UMA SALA DE AULA NA PROPOSTA DE ENSINO MODULAR : ESPAÇO A SER RETOMADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
Texto Completo: | http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/69 |
Resumo: | Sistema de Ensino Modular, considerando o reflexo desse sistema no trabalho em sala de aula. Para tanto, acompanhamos duas classes de 5ª série, localizadas em duas escolas públicas do Estado de São Paulo ( uma Modular e outra Regular ) , utilizando os seguintes instrumentos metodológicos: observação em sala de aula, questionários respondidos pelo corpo discente e docente e entrevistas com alunos da Escola Modular. Os dados foram analisados em função das categorias que foram se constituindo ao longo das observações em sala de aula : interação professor/aluno, organização do trabalho docente, relação do professor e do aluno com o conhecimento, tendo em vista a linguagem como mediação e como processo de ação que é social. Da análise, podemos afirmar que: 1) A qualidade da interação social que se estabeleceu nas classes observadas dependeu mais das concepções de linguagem/conhecimento assumidas pelas professoras, do que de uma mudança na estrutura da escola. 2) Os resultados mais satisfatórios no processo de ensino foram observados no trabalho que a professora da Escola Regular desenvolveu em sala de aula, ou seja, sua formação, sua experiência e seu compromisso é que determinaram.)) Os projetas pedagógicos apresentados pelas escolas não foram construídos coletivamente. Embora existam projetas documentados, não foi possível estabelecer relações entre documentos e as ações desenvolvidas pelas professoras observadas. 4) Os alunos da Escola Modular referem-se às vantagens desse sistema, em termos da possível facilitação decorrente do fato de terem de cursar apenas uma disciplina durante o período letivo, sem pouparem críticas ao cansaço entediante que vem marcando as aulas. Assumem, entretanto, as responsabilidades pelos seus fracassos. A pesquisa aponta, também, a necessidade de se repensar a implantação de projetas pedagógicos construídos fora dos contextos em que serão implementados. |
id |
FICSALLES-1_b5d3108592666524dd1999e259944a50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.fics.edu.br:article/69 |
network_acronym_str |
FICSALLES-1 |
network_name_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA SALA DE AULA NA PROPOSTA DE ENSINO MODULAR : ESPAÇO A SER RETOMADOSistema de Ensino Modular, considerando o reflexo desse sistema no trabalho em sala de aula. Para tanto, acompanhamos duas classes de 5ª série, localizadas em duas escolas públicas do Estado de São Paulo ( uma Modular e outra Regular ) , utilizando os seguintes instrumentos metodológicos: observação em sala de aula, questionários respondidos pelo corpo discente e docente e entrevistas com alunos da Escola Modular. Os dados foram analisados em função das categorias que foram se constituindo ao longo das observações em sala de aula : interação professor/aluno, organização do trabalho docente, relação do professor e do aluno com o conhecimento, tendo em vista a linguagem como mediação e como processo de ação que é social. Da análise, podemos afirmar que: 1) A qualidade da interação social que se estabeleceu nas classes observadas dependeu mais das concepções de linguagem/conhecimento assumidas pelas professoras, do que de uma mudança na estrutura da escola. 2) Os resultados mais satisfatórios no processo de ensino foram observados no trabalho que a professora da Escola Regular desenvolveu em sala de aula, ou seja, sua formação, sua experiência e seu compromisso é que determinaram.)) Os projetas pedagógicos apresentados pelas escolas não foram construídos coletivamente. Embora existam projetas documentados, não foi possível estabelecer relações entre documentos e as ações desenvolvidas pelas professoras observadas. 4) Os alunos da Escola Modular referem-se às vantagens desse sistema, em termos da possível facilitação decorrente do fato de terem de cursar apenas uma disciplina durante o período letivo, sem pouparem críticas ao cansaço entediante que vem marcando as aulas. Assumem, entretanto, as responsabilidades pelos seus fracassos. A pesquisa aponta, também, a necessidade de se repensar a implantação de projetas pedagógicos construídos fora dos contextos em que serão implementados.Faculdades Integradas Campos Salles2012-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/6910.22287/ag.v2i1.69Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 2 n. 1 (2000): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 18-342316-38521518-959710.22287/ag.v2i1reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/69/80Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Maria de Fátima Ramos de2012-09-11T13:32:40Zoai:www.fics.edu.br:article/69Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2012-09-11T13:32:40Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA SALA DE AULA NA PROPOSTA DE ENSINO MODULAR : ESPAÇO A SER RETOMADO |
title |
UMA SALA DE AULA NA PROPOSTA DE ENSINO MODULAR : ESPAÇO A SER RETOMADO |
spellingShingle |
UMA SALA DE AULA NA PROPOSTA DE ENSINO MODULAR : ESPAÇO A SER RETOMADO Andrade, Maria de Fátima Ramos de |
title_short |
UMA SALA DE AULA NA PROPOSTA DE ENSINO MODULAR : ESPAÇO A SER RETOMADO |
title_full |
UMA SALA DE AULA NA PROPOSTA DE ENSINO MODULAR : ESPAÇO A SER RETOMADO |
title_fullStr |
UMA SALA DE AULA NA PROPOSTA DE ENSINO MODULAR : ESPAÇO A SER RETOMADO |
title_full_unstemmed |
UMA SALA DE AULA NA PROPOSTA DE ENSINO MODULAR : ESPAÇO A SER RETOMADO |
title_sort |
UMA SALA DE AULA NA PROPOSTA DE ENSINO MODULAR : ESPAÇO A SER RETOMADO |
author |
Andrade, Maria de Fátima Ramos de |
author_facet |
Andrade, Maria de Fátima Ramos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Maria de Fátima Ramos de |
description |
Sistema de Ensino Modular, considerando o reflexo desse sistema no trabalho em sala de aula. Para tanto, acompanhamos duas classes de 5ª série, localizadas em duas escolas públicas do Estado de São Paulo ( uma Modular e outra Regular ) , utilizando os seguintes instrumentos metodológicos: observação em sala de aula, questionários respondidos pelo corpo discente e docente e entrevistas com alunos da Escola Modular. Os dados foram analisados em função das categorias que foram se constituindo ao longo das observações em sala de aula : interação professor/aluno, organização do trabalho docente, relação do professor e do aluno com o conhecimento, tendo em vista a linguagem como mediação e como processo de ação que é social. Da análise, podemos afirmar que: 1) A qualidade da interação social que se estabeleceu nas classes observadas dependeu mais das concepções de linguagem/conhecimento assumidas pelas professoras, do que de uma mudança na estrutura da escola. 2) Os resultados mais satisfatórios no processo de ensino foram observados no trabalho que a professora da Escola Regular desenvolveu em sala de aula, ou seja, sua formação, sua experiência e seu compromisso é que determinaram.)) Os projetas pedagógicos apresentados pelas escolas não foram construídos coletivamente. Embora existam projetas documentados, não foi possível estabelecer relações entre documentos e as ações desenvolvidas pelas professoras observadas. 4) Os alunos da Escola Modular referem-se às vantagens desse sistema, em termos da possível facilitação decorrente do fato de terem de cursar apenas uma disciplina durante o período letivo, sem pouparem críticas ao cansaço entediante que vem marcando as aulas. Assumem, entretanto, as responsabilidades pelos seus fracassos. A pesquisa aponta, também, a necessidade de se repensar a implantação de projetas pedagógicos construídos fora dos contextos em que serão implementados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/69 10.22287/ag.v2i1.69 |
url |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/69 |
identifier_str_mv |
10.22287/ag.v2i1.69 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/69/80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
dc.source.none.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 2 n. 1 (2000): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 18-34 2316-3852 1518-9597 10.22287/ag.v2i1 reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) instacron:FICSALLES |
instname_str |
Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
instacron_str |
FICSALLES |
institution |
FICSALLES |
reponame_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
collection |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ] |
_version_ |
1754115653187403776 |