UMA SALA DE AULA NA PROPOSTA DE ENSINO MODULAR : ESPAÇO A SER RETOMADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
Texto Completo: http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/69
Resumo: Sistema de Ensino Modular, considerando o reflexo desse sistema no trabalho em sala de aula. Para tanto, acompanhamos duas classes de 5ª série, localizadas em duas escolas públicas do Estado de São Paulo ( uma Modular e outra Regular ) , utilizando os seguintes instrumentos metodológicos: observação em sala de aula, questionários respondidos pelo corpo discente e docente e entrevistas com alunos da Escola Modular. Os dados foram analisados em função das categorias que foram se constituindo ao longo das observações em sala de aula : interação professor/aluno, organização do trabalho docente, relação do professor e do aluno com o conhecimento, tendo em vista a linguagem como mediação e como processo de ação que é social. Da análise, podemos afirmar que: 1) A qualidade da interação social que se estabeleceu nas classes observadas dependeu mais das concepções de linguagem/conhecimento assumidas pelas professoras, do que de uma mudança na estrutura da escola. 2) Os resultados mais satisfatórios no processo de ensino foram observados no trabalho que a professora da Escola Regular desenvolveu em sala de aula, ou seja, sua formação, sua experiência e seu compromisso é que determinaram.)) Os projetas pedagógicos apresentados pelas escolas não foram construídos coletivamente. Embora existam projetas documentados, não foi possível estabelecer relações entre documentos e as ações desenvolvidas pelas professoras observadas. 4) Os alunos da Escola Modular referem-se às vantagens desse sistema, em termos da possível facilitação decorrente do fato de terem de cursar apenas uma disciplina durante o período letivo, sem pouparem críticas ao cansaço entediante que vem marcando as aulas. Assumem, entretanto, as responsabilidades pelos seus fracassos. A pesquisa aponta, também, a necessidade de se repensar a implantação de projetas pedagógicos construídos fora dos contextos em que serão implementados.
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