Práticas pedagógicas em geografia: questão agrária com música
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Fitos |
Texto Completo: | https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/777 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo apresentar práticas pedagógicas, dinâmicas e métodos dialógicos de construção do saber geográfico e agroecológico, desenvolvidas com estudantes de duas turmas do curso de Edificações, ofertado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Eunápolis, dentro do contexto do componente de geografia e com a temática espaço agrário. A experiência consistiu na formação de roda de conversa, audição e canto da música “Assim ninguém chora mais”, de José Pinto, diálogos e reflexões acerca da música popular com o auxílio de perguntas geradoras, aprofundamento teórico-prático sobre a questão fundiária brasileira, trazendo exemplos práticos da luta dos trabalhadores rurais sem-terra, trabalho em grupo para interpretação das estrofes da letra da música e construção de painéis artísticos interpretativos por meio de desenhos, colagens, pinturas e outras manifestações artísticas. Os painéis artísticos interpretativos foram construídos pelos grupos de educandos, e posteriormente, expostos e apresentados durante eventos que ocorreram no Instituto Federal. |
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Práticas pedagógicas em geografia: questão agrária com músicaAgroecologia. Ensino de Geografia. Metodologias ParticipativasO artigo tem como objetivo apresentar práticas pedagógicas, dinâmicas e métodos dialógicos de construção do saber geográfico e agroecológico, desenvolvidas com estudantes de duas turmas do curso de Edificações, ofertado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Eunápolis, dentro do contexto do componente de geografia e com a temática espaço agrário. A experiência consistiu na formação de roda de conversa, audição e canto da música “Assim ninguém chora mais”, de José Pinto, diálogos e reflexões acerca da música popular com o auxílio de perguntas geradoras, aprofundamento teórico-prático sobre a questão fundiária brasileira, trazendo exemplos práticos da luta dos trabalhadores rurais sem-terra, trabalho em grupo para interpretação das estrofes da letra da música e construção de painéis artísticos interpretativos por meio de desenhos, colagens, pinturas e outras manifestações artísticas. Os painéis artísticos interpretativos foram construídos pelos grupos de educandos, e posteriormente, expostos e apresentados durante eventos que ocorreram no Instituto Federal.Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz2019-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/77710.17648/2446-4775.2019.777Revista Fitos; Vol. 13 (2019): Suplemento; 59-69Revista Fitos; Vol. 13 (2019): Suplemento; 59-69Revista Fitos; v. 13 (2019): Suplemento; 59-692446-47751808-9569reponame:Revista Fitosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/777/pdfhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/777/htmlCopyright (c) 2019 Revista Fitosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Keila Cássia Santos de AraújoLopes, Paulo Rogério2022-06-02T11:32:54Zoai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/777Revistahttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/PUBhttp://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/oairevistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br2446-47752446-4775opendoar:2022-06-02T11:32:54Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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