Anatomia foliar comparada de quatro espécies da família Lauraceae

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Carlos Alexandre
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Azevedo, Aristea Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Fitos
DOI: 10.32712/2446-4775.2019.771
Texto Completo: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/771
Resumo: Estudou-se a anatomia foliar de Ocotea paulensis Vatt., Ocotea odorifera (Vell.) J. G. Rohwer, Nectandra lanceolata Nees et Mart. ex Nees e Nectandra rigida (H.B.K) Nees, com o objetivo de identificar caracteres anatômicos que possam auxiliar na identificação destas espécies. O número de células que formam os tricomas, o tipo de estômato, a formação de periderme no pecíolo, os contrafortes na parede periclinal externa das células epidérmicas, a conformação do bordo foliar, a presença de hipoderme, a conformação do sistema vascular na nervura mediana e o padrão de venação apresentaram diferenças marcantes, possibilitando a separação das espécies, baseada nestes caracteres.
id FIOCRUZ-1_4a6cd747f59077b3c728710db5ec5e05
oai_identifier_str oai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/771
network_acronym_str FIOCRUZ-1
network_name_str Revista Fitos
spelling Anatomia foliar comparada de quatro espécies da família LauraceaeAnatomia foliarTaxonomiaLauraceaeNectandraOcotea.Estudou-se a anatomia foliar de Ocotea paulensis Vatt., Ocotea odorifera (Vell.) J. G. Rohwer, Nectandra lanceolata Nees et Mart. ex Nees e Nectandra rigida (H.B.K) Nees, com o objetivo de identificar caracteres anatômicos que possam auxiliar na identificação destas espécies. O número de células que formam os tricomas, o tipo de estômato, a formação de periderme no pecíolo, os contrafortes na parede periclinal externa das células epidérmicas, a conformação do bordo foliar, a presença de hipoderme, a conformação do sistema vascular na nervura mediana e o padrão de venação apresentaram diferenças marcantes, possibilitando a separação das espécies, baseada nestes caracteres.Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz2019-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/77110.32712/2446-4775.2019.771Revista Fitos; Vol. 13 No. 3 (2019); 142-162Revista Fitos; Vol. 13 Núm. 3 (2019); 142-162Revista Fitos; v. 13 n. 3 (2019); 142-1622446-47751808-9569reponame:Revista Fitosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/771/608https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/771/609Copyright (c) 2019 Revista Fitosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Carlos AlexandreAzevedo, Aristea Alves2019-12-20T13:02:03Zoai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/771Revistahttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/PUBhttp://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/oairevistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br2446-47752446-4775opendoar:2019-12-20T13:02:03Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Anatomia foliar comparada de quatro espécies da família Lauraceae
title Anatomia foliar comparada de quatro espécies da família Lauraceae
spellingShingle Anatomia foliar comparada de quatro espécies da família Lauraceae
Anatomia foliar comparada de quatro espécies da família Lauraceae
Marques, Carlos Alexandre
Anatomia foliar
Taxonomia
Lauraceae
Nectandra
Ocotea.
Marques, Carlos Alexandre
Anatomia foliar
Taxonomia
Lauraceae
Nectandra
Ocotea.
title_short Anatomia foliar comparada de quatro espécies da família Lauraceae
title_full Anatomia foliar comparada de quatro espécies da família Lauraceae
title_fullStr Anatomia foliar comparada de quatro espécies da família Lauraceae
Anatomia foliar comparada de quatro espécies da família Lauraceae
title_full_unstemmed Anatomia foliar comparada de quatro espécies da família Lauraceae
Anatomia foliar comparada de quatro espécies da família Lauraceae
title_sort Anatomia foliar comparada de quatro espécies da família Lauraceae
author Marques, Carlos Alexandre
author_facet Marques, Carlos Alexandre
Marques, Carlos Alexandre
Azevedo, Aristea Alves
Azevedo, Aristea Alves
author_role author
author2 Azevedo, Aristea Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Carlos Alexandre
Azevedo, Aristea Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia foliar
Taxonomia
Lauraceae
Nectandra
Ocotea.
topic Anatomia foliar
Taxonomia
Lauraceae
Nectandra
Ocotea.
description Estudou-se a anatomia foliar de Ocotea paulensis Vatt., Ocotea odorifera (Vell.) J. G. Rohwer, Nectandra lanceolata Nees et Mart. ex Nees e Nectandra rigida (H.B.K) Nees, com o objetivo de identificar caracteres anatômicos que possam auxiliar na identificação destas espécies. O número de células que formam os tricomas, o tipo de estômato, a formação de periderme no pecíolo, os contrafortes na parede periclinal externa das células epidérmicas, a conformação do bordo foliar, a presença de hipoderme, a conformação do sistema vascular na nervura mediana e o padrão de venação apresentaram diferenças marcantes, possibilitando a separação das espécies, baseada nestes caracteres.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/771
10.32712/2446-4775.2019.771
url https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/771
identifier_str_mv 10.32712/2446-4775.2019.771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/771/608
https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/771/609
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Fitos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Fitos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
dc.source.none.fl_str_mv Revista Fitos; Vol. 13 No. 3 (2019); 142-162
Revista Fitos; Vol. 13 Núm. 3 (2019); 142-162
Revista Fitos; v. 13 n. 3 (2019); 142-162
2446-4775
1808-9569
reponame:Revista Fitos
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Revista Fitos
collection Revista Fitos
repository.name.fl_str_mv Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br
_version_ 1822181190313967616
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.32712/2446-4775.2019.771