RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/343 |
Resumo: | As diversas inovações tecnológicas que vêm ocorrendo atualmente demandam novas atitudes em sala de aula. Nessa linha, este trabalho apresenta o desenvolvimento de três cenários incorporando modelagem matemática e tecnologia em sala de aula. Com base nesses cenários buscamos analisar as possibilidades pedagógicas da tecnologia, baseada em softwares aplicados no ensino de conteúdos matemáticos ou estatísticos, em ambientes centrados na modelagem matemática. Observamos que temas cotidianos ou profissionais, geralmente do interesse dos alunos e apoiados pela tecnologia, contribuem para minimizar o sentimento de irrelevância de disciplinas da área de matemática e também contribuem para o crescimento dos estudantes tanto em relação à aprendizagem dos conceitos estudados e à aplicabilidade das ferramentas disponíveis no Excel e LINGO. Também, detectamos que os estudantes tornaram mais críticos e envolvidos com os temas aqui trabalhados. |
id |
UFPA-6_25aa1234e7c99e94195ab9987dc1b785 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/343 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULATecnologia educacionalProjetos de modelagemAmbiente de trabalhoConteúdos matemáticos e estatísticosAs diversas inovações tecnológicas que vêm ocorrendo atualmente demandam novas atitudes em sala de aula. Nessa linha, este trabalho apresenta o desenvolvimento de três cenários incorporando modelagem matemática e tecnologia em sala de aula. Com base nesses cenários buscamos analisar as possibilidades pedagógicas da tecnologia, baseada em softwares aplicados no ensino de conteúdos matemáticos ou estatísticos, em ambientes centrados na modelagem matemática. Observamos que temas cotidianos ou profissionais, geralmente do interesse dos alunos e apoiados pela tecnologia, contribuem para minimizar o sentimento de irrelevância de disciplinas da área de matemática e também contribuem para o crescimento dos estudantes tanto em relação à aprendizagem dos conceitos estudados e à aplicabilidade das ferramentas disponíveis no Excel e LINGO. Também, detectamos que os estudantes tornaram mais críticos e envolvidos com os temas aqui trabalhados.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2013-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/343REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 165-1842675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/343/343Copyright (c) 2013 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLombardo Ferreira , Denise Helena Roberto Jacobini, OtávioRibeiro Campos, Celso Lorenzetti Wodewotzki, Maria Lúcia2022-10-15T14:12:27Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/343Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:12:27Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA |
title |
RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA |
spellingShingle |
RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA Lombardo Ferreira , Denise Helena Tecnologia educacional Projetos de modelagem Ambiente de trabalho Conteúdos matemáticos e estatísticos |
title_short |
RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA |
title_full |
RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA |
title_fullStr |
RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA |
title_sort |
RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA |
author |
Lombardo Ferreira , Denise Helena |
author_facet |
Lombardo Ferreira , Denise Helena Roberto Jacobini, Otávio Ribeiro Campos, Celso Lorenzetti Wodewotzki, Maria Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Roberto Jacobini, Otávio Ribeiro Campos, Celso Lorenzetti Wodewotzki, Maria Lúcia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lombardo Ferreira , Denise Helena Roberto Jacobini, Otávio Ribeiro Campos, Celso Lorenzetti Wodewotzki, Maria Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Projetos de modelagem Ambiente de trabalho Conteúdos matemáticos e estatísticos |
topic |
Tecnologia educacional Projetos de modelagem Ambiente de trabalho Conteúdos matemáticos e estatísticos |
description |
As diversas inovações tecnológicas que vêm ocorrendo atualmente demandam novas atitudes em sala de aula. Nessa linha, este trabalho apresenta o desenvolvimento de três cenários incorporando modelagem matemática e tecnologia em sala de aula. Com base nesses cenários buscamos analisar as possibilidades pedagógicas da tecnologia, baseada em softwares aplicados no ensino de conteúdos matemáticos ou estatísticos, em ambientes centrados na modelagem matemática. Observamos que temas cotidianos ou profissionais, geralmente do interesse dos alunos e apoiados pela tecnologia, contribuem para minimizar o sentimento de irrelevância de disciplinas da área de matemática e também contribuem para o crescimento dos estudantes tanto em relação à aprendizagem dos conceitos estudados e à aplicabilidade das ferramentas disponíveis no Excel e LINGO. Também, detectamos que os estudantes tornaram mais críticos e envolvidos com os temas aqui trabalhados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/343 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/343/343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 165-184 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004168232960 |