Literatura Afro-Brasileira e Indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
Texto Completo: | http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/414 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal destacar a importância do uso da literatura afro-brasileira e indígena como ferramentas imprescindíveis de combate ao racismo, ao preconceito e à intolerância, assim contribuindo para a desconstrução dos mais variados estereótipos e valorização da autoestima de crianças negras e indígenas. Esse trabalho com essas literaturas pode ser visto e pensado como uma ação afirmativa e, por essa razão, deve ser iniciado no espaço educacional nos primeiros anos de escolarização, pois a partir dessa fase podemos como educadores contribuir para a formação da autoestima dos nossos alunos e ensiná-los a respeitar uns aos outros.E assim também contribuir para o fortalecimento das relações étnico-raciais, a partir do respeito e da valorização da cultura e identidade do outro que também é representado com respeito e dignidade nas histórias lidas em sala de aula. |
id |
FICSALLES-1_b29243d64b3f559f564b84b407611b05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.fics.edu.br:article/414 |
network_acronym_str |
FICSALLES-1 |
network_name_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura Afro-Brasileira e IndígenaO presente trabalho tem como objetivo principal destacar a importância do uso da literatura afro-brasileira e indígena como ferramentas imprescindíveis de combate ao racismo, ao preconceito e à intolerância, assim contribuindo para a desconstrução dos mais variados estereótipos e valorização da autoestima de crianças negras e indígenas. Esse trabalho com essas literaturas pode ser visto e pensado como uma ação afirmativa e, por essa razão, deve ser iniciado no espaço educacional nos primeiros anos de escolarização, pois a partir dessa fase podemos como educadores contribuir para a formação da autoestima dos nossos alunos e ensiná-los a respeitar uns aos outros.E assim também contribuir para o fortalecimento das relações étnico-raciais, a partir do respeito e da valorização da cultura e identidade do outro que também é representado com respeito e dignidade nas histórias lidas em sala de aula.Faculdades Integradas Campos Salles2017-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/41410.22287/ag.v1i18.414Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 18 (2016): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 367-3752316-38521518-959710.22287/ag.v1i18reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/414/479Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAgustini, Sueli ReginaCordeiro, Camila Nascimento2017-07-22T04:30:30Zoai:www.fics.edu.br:article/414Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2017-07-22T04:30:30Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura Afro-Brasileira e Indígena |
title |
Literatura Afro-Brasileira e Indígena |
spellingShingle |
Literatura Afro-Brasileira e Indígena Agustini, Sueli Regina |
title_short |
Literatura Afro-Brasileira e Indígena |
title_full |
Literatura Afro-Brasileira e Indígena |
title_fullStr |
Literatura Afro-Brasileira e Indígena |
title_full_unstemmed |
Literatura Afro-Brasileira e Indígena |
title_sort |
Literatura Afro-Brasileira e Indígena |
author |
Agustini, Sueli Regina |
author_facet |
Agustini, Sueli Regina Cordeiro, Camila Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Camila Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agustini, Sueli Regina Cordeiro, Camila Nascimento |
description |
O presente trabalho tem como objetivo principal destacar a importância do uso da literatura afro-brasileira e indígena como ferramentas imprescindíveis de combate ao racismo, ao preconceito e à intolerância, assim contribuindo para a desconstrução dos mais variados estereótipos e valorização da autoestima de crianças negras e indígenas. Esse trabalho com essas literaturas pode ser visto e pensado como uma ação afirmativa e, por essa razão, deve ser iniciado no espaço educacional nos primeiros anos de escolarização, pois a partir dessa fase podemos como educadores contribuir para a formação da autoestima dos nossos alunos e ensiná-los a respeitar uns aos outros.E assim também contribuir para o fortalecimento das relações étnico-raciais, a partir do respeito e da valorização da cultura e identidade do outro que também é representado com respeito e dignidade nas histórias lidas em sala de aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/414 10.22287/ag.v1i18.414 |
url |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/414 |
identifier_str_mv |
10.22287/ag.v1i18.414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/414/479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
dc.source.none.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 18 (2016): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 367-375 2316-3852 1518-9597 10.22287/ag.v1i18 reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) instacron:FICSALLES |
instname_str |
Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
instacron_str |
FICSALLES |
institution |
FICSALLES |
reponame_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
collection |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ] |
_version_ |
1754115653310087168 |