Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Talita Pedrosa Vieira de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5799619278885992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4636
Resumo: Este trabalho trata do mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM). Os objetivos são: analisar os produtos da sociobiodiversidade do mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus, identificar as potencialidades do mercado e analisar as matrizes do processo produtivo com base na natureza. O trabalho foi desenvolvido com base na relação sociedade e natureza, utilizando os conceitos de: biodiversidade, sociobiodiversidade, tecnologia, formação socioespacial, política territorial e geossistema. Foram utilizados dados primários, obtidos por meio de entrevistas com camponeses, funcionários de instituições relevantes à pesquisa e empresários, e dados secundários, via levantamento bibliográfico e participação em eventos. O mercado estudado é polarizado pela cidade de Manaus, onde estão os centros políticos e econômicos do estado. O mercado começou a se expandir em Manaus há aproximadamente quinze anos, como resultado de políticas territoriais e de ideologias (ambiental e da saúde). Os produtos da sociobiodiversidade identificados como mais importantes para as indústrias do mercado em Manaus são: andiroba, copaíba, cupuaçu, buriti e crajiru. Suas fases de transformação são: 1) matéria-prima in natura (plantas medicinais ou de utilidade estética); 2) semielaborado 01 (óleo vegetal considerado bruto, com pouca tecnologia agregada); 3) semielaborado 02 (óleo vegetal considerado refinado, inserido em processos industriais e tecnológicos de maiores investimentos); e 4) produto final (fitoterápico e fitocosmético). A matéria-prima é produzida pelos camponeses por meio do cultivo ou coleta das plantas e é resultado das interações do geossistema, que se concretiza devido ao potencial ecológico das plantas que gera uma exploração biológica por grupos sociais diversos. As plantas medicinais são utilizadas tradicionalmente como parte da formação socioespacial, porém ainda se tornam necessários investimentos em pesquisas de bioprospecção e biotecnologia.
id UFAM_b47db9bcfa6940b09d7fe76c79aa12b2
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4636
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)Mercado de fitoterápicoSociobiodiversidadeFitocosméticosGeossistemassocial-biodiversityGeosystemsCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIAEste trabalho trata do mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM). Os objetivos são: analisar os produtos da sociobiodiversidade do mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus, identificar as potencialidades do mercado e analisar as matrizes do processo produtivo com base na natureza. O trabalho foi desenvolvido com base na relação sociedade e natureza, utilizando os conceitos de: biodiversidade, sociobiodiversidade, tecnologia, formação socioespacial, política territorial e geossistema. Foram utilizados dados primários, obtidos por meio de entrevistas com camponeses, funcionários de instituições relevantes à pesquisa e empresários, e dados secundários, via levantamento bibliográfico e participação em eventos. O mercado estudado é polarizado pela cidade de Manaus, onde estão os centros políticos e econômicos do estado. O mercado começou a se expandir em Manaus há aproximadamente quinze anos, como resultado de políticas territoriais e de ideologias (ambiental e da saúde). Os produtos da sociobiodiversidade identificados como mais importantes para as indústrias do mercado em Manaus são: andiroba, copaíba, cupuaçu, buriti e crajiru. Suas fases de transformação são: 1) matéria-prima in natura (plantas medicinais ou de utilidade estética); 2) semielaborado 01 (óleo vegetal considerado bruto, com pouca tecnologia agregada); 3) semielaborado 02 (óleo vegetal considerado refinado, inserido em processos industriais e tecnológicos de maiores investimentos); e 4) produto final (fitoterápico e fitocosmético). A matéria-prima é produzida pelos camponeses por meio do cultivo ou coleta das plantas e é resultado das interações do geossistema, que se concretiza devido ao potencial ecológico das plantas que gera uma exploração biológica por grupos sociais diversos. As plantas medicinais são utilizadas tradicionalmente como parte da formação socioespacial, porém ainda se tornam necessários investimentos em pesquisas de bioprospecção e biotecnologia.This work deals with herbal and phytocosmetic market in Manaus (AM). The objectives are: to analyze the products of social-biodiversity of herbal and phytocosmetic market in Manaus, to identify the potential of the market and to analyze the headquarters of the production process based on nature. The study was conducted based on the relationship between society and nature, using the concepts of biodiversity, socio-biodiversity, technology, socio-spatial formation, territorial politics and geosystem. Primary data were used, obtained through interviews with farmers, employees of institutions with relevance in research and business, and secondary data, through literature and participation in events. The studied market is polarized by the city of Manaus, where there are the political and economic centers of the state. The market has begun to expand in Manaus in the last fifteen years as a result of territorial politics and ideologies (environmental and health). Products of socio-biodiversity identified as the most important for the industries of the market in Manaus are: andiroba, copaiba, cupuaçu, buriti and crajiru. Their processing stages are: 1) raw material in natura (medicinal plants or aesthetic value); 2) semi finished 01 (vegetable oil considered raw, with little added technology); 3) semi finished 02 (vegetable oil considered refined, inserted in industrial and technological processes for greater investment); and 4) final product (herbal and phyto-cosmetic). The raw material is produced by farmers through cultivation and collection of plants and it is a result of geosystem interactions, which is realized due to the ecological potential of plants generating a biological exploration by different social groups. Medicinal plants are traditionally used as part of the socio-spatial formation, but it also becomes necessary investments in research of bioprospecting and biotechnology.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaCosta, Reinaldo Corrêahttp://lattes.cnpq.br/2202003231659719Carvalho, Talita Pedrosa Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/57996192788859922015-10-08T19:20:51Z2015-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Talita Pedrosa Vieira de. Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM). 2015. 190 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-03T22:10:20Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-03T22:10:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)
title Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)
spellingShingle Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)
Carvalho, Talita Pedrosa Vieira de
Mercado de fitoterápico
Sociobiodiversidade
Fitocosméticos
Geossistemas
social-biodiversity
Geosystems
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
title_short Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)
title_full Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)
title_fullStr Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)
title_full_unstemmed Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)
title_sort Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)
author Carvalho, Talita Pedrosa Vieira de
author_facet Carvalho, Talita Pedrosa Vieira de
http://lattes.cnpq.br/5799619278885992
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5799619278885992
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Reinaldo Corrêa
http://lattes.cnpq.br/2202003231659719
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Talita Pedrosa Vieira de
http://lattes.cnpq.br/5799619278885992
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de fitoterápico
Sociobiodiversidade
Fitocosméticos
Geossistemas
social-biodiversity
Geosystems
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
topic Mercado de fitoterápico
Sociobiodiversidade
Fitocosméticos
Geossistemas
social-biodiversity
Geosystems
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
description Este trabalho trata do mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM). Os objetivos são: analisar os produtos da sociobiodiversidade do mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus, identificar as potencialidades do mercado e analisar as matrizes do processo produtivo com base na natureza. O trabalho foi desenvolvido com base na relação sociedade e natureza, utilizando os conceitos de: biodiversidade, sociobiodiversidade, tecnologia, formação socioespacial, política territorial e geossistema. Foram utilizados dados primários, obtidos por meio de entrevistas com camponeses, funcionários de instituições relevantes à pesquisa e empresários, e dados secundários, via levantamento bibliográfico e participação em eventos. O mercado estudado é polarizado pela cidade de Manaus, onde estão os centros políticos e econômicos do estado. O mercado começou a se expandir em Manaus há aproximadamente quinze anos, como resultado de políticas territoriais e de ideologias (ambiental e da saúde). Os produtos da sociobiodiversidade identificados como mais importantes para as indústrias do mercado em Manaus são: andiroba, copaíba, cupuaçu, buriti e crajiru. Suas fases de transformação são: 1) matéria-prima in natura (plantas medicinais ou de utilidade estética); 2) semielaborado 01 (óleo vegetal considerado bruto, com pouca tecnologia agregada); 3) semielaborado 02 (óleo vegetal considerado refinado, inserido em processos industriais e tecnológicos de maiores investimentos); e 4) produto final (fitoterápico e fitocosmético). A matéria-prima é produzida pelos camponeses por meio do cultivo ou coleta das plantas e é resultado das interações do geossistema, que se concretiza devido ao potencial ecológico das plantas que gera uma exploração biológica por grupos sociais diversos. As plantas medicinais são utilizadas tradicionalmente como parte da formação socioespacial, porém ainda se tornam necessários investimentos em pesquisas de bioprospecção e biotecnologia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-08T19:20:51Z
2015-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Talita Pedrosa Vieira de. Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM). 2015. 190 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4636
identifier_str_mv CARVALHO, Talita Pedrosa Vieira de. Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM). 2015. 190 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732013903577088