Epiderme foliar de espécies de Ocotea Aubl. (Lauraceae) do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Tamiris Bianca
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235606
Resumo: No Brasil, a família Lauraceae Juss. está representada por 24 gêneros, dentre os quais destaca-se o gênero Ocotea Aubl., para o qual Jens Rohwer (1986) realizou o tratamento taxonômico-nomenclatural das espécies e propôs uma classificação informal das mesmas em grupos, de acordo com a afinidade de suas características. Até o momento, a maioria das sinonímias propostas e os grupos informais das espécies de Ocotea não foram verificados. Portanto, o objetivo deste trabalho foi revisar alguns dos grupos de espécies desse gênero propostos por Rohwer através do exame de 38 espécies de 18 grupos distintos e tendo a análise de epiderme foliar como subsídio taxonômico. A análise dos caracteres foliares ocorreu através de Microscopia de Luz e Microscopia Eletrônica de Varredura e, a partir dos caracteres anatômicos observados, foi elaborada uma chave interativa de múltiplas entradas. Com base nos resultados descritos foi possível rever uma parte dos grupos informais e das espécies tratadas isoladamente por Rower, apontando alguns grupos ou espécies (de dentro dos grupos ou isoladas) que poderão ser realocados ou que deverão ser melhor estudados, como é o caso da aproximação feita entre as espécies O. aciphylla e O. spixiana com o grupo O. velutina, o isolamento de O. amazonica das demais espécies e grupos, e a disjunção das espécies O. glauca e O. nutans pertencentes ao grupo O. dispersa, por exemplo.
id UNSP_e29ff39a14cb5a50409f7efc1827845f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235606
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Epiderme foliar de espécies de Ocotea Aubl. (Lauraceae) do BrasilLeaf epidermis of Ocotea Aubl. species (Lauraceae) from BrazilTaxonomia vegetalAnatomia vegetalLauraceaeOcoteaCutículaEstômatoNo Brasil, a família Lauraceae Juss. está representada por 24 gêneros, dentre os quais destaca-se o gênero Ocotea Aubl., para o qual Jens Rohwer (1986) realizou o tratamento taxonômico-nomenclatural das espécies e propôs uma classificação informal das mesmas em grupos, de acordo com a afinidade de suas características. Até o momento, a maioria das sinonímias propostas e os grupos informais das espécies de Ocotea não foram verificados. Portanto, o objetivo deste trabalho foi revisar alguns dos grupos de espécies desse gênero propostos por Rohwer através do exame de 38 espécies de 18 grupos distintos e tendo a análise de epiderme foliar como subsídio taxonômico. A análise dos caracteres foliares ocorreu através de Microscopia de Luz e Microscopia Eletrônica de Varredura e, a partir dos caracteres anatômicos observados, foi elaborada uma chave interativa de múltiplas entradas. Com base nos resultados descritos foi possível rever uma parte dos grupos informais e das espécies tratadas isoladamente por Rower, apontando alguns grupos ou espécies (de dentro dos grupos ou isoladas) que poderão ser realocados ou que deverão ser melhor estudados, como é o caso da aproximação feita entre as espécies O. aciphylla e O. spixiana com o grupo O. velutina, o isolamento de O. amazonica das demais espécies e grupos, e a disjunção das espécies O. glauca e O. nutans pertencentes ao grupo O. dispersa, por exemplo.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Pedro Luís Rodrigues de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Tamiris Bianca2022-07-14T14:11:12Z2022-07-14T14:11:12Z2019/12/10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235606porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-28T06:15:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235606Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-28T06:15:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Epiderme foliar de espécies de Ocotea Aubl. (Lauraceae) do Brasil
Leaf epidermis of Ocotea Aubl. species (Lauraceae) from Brazil
title Epiderme foliar de espécies de Ocotea Aubl. (Lauraceae) do Brasil
spellingShingle Epiderme foliar de espécies de Ocotea Aubl. (Lauraceae) do Brasil
Fernandes, Tamiris Bianca
Taxonomia vegetal
Anatomia vegetal
Lauraceae
Ocotea
Cutícula
Estômato
title_short Epiderme foliar de espécies de Ocotea Aubl. (Lauraceae) do Brasil
title_full Epiderme foliar de espécies de Ocotea Aubl. (Lauraceae) do Brasil
title_fullStr Epiderme foliar de espécies de Ocotea Aubl. (Lauraceae) do Brasil
title_full_unstemmed Epiderme foliar de espécies de Ocotea Aubl. (Lauraceae) do Brasil
title_sort Epiderme foliar de espécies de Ocotea Aubl. (Lauraceae) do Brasil
author Fernandes, Tamiris Bianca
author_facet Fernandes, Tamiris Bianca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Pedro Luís Rodrigues de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Tamiris Bianca
dc.subject.por.fl_str_mv Taxonomia vegetal
Anatomia vegetal
Lauraceae
Ocotea
Cutícula
Estômato
topic Taxonomia vegetal
Anatomia vegetal
Lauraceae
Ocotea
Cutícula
Estômato
description No Brasil, a família Lauraceae Juss. está representada por 24 gêneros, dentre os quais destaca-se o gênero Ocotea Aubl., para o qual Jens Rohwer (1986) realizou o tratamento taxonômico-nomenclatural das espécies e propôs uma classificação informal das mesmas em grupos, de acordo com a afinidade de suas características. Até o momento, a maioria das sinonímias propostas e os grupos informais das espécies de Ocotea não foram verificados. Portanto, o objetivo deste trabalho foi revisar alguns dos grupos de espécies desse gênero propostos por Rohwer através do exame de 38 espécies de 18 grupos distintos e tendo a análise de epiderme foliar como subsídio taxonômico. A análise dos caracteres foliares ocorreu através de Microscopia de Luz e Microscopia Eletrônica de Varredura e, a partir dos caracteres anatômicos observados, foi elaborada uma chave interativa de múltiplas entradas. Com base nos resultados descritos foi possível rever uma parte dos grupos informais e das espécies tratadas isoladamente por Rower, apontando alguns grupos ou espécies (de dentro dos grupos ou isoladas) que poderão ser realocados ou que deverão ser melhor estudados, como é o caso da aproximação feita entre as espécies O. aciphylla e O. spixiana com o grupo O. velutina, o isolamento de O. amazonica das demais espécies e grupos, e a disjunção das espécies O. glauca e O. nutans pertencentes ao grupo O. dispersa, por exemplo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2019/12/10
2022-07-14T14:11:12Z
2022-07-14T14:11:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235606
url http://hdl.handle.net/11449/235606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046701786726400