A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacobini, Otávio Roberto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ferreira, Denise Helena Lombardo, Campos, Celso Ribeiro, Wodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
Texto Completo: http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/143
Resumo: Neste artigo buscamos mostrar a associação entre aprendizagem curricular de conteúdos estatísticos e reflexões críticas decorrentes dos trabalhos investigativos intrínsecos aos cenários pedagógicos centrados na modelagem matemática. Inserimos este estudo no campo da Educação Estatística Crítica e após algumas considerações teóricas sobre a interface existente entre as competências estatísticas (a literacia, o pensamento e o raciocínio estatísticos) e a modelagem matemática, apresentamos um ambiente de modelagem matemática construído em uma sala de aula de Estatística. Com base nesse ambiente, mostramos a potencialidade pedagógica dos projetos de modelagem matemática, caracterizada de um lado, por contribuições do coletivo em benefício do processo de ensino e de aprendizagem, pela valorização da busca da informação, pela percepção do aluno da relevância da disciplina na sua formação intelectual e profissional, e pela compreensão da realidade ao seu redor. E, de outro lado, tal como preconizado por Skovsmose em seus trabalhos sobre a Educação Matemática Crítica, pelas valorizações da crítica e da criatividade do aluno (e, consequentemente, do seu crescimento político e social), e da contribuição dos projetos de modelagem para as reflexões intrínsecas a todos os momentos vivenciados por ele. Concluímos o artigo, refletindo sobre as possibilidades pedagógicas oferecidas pela associação dos assuntos inerentes aos temas dos projetos de modelagem com fatos discutidos pela imprensa, romanceados pela literatura e mostrados em filmes e em documentários.
id FICSALLES-1_18669a169edb8bc9d5afe24a6af0c2fa
oai_identifier_str oai:www.fics.edu.br:article/143
network_acronym_str FICSALLES-1
network_name_str Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
repository_id_str
spelling A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatísticaModelagem matemática; Conteúdos estatísticos; Educação estatística crítica; Críticas e reflexõesNeste artigo buscamos mostrar a associação entre aprendizagem curricular de conteúdos estatísticos e reflexões críticas decorrentes dos trabalhos investigativos intrínsecos aos cenários pedagógicos centrados na modelagem matemática. Inserimos este estudo no campo da Educação Estatística Crítica e após algumas considerações teóricas sobre a interface existente entre as competências estatísticas (a literacia, o pensamento e o raciocínio estatísticos) e a modelagem matemática, apresentamos um ambiente de modelagem matemática construído em uma sala de aula de Estatística. Com base nesse ambiente, mostramos a potencialidade pedagógica dos projetos de modelagem matemática, caracterizada de um lado, por contribuições do coletivo em benefício do processo de ensino e de aprendizagem, pela valorização da busca da informação, pela percepção do aluno da relevância da disciplina na sua formação intelectual e profissional, e pela compreensão da realidade ao seu redor. E, de outro lado, tal como preconizado por Skovsmose em seus trabalhos sobre a Educação Matemática Crítica, pelas valorizações da crítica e da criatividade do aluno (e, consequentemente, do seu crescimento político e social), e da contribuição dos projetos de modelagem para as reflexões intrínsecas a todos os momentos vivenciados por ele. Concluímos o artigo, refletindo sobre as possibilidades pedagógicas oferecidas pela associação dos assuntos inerentes aos temas dos projetos de modelagem com fatos discutidos pela imprensa, romanceados pela literatura e mostrados em filmes e em documentários.Faculdades Integradas Campos Salles2012-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/14310.22287/ag.v1i10.143Augusto Guzzo Revista Acadêmica; n. 10 (2012): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 96-1122316-38521518-959710.22287/ag.v1i10reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/143/186Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJacobini, Otávio RobertoFerreira, Denise Helena LombardoCampos, Celso RibeiroWodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti2013-05-13T23:57:51Zoai:www.fics.edu.br:article/143Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2013-05-13T23:57:51Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false
dc.title.none.fl_str_mv A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística
title A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística
spellingShingle A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística
Jacobini, Otávio Roberto
Modelagem matemática; Conteúdos estatísticos; Educação estatística crítica; Críticas e reflexões
title_short A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística
title_full A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística
title_fullStr A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística
title_full_unstemmed A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística
title_sort A modelagem matemática como instrumento de interação entre aprendizagem curricular e reflexões críticas na sala de aula de estatística
author Jacobini, Otávio Roberto
author_facet Jacobini, Otávio Roberto
Ferreira, Denise Helena Lombardo
Campos, Celso Ribeiro
Wodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti
author_role author
author2 Ferreira, Denise Helena Lombardo
Campos, Celso Ribeiro
Wodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacobini, Otávio Roberto
Ferreira, Denise Helena Lombardo
Campos, Celso Ribeiro
Wodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática; Conteúdos estatísticos; Educação estatística crítica; Críticas e reflexões
topic Modelagem matemática; Conteúdos estatísticos; Educação estatística crítica; Críticas e reflexões
description Neste artigo buscamos mostrar a associação entre aprendizagem curricular de conteúdos estatísticos e reflexões críticas decorrentes dos trabalhos investigativos intrínsecos aos cenários pedagógicos centrados na modelagem matemática. Inserimos este estudo no campo da Educação Estatística Crítica e após algumas considerações teóricas sobre a interface existente entre as competências estatísticas (a literacia, o pensamento e o raciocínio estatísticos) e a modelagem matemática, apresentamos um ambiente de modelagem matemática construído em uma sala de aula de Estatística. Com base nesse ambiente, mostramos a potencialidade pedagógica dos projetos de modelagem matemática, caracterizada de um lado, por contribuições do coletivo em benefício do processo de ensino e de aprendizagem, pela valorização da busca da informação, pela percepção do aluno da relevância da disciplina na sua formação intelectual e profissional, e pela compreensão da realidade ao seu redor. E, de outro lado, tal como preconizado por Skovsmose em seus trabalhos sobre a Educação Matemática Crítica, pelas valorizações da crítica e da criatividade do aluno (e, consequentemente, do seu crescimento político e social), e da contribuição dos projetos de modelagem para as reflexões intrínsecas a todos os momentos vivenciados por ele. Concluímos o artigo, refletindo sobre as possibilidades pedagógicas oferecidas pela associação dos assuntos inerentes aos temas dos projetos de modelagem com fatos discutidos pela imprensa, romanceados pela literatura e mostrados em filmes e em documentários.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/143
10.22287/ag.v1i10.143
url http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/143
identifier_str_mv 10.22287/ag.v1i10.143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/143/186
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Campos Salles
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Campos Salles
dc.source.none.fl_str_mv Augusto Guzzo Revista Acadêmica; n. 10 (2012): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 96-112
2316-3852
1518-9597
10.22287/ag.v1i10
reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
instacron:FICSALLES
instname_str Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
instacron_str FICSALLES
institution FICSALLES
reponame_str Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
collection Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
repository.name.fl_str_mv Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
repository.mail.fl_str_mv revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]
_version_ 1754115654036750336