Plantas leishmanicidas da Amazônia Brasileira: uma revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thiago Freitas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Oliveira, Alaíde Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Fitos
Texto Completo: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/319
Resumo: As leishmanioses constituem grave problema de saúde pública, ocorrendo em 98 países. O Brasil é responsável pela, quase, totalidade dos casos notificados de Leishmaniose Visceral (LV) nas Américas, e a doença está em processo de urbanização. A Leishmaniose Tegumentar (LT) também apresenta ampla distribuição mundial. No Brasil, a região Norte possui o maior número de casos confirmados, a maioria deles causados por Leishmania (L.) amazonensis. Os fármacos de primeira escolha para o tratamento das leishmanioses são derivados do antimônio pentavalente (Sb5+), como o glucantime, o mais utilizado no Brasil. Fármacos antimoniais apresentam vários efeitos adversos, além disso, nos últimos anos, o problema agravou com o surgimento de resistência dos parasitos a estes medicamentos. A necessidade de novos fármacos leishmanicidas eficazes vem despertando o interesse em pesquisas de plantas utilizadas para este fim em países endêmicos, levando ao reconhecimento de produtos naturais ativos, os quais podem representar marcadores químico-biológicos para o desenvolvimento de fitoterápicos eficazes e seguros, novos fármacos ou protótipos para a síntese de substâncias químicas potencialmente ativas. O objetivo da presente revisão é destacar os trabalhos publicados sobre plantas leishmanicidas da Amazônia Brasileira e motivar um maior interesse para pesquisas na área.
id FIOCRUZ-1_87c0427777b39094c0103945451e1516
oai_identifier_str oai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/319
network_acronym_str FIOCRUZ-1
network_name_str Revista Fitos
repository_id_str
spelling Plantas leishmanicidas da Amazônia Brasileira: uma revisãoPlantas medicinaisAmazôniaLeishmanioseLeishmanicidasProdutos naturaisAs leishmanioses constituem grave problema de saúde pública, ocorrendo em 98 países. O Brasil é responsável pela, quase, totalidade dos casos notificados de Leishmaniose Visceral (LV) nas Américas, e a doença está em processo de urbanização. A Leishmaniose Tegumentar (LT) também apresenta ampla distribuição mundial. No Brasil, a região Norte possui o maior número de casos confirmados, a maioria deles causados por Leishmania (L.) amazonensis. Os fármacos de primeira escolha para o tratamento das leishmanioses são derivados do antimônio pentavalente (Sb5+), como o glucantime, o mais utilizado no Brasil. Fármacos antimoniais apresentam vários efeitos adversos, além disso, nos últimos anos, o problema agravou com o surgimento de resistência dos parasitos a estes medicamentos. A necessidade de novos fármacos leishmanicidas eficazes vem despertando o interesse em pesquisas de plantas utilizadas para este fim em países endêmicos, levando ao reconhecimento de produtos naturais ativos, os quais podem representar marcadores químico-biológicos para o desenvolvimento de fitoterápicos eficazes e seguros, novos fármacos ou protótipos para a síntese de substâncias químicas potencialmente ativas. O objetivo da presente revisão é destacar os trabalhos publicados sobre plantas leishmanicidas da Amazônia Brasileira e motivar um maior interesse para pesquisas na área.Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz2017-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/31910.5935/2446-4775.20160026Revista Fitos; Vol. 10 No. 3 (2016); 339-363Revista Fitos; Vol. 10 Núm. 3 (2016); 339-363Revista Fitos; v. 10 n. 3 (2016); 339-3632446-47751808-9569reponame:Revista Fitosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/319/htmlhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/319/pdfSilva, Thiago Freitasde Oliveira, Alaíde Bragainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-29T14:16:38Zoai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/319Revistahttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/PUBhttp://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/oairevistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br2446-47752446-4775opendoar:2021-01-29T14:16:38Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Plantas leishmanicidas da Amazônia Brasileira: uma revisão
title Plantas leishmanicidas da Amazônia Brasileira: uma revisão
spellingShingle Plantas leishmanicidas da Amazônia Brasileira: uma revisão
Silva, Thiago Freitas
Plantas medicinais
Amazônia
Leishmaniose
Leishmanicidas
Produtos naturais
title_short Plantas leishmanicidas da Amazônia Brasileira: uma revisão
title_full Plantas leishmanicidas da Amazônia Brasileira: uma revisão
title_fullStr Plantas leishmanicidas da Amazônia Brasileira: uma revisão
title_full_unstemmed Plantas leishmanicidas da Amazônia Brasileira: uma revisão
title_sort Plantas leishmanicidas da Amazônia Brasileira: uma revisão
author Silva, Thiago Freitas
author_facet Silva, Thiago Freitas
de Oliveira, Alaíde Braga
author_role author
author2 de Oliveira, Alaíde Braga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thiago Freitas
de Oliveira, Alaíde Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Plantas medicinais
Amazônia
Leishmaniose
Leishmanicidas
Produtos naturais
topic Plantas medicinais
Amazônia
Leishmaniose
Leishmanicidas
Produtos naturais
description As leishmanioses constituem grave problema de saúde pública, ocorrendo em 98 países. O Brasil é responsável pela, quase, totalidade dos casos notificados de Leishmaniose Visceral (LV) nas Américas, e a doença está em processo de urbanização. A Leishmaniose Tegumentar (LT) também apresenta ampla distribuição mundial. No Brasil, a região Norte possui o maior número de casos confirmados, a maioria deles causados por Leishmania (L.) amazonensis. Os fármacos de primeira escolha para o tratamento das leishmanioses são derivados do antimônio pentavalente (Sb5+), como o glucantime, o mais utilizado no Brasil. Fármacos antimoniais apresentam vários efeitos adversos, além disso, nos últimos anos, o problema agravou com o surgimento de resistência dos parasitos a estes medicamentos. A necessidade de novos fármacos leishmanicidas eficazes vem despertando o interesse em pesquisas de plantas utilizadas para este fim em países endêmicos, levando ao reconhecimento de produtos naturais ativos, os quais podem representar marcadores químico-biológicos para o desenvolvimento de fitoterápicos eficazes e seguros, novos fármacos ou protótipos para a síntese de substâncias químicas potencialmente ativas. O objetivo da presente revisão é destacar os trabalhos publicados sobre plantas leishmanicidas da Amazônia Brasileira e motivar um maior interesse para pesquisas na área.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/319
10.5935/2446-4775.20160026
url https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/319
identifier_str_mv 10.5935/2446-4775.20160026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/319/html
https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/319/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
dc.source.none.fl_str_mv Revista Fitos; Vol. 10 No. 3 (2016); 339-363
Revista Fitos; Vol. 10 Núm. 3 (2016); 339-363
Revista Fitos; v. 10 n. 3 (2016); 339-363
2446-4775
1808-9569
reponame:Revista Fitos
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Revista Fitos
collection Revista Fitos
repository.name.fl_str_mv Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br
_version_ 1798313474244214784