RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lombardo Ferreira , Denise Helena
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Roberto Jacobini, Otávio, Ribeiro Campos, Celso, Lorenzetti Wodewotzki, Maria Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/343
Resumo: As diversas inovações tecnológicas que vêm ocorrendo atualmente demandam novas atitudes em sala de aula. Nessa linha, este trabalho apresenta o desenvolvimento de três cenários incorporando modelagem matemática e tecnologia em sala de aula. Com base nesses cenários buscamos analisar as possibilidades pedagógicas da tecnologia, baseada em softwares aplicados no ensino de conteúdos matemáticos ou estatísticos, em ambientes centrados na modelagem matemática. Observamos que temas cotidianos ou profissionais, geralmente do interesse dos alunos e apoiados pela tecnologia, contribuem para minimizar o sentimento de irrelevância de disciplinas da área de matemática e também  contribuem  para  o crescimento  dos estudantes  tanto em  relação  à aprendizagem dos conceitos estudados e à aplicabilidade das ferramentas disponíveis  no  Excel  e  LINGO.  Também,  detectamos  que  os  estudantes tornaram mais críticos e envolvidos com os temas aqui trabalhados.
id UFPA-6_25aa1234e7c99e94195ab9987dc1b785
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/343
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULATecnologia educacionalProjetos de modelagemAmbiente de trabalhoConteúdos matemáticos e estatísticosAs diversas inovações tecnológicas que vêm ocorrendo atualmente demandam novas atitudes em sala de aula. Nessa linha, este trabalho apresenta o desenvolvimento de três cenários incorporando modelagem matemática e tecnologia em sala de aula. Com base nesses cenários buscamos analisar as possibilidades pedagógicas da tecnologia, baseada em softwares aplicados no ensino de conteúdos matemáticos ou estatísticos, em ambientes centrados na modelagem matemática. Observamos que temas cotidianos ou profissionais, geralmente do interesse dos alunos e apoiados pela tecnologia, contribuem para minimizar o sentimento de irrelevância de disciplinas da área de matemática e também  contribuem  para  o crescimento  dos estudantes  tanto em  relação  à aprendizagem dos conceitos estudados e à aplicabilidade das ferramentas disponíveis  no  Excel  e  LINGO.  Também,  detectamos  que  os  estudantes tornaram mais críticos e envolvidos com os temas aqui trabalhados.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2013-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/343REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 165-1842675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/343/343Copyright (c) 2013 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLombardo Ferreira , Denise Helena Roberto Jacobini, OtávioRibeiro Campos, Celso Lorenzetti Wodewotzki, Maria Lúcia2022-10-15T14:12:27Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/343Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:12:27Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA
title RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA
spellingShingle RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA
Lombardo Ferreira , Denise Helena
Tecnologia educacional
Projetos de modelagem
Ambiente de trabalho
Conteúdos matemáticos e estatísticos
title_short RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA
title_full RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA
title_fullStr RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA
title_full_unstemmed RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA
title_sort RECURSOS TECNOLÓGICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: TRÊS EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULA
author Lombardo Ferreira , Denise Helena
author_facet Lombardo Ferreira , Denise Helena
Roberto Jacobini, Otávio
Ribeiro Campos, Celso
Lorenzetti Wodewotzki, Maria Lúcia
author_role author
author2 Roberto Jacobini, Otávio
Ribeiro Campos, Celso
Lorenzetti Wodewotzki, Maria Lúcia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lombardo Ferreira , Denise Helena
Roberto Jacobini, Otávio
Ribeiro Campos, Celso
Lorenzetti Wodewotzki, Maria Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Projetos de modelagem
Ambiente de trabalho
Conteúdos matemáticos e estatísticos
topic Tecnologia educacional
Projetos de modelagem
Ambiente de trabalho
Conteúdos matemáticos e estatísticos
description As diversas inovações tecnológicas que vêm ocorrendo atualmente demandam novas atitudes em sala de aula. Nessa linha, este trabalho apresenta o desenvolvimento de três cenários incorporando modelagem matemática e tecnologia em sala de aula. Com base nesses cenários buscamos analisar as possibilidades pedagógicas da tecnologia, baseada em softwares aplicados no ensino de conteúdos matemáticos ou estatísticos, em ambientes centrados na modelagem matemática. Observamos que temas cotidianos ou profissionais, geralmente do interesse dos alunos e apoiados pela tecnologia, contribuem para minimizar o sentimento de irrelevância de disciplinas da área de matemática e também  contribuem  para  o crescimento  dos estudantes  tanto em  relação  à aprendizagem dos conceitos estudados e à aplicabilidade das ferramentas disponíveis  no  Excel  e  LINGO.  Também,  detectamos  que  os  estudantes tornaram mais críticos e envolvidos com os temas aqui trabalhados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/343
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/343/343
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 165-184
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004168232960