Críticas à Resolução CNE/CES Nº9/2004 e Sugestões para o Novo Marco Regulatório do Ensino Jurídico Brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
Texto Completo: | http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/249 |
Resumo: | O objetivo desse texto é o de apresentar considerações acerca das diretrizes curriculares dos cursos de direito no Brasil. Fez-se breve retrospectiva sobre os mesmos, analisaram-se os dados colhidos no ENADE 2012 e apontaram-se as distorções decorrentes da regulação do ensino jurídico no Brasil. À guisa de conclusão, apresentaram-se sugestões para o futuro marco regulatório do ensino jurídico brasileiro. As sugestões contidas nesse texto, exclusivamente de cunho pessoal do autor e não traduzem a opinião de qualquer instituição, foram externalizadas oralmente na audiência pública realizada pela OAB/SP em julho de 2013 e na reunião aberta realizada pelo MEC na Faculdade de Direito da USP em outubro de 2013. |
id |
FICSALLES-1_efeb47c08f00a21abbafd12a6736cff2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.fics.edu.br:article/249 |
network_acronym_str |
FICSALLES-1 |
network_name_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Críticas à Resolução CNE/CES Nº9/2004 e Sugestões para o Novo Marco Regulatório do Ensino Jurídico Brasileiroensino jurídico; ensino superior; cursos jurídicosO objetivo desse texto é o de apresentar considerações acerca das diretrizes curriculares dos cursos de direito no Brasil. Fez-se breve retrospectiva sobre os mesmos, analisaram-se os dados colhidos no ENADE 2012 e apontaram-se as distorções decorrentes da regulação do ensino jurídico no Brasil. À guisa de conclusão, apresentaram-se sugestões para o futuro marco regulatório do ensino jurídico brasileiro. As sugestões contidas nesse texto, exclusivamente de cunho pessoal do autor e não traduzem a opinião de qualquer instituição, foram externalizadas oralmente na audiência pública realizada pela OAB/SP em julho de 2013 e na reunião aberta realizada pelo MEC na Faculdade de Direito da USP em outubro de 2013.Faculdades Integradas Campos Salles2014-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/24910.22287/ag.v1i14.249Augusto Guzzo Revista Acadêmica; n. 14 (2014): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 229- 2402316-38521518-959710.22287/ag.v1i14reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/249/356Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTomasevicius Filho, Eduardo2014-12-30T16:44:44Zoai:www.fics.edu.br:article/249Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2014-12-30T16:44:44Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Críticas à Resolução CNE/CES Nº9/2004 e Sugestões para o Novo Marco Regulatório do Ensino Jurídico Brasileiro |
title |
Críticas à Resolução CNE/CES Nº9/2004 e Sugestões para o Novo Marco Regulatório do Ensino Jurídico Brasileiro |
spellingShingle |
Críticas à Resolução CNE/CES Nº9/2004 e Sugestões para o Novo Marco Regulatório do Ensino Jurídico Brasileiro Tomasevicius Filho, Eduardo ensino jurídico; ensino superior; cursos jurídicos |
title_short |
Críticas à Resolução CNE/CES Nº9/2004 e Sugestões para o Novo Marco Regulatório do Ensino Jurídico Brasileiro |
title_full |
Críticas à Resolução CNE/CES Nº9/2004 e Sugestões para o Novo Marco Regulatório do Ensino Jurídico Brasileiro |
title_fullStr |
Críticas à Resolução CNE/CES Nº9/2004 e Sugestões para o Novo Marco Regulatório do Ensino Jurídico Brasileiro |
title_full_unstemmed |
Críticas à Resolução CNE/CES Nº9/2004 e Sugestões para o Novo Marco Regulatório do Ensino Jurídico Brasileiro |
title_sort |
Críticas à Resolução CNE/CES Nº9/2004 e Sugestões para o Novo Marco Regulatório do Ensino Jurídico Brasileiro |
author |
Tomasevicius Filho, Eduardo |
author_facet |
Tomasevicius Filho, Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomasevicius Filho, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino jurídico; ensino superior; cursos jurídicos |
topic |
ensino jurídico; ensino superior; cursos jurídicos |
description |
O objetivo desse texto é o de apresentar considerações acerca das diretrizes curriculares dos cursos de direito no Brasil. Fez-se breve retrospectiva sobre os mesmos, analisaram-se os dados colhidos no ENADE 2012 e apontaram-se as distorções decorrentes da regulação do ensino jurídico no Brasil. À guisa de conclusão, apresentaram-se sugestões para o futuro marco regulatório do ensino jurídico brasileiro. As sugestões contidas nesse texto, exclusivamente de cunho pessoal do autor e não traduzem a opinião de qualquer instituição, foram externalizadas oralmente na audiência pública realizada pela OAB/SP em julho de 2013 e na reunião aberta realizada pelo MEC na Faculdade de Direito da USP em outubro de 2013. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/249 10.22287/ag.v1i14.249 |
url |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/249 |
identifier_str_mv |
10.22287/ag.v1i14.249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/249/356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
dc.source.none.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica; n. 14 (2014): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 229- 240 2316-3852 1518-9597 10.22287/ag.v1i14 reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) instacron:FICSALLES |
instname_str |
Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
instacron_str |
FICSALLES |
institution |
FICSALLES |
reponame_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
collection |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ] |
_version_ |
1754115653716934656 |