Práticas pedagógicas em geografia: questão agrária com música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Keila Cássia Santos de Araújo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes, Paulo Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Fitos
Texto Completo: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/777
Resumo: O artigo tem como objetivo apresentar práticas pedagógicas, dinâmicas e métodos dialógicos de construção do saber geográfico e agroecológico, desenvolvidas com estudantes de duas turmas do curso de Edificações, ofertado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Eunápolis, dentro do contexto do componente de geografia e com a temática espaço agrário. A experiência consistiu na formação de roda de conversa, audição e canto da música “Assim ninguém chora mais”, de José Pinto, diálogos e reflexões acerca  da música popular com o auxílio de perguntas geradoras,  aprofundamento teórico-prático sobre a questão fundiária brasileira, trazendo exemplos práticos da luta dos trabalhadores rurais sem-terra, trabalho em grupo para interpretação das estrofes da letra da música e construção de painéis artísticos interpretativos por meio de desenhos, colagens, pinturas e outras manifestações artísticas. Os painéis artísticos interpretativos foram construídos pelos grupos de educandos, e posteriormente, expostos e apresentados  durante eventos que ocorreram no Instituto Federal.
id FIOCRUZ-1_7929996d6100464d16317d4ed866ec8c
oai_identifier_str oai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/777
network_acronym_str FIOCRUZ-1
network_name_str Revista Fitos
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas em geografia: questão agrária com músicaAgroecologia. Ensino de Geografia. Metodologias ParticipativasO artigo tem como objetivo apresentar práticas pedagógicas, dinâmicas e métodos dialógicos de construção do saber geográfico e agroecológico, desenvolvidas com estudantes de duas turmas do curso de Edificações, ofertado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Eunápolis, dentro do contexto do componente de geografia e com a temática espaço agrário. A experiência consistiu na formação de roda de conversa, audição e canto da música “Assim ninguém chora mais”, de José Pinto, diálogos e reflexões acerca  da música popular com o auxílio de perguntas geradoras,  aprofundamento teórico-prático sobre a questão fundiária brasileira, trazendo exemplos práticos da luta dos trabalhadores rurais sem-terra, trabalho em grupo para interpretação das estrofes da letra da música e construção de painéis artísticos interpretativos por meio de desenhos, colagens, pinturas e outras manifestações artísticas. Os painéis artísticos interpretativos foram construídos pelos grupos de educandos, e posteriormente, expostos e apresentados  durante eventos que ocorreram no Instituto Federal.Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz2019-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/77710.17648/2446-4775.2019.777Revista Fitos; Vol. 13 (2019): Suplemento; 59-69Revista Fitos; Vol. 13 (2019): Suplemento; 59-69Revista Fitos; v. 13 (2019): Suplemento; 59-692446-47751808-9569reponame:Revista Fitosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/777/pdfhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/777/htmlCopyright (c) 2019 Revista Fitosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Keila Cássia Santos de AraújoLopes, Paulo Rogério2022-06-02T11:32:54Zoai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/777Revistahttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/PUBhttp://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/oairevistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br2446-47752446-4775opendoar:2022-06-02T11:32:54Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas em geografia: questão agrária com música
title Práticas pedagógicas em geografia: questão agrária com música
spellingShingle Práticas pedagógicas em geografia: questão agrária com música
Lopes, Keila Cássia Santos de Araújo
Agroecologia. Ensino de Geografia. Metodologias Participativas
title_short Práticas pedagógicas em geografia: questão agrária com música
title_full Práticas pedagógicas em geografia: questão agrária com música
title_fullStr Práticas pedagógicas em geografia: questão agrária com música
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas em geografia: questão agrária com música
title_sort Práticas pedagógicas em geografia: questão agrária com música
author Lopes, Keila Cássia Santos de Araújo
author_facet Lopes, Keila Cássia Santos de Araújo
Lopes, Paulo Rogério
author_role author
author2 Lopes, Paulo Rogério
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Keila Cássia Santos de Araújo
Lopes, Paulo Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia. Ensino de Geografia. Metodologias Participativas
topic Agroecologia. Ensino de Geografia. Metodologias Participativas
description O artigo tem como objetivo apresentar práticas pedagógicas, dinâmicas e métodos dialógicos de construção do saber geográfico e agroecológico, desenvolvidas com estudantes de duas turmas do curso de Edificações, ofertado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Eunápolis, dentro do contexto do componente de geografia e com a temática espaço agrário. A experiência consistiu na formação de roda de conversa, audição e canto da música “Assim ninguém chora mais”, de José Pinto, diálogos e reflexões acerca  da música popular com o auxílio de perguntas geradoras,  aprofundamento teórico-prático sobre a questão fundiária brasileira, trazendo exemplos práticos da luta dos trabalhadores rurais sem-terra, trabalho em grupo para interpretação das estrofes da letra da música e construção de painéis artísticos interpretativos por meio de desenhos, colagens, pinturas e outras manifestações artísticas. Os painéis artísticos interpretativos foram construídos pelos grupos de educandos, e posteriormente, expostos e apresentados  durante eventos que ocorreram no Instituto Federal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/777
10.17648/2446-4775.2019.777
url https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/777
identifier_str_mv 10.17648/2446-4775.2019.777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/777/pdf
https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/777/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Fitos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Fitos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
dc.source.none.fl_str_mv Revista Fitos; Vol. 13 (2019): Suplemento; 59-69
Revista Fitos; Vol. 13 (2019): Suplemento; 59-69
Revista Fitos; v. 13 (2019): Suplemento; 59-69
2446-4775
1808-9569
reponame:Revista Fitos
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Revista Fitos
collection Revista Fitos
repository.name.fl_str_mv Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br
_version_ 1798313474960392192