Os tesouros escondidos da terra revelados a partir da metodologia das instalações artístico pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARDONA, Nancy
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GOULART, Bruna, SCHIAVON , Vanessa, BAZILLIA, Fernanda, MIRANDA, André, BENJAMIN , Laércio dos Anjos, CARDOSO, Irene Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Elo (Viçosa, Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1322
Resumo: The Exchange of Knowledge is an event held at the Federal University of Viçosa and seeks to bridge the gap between scientific and popular knowledge. During the Artistic-Pedagogical Installation the "The Hidden Treasures of the Roça" was held. Several elements were presented in a beautiful and harmonious way with the pedagogical intention of provoking dialogue among the participants. The installation was planned from a "circle of culture" and was attended by two professors and 16 undergraduate and graduate students from UFV. The objective was to give visibility to processes, organisms and people who live in the countryside and who have been historically  unacknowledged.  During  the  Exchange  of  Knowledge,  20  people  participated,  among  them  two children and a deaf young woman. The effective participation of all, the exchange of knowledge, and the recognition of the treasures discovered in the field are the main focuses of this article and are important for the understanding of the production systems.
id UFV-9_80739bba9340904c11b08e355d8b500b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1322
network_acronym_str UFV-9
network_name_str Elo (Viçosa, Online)
repository_id_str
spelling Os tesouros escondidos da terra revelados a partir da metodologia das instalações artístico pedagógicasAgroecología. Suelos. Educación. Metodología participativa. Investigación participativa.Agroecologia. solos. Educação. Metodologia participativa. Pesquisa participativa.Agroecology. soils. Education. Participatory methodology. Participatory research.The Exchange of Knowledge is an event held at the Federal University of Viçosa and seeks to bridge the gap between scientific and popular knowledge. During the Artistic-Pedagogical Installation the "The Hidden Treasures of the Roça" was held. Several elements were presented in a beautiful and harmonious way with the pedagogical intention of provoking dialogue among the participants. The installation was planned from a "circle of culture" and was attended by two professors and 16 undergraduate and graduate students from UFV. The objective was to give visibility to processes, organisms and people who live in the countryside and who have been historically  unacknowledged.  During  the  Exchange  of  Knowledge,  20  people  participated,  among  them  two children and a deaf young woman. The effective participation of all, the exchange of knowledge, and the recognition of the treasures discovered in the field are the main focuses of this article and are important for the understanding of the production systems.El Intercambio de Saberes es un evento realizado en la Universidad Federal de Viçosa y que busca el diálogo entre los saberes científico y popular. Durante el evento se realizó la Instalación Artístico-Pedagógica denominada "Los tesoros escondidos del campo". Diversos elementos fueron organizados en el espacio  de  forma  bella  y  armónica  con  la  intencionalidad  pedagógica  de  favorecer  el  diálogo  entre  los participantes. La instalación fue planificada a partir de un "círculo de cultura", y contó con la participación de dos profesores y 16 estudiantes de pregrado y posgrado de la UFV. El objetivo fue dar visibilidad a procesos, organismos  y  personas  que  viven  en  el  campo  y  que  han  sido  históricamente  invisibilizados.  Durante  el Intercambio de Saberes, 20 personas participaron, entre ellas dos niños y una joven sorda. La participación efectiva de todos, el intercambio de conocimientos y saberes y el reconocimiento de los tesoros del campo fueron los principales resultados de este trabajo, importantes para el entendimiento de los sistemas de producción.A Troca de Saberes é um evento realizado na Universidade Federal de Viçosa, que busca o diálogo entre saberes científico e popular. Durante o evento foi realizada a Instalação Artístico-Pedagógica denominada "Os tesouros escondidos da roça". Diversos elementos foram organizados no espaço de forma harmônica com a intencionalidade pedagógica de favorecer o diálogo entre os participantes. A instalação foi planejada a partir de um "círculo de cultura", e contou com a participação de dois professores e 16 estudantes da graduação e pós-graduação da UFV. O objetivo foi gerar visibilidade aos processos, organismos e pessoas que vivem na roça e que têm sido historicamente invisibilizados. Durante a Troca de Saberes, 25 pessoas participaram, entre elas duas crianças e uma jovem surda. A participação efetiva de todos, a troca de conhecimentos e saberes e o reconhecimento dos  tesouros  da  roça  foram  os  principais  resultados  deste  trabalho,  importantes  para  o entendimento dos sistemas de produção.Universidade Federal de Viçosa2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/132210.21284/elo.v8i2.1322Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 8 No. 2 (2019)Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 8 Núm. 2 (2019)Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 8 n. 2 (2019)2317-54512317-191X10.21284/elo.v8i2reponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1322/3787Copyright (c) 2019 Revista ELO – Diálogos em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCARDONA, NancyGOULART, BrunaSCHIAVON , VanessaBAZILLIA, FernandaMIRANDA, AndréBENJAMIN , Laércio dos AnjosCARDOSO, Irene Maria 2020-07-08T18:28:40Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1322Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2020-07-08T18:28:40Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Os tesouros escondidos da terra revelados a partir da metodologia das instalações artístico pedagógicas
title Os tesouros escondidos da terra revelados a partir da metodologia das instalações artístico pedagógicas
spellingShingle Os tesouros escondidos da terra revelados a partir da metodologia das instalações artístico pedagógicas
CARDONA, Nancy
Agroecología. Suelos. Educación. Metodología participativa. Investigación participativa.
Agroecologia. solos. Educação. Metodologia participativa. Pesquisa participativa.
Agroecology. soils. Education. Participatory methodology. Participatory research.
title_short Os tesouros escondidos da terra revelados a partir da metodologia das instalações artístico pedagógicas
title_full Os tesouros escondidos da terra revelados a partir da metodologia das instalações artístico pedagógicas
title_fullStr Os tesouros escondidos da terra revelados a partir da metodologia das instalações artístico pedagógicas
title_full_unstemmed Os tesouros escondidos da terra revelados a partir da metodologia das instalações artístico pedagógicas
title_sort Os tesouros escondidos da terra revelados a partir da metodologia das instalações artístico pedagógicas
author CARDONA, Nancy
author_facet CARDONA, Nancy
GOULART, Bruna
SCHIAVON , Vanessa
BAZILLIA, Fernanda
MIRANDA, André
BENJAMIN , Laércio dos Anjos
CARDOSO, Irene Maria
author_role author
author2 GOULART, Bruna
SCHIAVON , Vanessa
BAZILLIA, Fernanda
MIRANDA, André
BENJAMIN , Laércio dos Anjos
CARDOSO, Irene Maria
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARDONA, Nancy
GOULART, Bruna
SCHIAVON , Vanessa
BAZILLIA, Fernanda
MIRANDA, André
BENJAMIN , Laércio dos Anjos
CARDOSO, Irene Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecología. Suelos. Educación. Metodología participativa. Investigación participativa.
Agroecologia. solos. Educação. Metodologia participativa. Pesquisa participativa.
Agroecology. soils. Education. Participatory methodology. Participatory research.
topic Agroecología. Suelos. Educación. Metodología participativa. Investigación participativa.
Agroecologia. solos. Educação. Metodologia participativa. Pesquisa participativa.
Agroecology. soils. Education. Participatory methodology. Participatory research.
description The Exchange of Knowledge is an event held at the Federal University of Viçosa and seeks to bridge the gap between scientific and popular knowledge. During the Artistic-Pedagogical Installation the "The Hidden Treasures of the Roça" was held. Several elements were presented in a beautiful and harmonious way with the pedagogical intention of provoking dialogue among the participants. The installation was planned from a "circle of culture" and was attended by two professors and 16 undergraduate and graduate students from UFV. The objective was to give visibility to processes, organisms and people who live in the countryside and who have been historically  unacknowledged.  During  the  Exchange  of  Knowledge,  20  people  participated,  among  them  two children and a deaf young woman. The effective participation of all, the exchange of knowledge, and the recognition of the treasures discovered in the field are the main focuses of this article and are important for the understanding of the production systems.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1322
10.21284/elo.v8i2.1322
url https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1322
identifier_str_mv 10.21284/elo.v8i2.1322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1322/3787
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista ELO – Diálogos em Extensão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista ELO – Diálogos em Extensão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 8 No. 2 (2019)
Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 8 Núm. 2 (2019)
Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 8 n. 2 (2019)
2317-5451
2317-191X
10.21284/elo.v8i2
reponame:Elo (Viçosa, Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Elo (Viçosa, Online)
collection Elo (Viçosa, Online)
repository.name.fl_str_mv Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv elo@ufv.br
_version_ 1803387498956587008