Acerca da axiologia na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luzia Batista de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
Texto Completo: http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/85
Resumo: Conceitos novos em educação ou conceitos permanentes? Ética, Conflito, Emancipação, Logos, Natureza e Ampliação da Consciência: do senso comum ao senso crítico ou a "falta de senso" no ensino contemporâneo. Chama a atenção hoje, nas instituições escolares, a preocupação cada vez maior sobre a questão dos valores. Mas como falar de valores, quando não é o aluno que "ignora" a existência destes? Será que são os valores individuais e coletivos que funcionam como "valoração" das instituições? Falar de ética (ethos) é reconhecer o trono de ananke (deusa da necessidade) e de telos (finalidade), é buscar a verdadeira eudaimonia (felicidade) ou vocação da educação.
id FICSALLES-1_d7ce1a969655201e7451a547d5b6edf4
oai_identifier_str oai:www.fics.edu.br:article/85
network_acronym_str FICSALLES-1
network_name_str Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
repository_id_str
spelling Acerca da axiologia na educaçãoConceitos novos em educação ou conceitos permanentes? Ética, Conflito, Emancipação, Logos, Natureza e Ampliação da Consciência: do senso comum ao senso crítico ou a "falta de senso" no ensino contemporâneo. Chama a atenção hoje, nas instituições escolares, a preocupação cada vez maior sobre a questão dos valores. Mas como falar de valores, quando não é o aluno que "ignora" a existência destes? Será que são os valores individuais e coletivos que funcionam como "valoração" das instituições? Falar de ética (ethos) é reconhecer o trono de ananke (deusa da necessidade) e de telos (finalidade), é buscar a verdadeira eudaimonia (felicidade) ou vocação da educação.Faculdades Integradas Campos Salles2012-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/8510.22287/ag.v0i2.85Augusto Guzzo Revista Acadêmica; n. 2 (2001): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 85-952316-38521518-959710.22287/ag.v0i2reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/85/97Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luzia Batista de Oliveira2012-09-10T14:25:51Zoai:www.fics.edu.br:article/85Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2012-09-10T14:25:51Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false
dc.title.none.fl_str_mv Acerca da axiologia na educação
title Acerca da axiologia na educação
spellingShingle Acerca da axiologia na educação
Silva, Luzia Batista de Oliveira
title_short Acerca da axiologia na educação
title_full Acerca da axiologia na educação
title_fullStr Acerca da axiologia na educação
title_full_unstemmed Acerca da axiologia na educação
title_sort Acerca da axiologia na educação
author Silva, Luzia Batista de Oliveira
author_facet Silva, Luzia Batista de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luzia Batista de Oliveira
description Conceitos novos em educação ou conceitos permanentes? Ética, Conflito, Emancipação, Logos, Natureza e Ampliação da Consciência: do senso comum ao senso crítico ou a "falta de senso" no ensino contemporâneo. Chama a atenção hoje, nas instituições escolares, a preocupação cada vez maior sobre a questão dos valores. Mas como falar de valores, quando não é o aluno que "ignora" a existência destes? Será que são os valores individuais e coletivos que funcionam como "valoração" das instituições? Falar de ética (ethos) é reconhecer o trono de ananke (deusa da necessidade) e de telos (finalidade), é buscar a verdadeira eudaimonia (felicidade) ou vocação da educação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/85
10.22287/ag.v0i2.85
url http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/85
identifier_str_mv 10.22287/ag.v0i2.85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/85/97
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Campos Salles
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Campos Salles
dc.source.none.fl_str_mv Augusto Guzzo Revista Acadêmica; n. 2 (2001): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 85-95
2316-3852
1518-9597
10.22287/ag.v0i2
reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
instacron:FICSALLES
instname_str Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
instacron_str FICSALLES
institution FICSALLES
reponame_str Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
collection Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
repository.name.fl_str_mv Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
repository.mail.fl_str_mv revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]
_version_ 1754115653194743808