Mercado de bioprodutos fitoterápicos e fitocosméticos: gestão, tecnologias e inovação.
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Fitos |
Texto Completo: | https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/320 |
Resumo: | Este trabalho aborda o mercado de bioprodutos em Manaus (AM) e as potencialidades tecnológicas de inovação e uso da gestão em cadeias produtivas, cuja base é a biodiversidade. O objetivo principal é identificar como o uso de técnicas e tecnologias, somadas aos processos de inovação e gestão, interatua no mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM) a partir de uma discussão teórica. O trabalho foi desenvolvido com uso de bibliografia especializada entre 2009 e 2015. Os termos gestão e inovação foram utilizados como aporte teórico e metodológico de identificação de fatos e processos, para analisarmos como ocorre a dinâmica de mercados específicos. O conceito de inovação, neste trabalho, identifica a potencialidade de como os processos de gestão podem impactar na biodiversidade e na sociedade. A gestão e a inovação são produzidas tendo o mercado como espaço de existência, o que permite manter os laços de comércio, reprodução de processos de criação e de novas tecnologias em suas especificidades, que podem se difundir ou não. As técnicas e tecnologias como elementos de inovação e gestão são fundamentais para o desenvolvimento do mercado, contraditoriamente elas são, também, uma das principais dificuldades de implementação. |
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Mercado de bioprodutos fitoterápicos e fitocosméticos: gestão, tecnologias e inovação.Gestão. Inovação. Tecnologia. Fitoterápicos. Fitocosméticos. MercadoEste trabalho aborda o mercado de bioprodutos em Manaus (AM) e as potencialidades tecnológicas de inovação e uso da gestão em cadeias produtivas, cuja base é a biodiversidade. O objetivo principal é identificar como o uso de técnicas e tecnologias, somadas aos processos de inovação e gestão, interatua no mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM) a partir de uma discussão teórica. O trabalho foi desenvolvido com uso de bibliografia especializada entre 2009 e 2015. Os termos gestão e inovação foram utilizados como aporte teórico e metodológico de identificação de fatos e processos, para analisarmos como ocorre a dinâmica de mercados específicos. O conceito de inovação, neste trabalho, identifica a potencialidade de como os processos de gestão podem impactar na biodiversidade e na sociedade. A gestão e a inovação são produzidas tendo o mercado como espaço de existência, o que permite manter os laços de comércio, reprodução de processos de criação e de novas tecnologias em suas especificidades, que podem se difundir ou não. As técnicas e tecnologias como elementos de inovação e gestão são fundamentais para o desenvolvimento do mercado, contraditoriamente elas são, também, uma das principais dificuldades de implementação.Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz2017-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/32010.5935/2446-4775.20160023Revista Fitos; Vol. 10 No. 3 (2016); 295-306Revista Fitos; Vol. 10 Núm. 3 (2016); 295-306Revista Fitos; v. 10 n. 3 (2016); 295-3062446-47751808-9569reponame:Revista Fitosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/320/htmlhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/320/pdfCosta, Reinaldo CorrêaNunez, Cecília Veronicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-29T14:19:01Zoai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/320Revistahttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/PUBhttp://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/oairevistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br2446-47752446-4775opendoar:2021-01-29T14:19:01Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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