescimento político e social), e da contribuição dos projetos de modelagem para as reflexões intrínsecas a todos os momentos vivenciados por ele. Concluímos o artigo, refletindo sobre as possibilidades pedagógicas oferecidas pela associação dos assuntos inerentes aos temas dos projetos de modelagem com fatos discutidos pela imprensa, romanceados pela literatura e mostrados em filmes e em documentários.Faculdades Integradas Campos Salles2012-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/14310.22287/ag.v1i10.143Augusto Guzzo Revista Acadêmica; n. 10 (2012): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 96-1122316-38521518-959710.22287/ag.v1i10reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/143/186Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJacobini, Otávio RobertoFerreira, Denise Helena LombardoCampos, Celso RibeiroWodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti2013-05-13T23:57:51Zoai:www.fics.edu.br:article/143Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2013-05-13T23:57:51Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística |
title |
A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística |
spellingShingle |
A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística Jacobini, Otávio Roberto Modelagem matemática; Conteúdos estatísticos; Educação estatística crítica; Críticas e reflexões |
title_short |
A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística |
title_full |
A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística |
title_fullStr |
A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística |
title_full_unstemmed |
A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística |
title_sort |
A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística |
author |
Jacobini, Otávio Roberto |
author_facet |
Jacobini, Otávio Roberto Ferreira, Denise Helena Lombardo Campos, Celso Ribeiro Wodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Denise Helena Lombardo Campos, Celso Ribeiro Wodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacobini, Otávio Roberto Ferreira, Denise Helena Lombardo Campos, Celso Ribeiro Wodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática; Conteúdos estatísticos; Educação estatística crítica; Críticas e reflexões |
topic |
Modelagem matemática; Conteúdos estatísticos; Educação estatística crítica; Críticas e reflexões |
description |
Neste artigo buscamos mostrar a associação entre aprendizagem curricular de conteúdos estatísticos e reflexões críticas decorrentes dos trabalhos investigativos intrínsecos aos cenários pedagógicos centrados na modelagem matemática. Inserimos este estudo no campo da Educação Estatística Crítica e após algumas considerações teóricas sobre a interface existente entre as competências estatísticas (a literacia, o pensamento e o raciocínio estatísticos) e a modelagem matemática, apresentamos um ambiente de modelagem matemática construído em uma sala de aula de Estatística. Com base nesse ambiente, mostramos a potencialidade pedagógica dos projetos de modelagem matemática, caracterizada de um lado, por contribuições do coletivo em benefício do processo de ensino e de aprendizagem, pela valorização da busca da informação, pela percepção do aluno da relevância da disciplina na sua formação intelectual e profissional, e pela compreensão da realidade ao seu redor. E, de outro lado, tal como preconizado por Skovsmose em seus trabalhos sobre a Educação Matemática Crítica, pelas valorizações da crítica e da criatividade do aluno (e, consequentemente, do seu crescimento político e social), e da contribuição dos projetos de modelagem para as reflexões intrínsecas a todos os momentos vivenciados por ele. Concluímos o artigo, refletindo sobre as possibilidades pedagógicas oferecidas pela associação dos assuntos inerentes aos temas dos projetos de modelagem com fatos discutidos pela imprensa, romanceados pela literatura e mostrados em filmes e em documentários. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/143 10.22287/ag.v1i10.143 |
url |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/143 |
identifier_str_mv |
10.22287/ag.v1i10.143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/143/186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
dc.source.none.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica; n. 10 (2012): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 96-112 2316-3852 1518-9597 10.22287/ag.v1i10 reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) instacron:FICSALLES |
instname_str |
Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
instacron_str |
FICSALLES |
institution |
FICSALLES |
reponame_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
collection |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ] |
_version_ |
1754115654036750336 |