Identificação dos bioativos do Heliotropium indicum (L.) como proposta de formulação de uma pomada antimicrobiana fitoterápica para o combate de patologias dermatológicas humanas (micose).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: martins, Carlos pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Graf, Magali Maria Tagliari, Rodrigues, Maria Benta Cassetari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Fitos
Texto Completo: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/258
Resumo: A utilização de plantas medicinais para tratamento, cura e prevenção de doenças é uma das mais antigas formas de prática medicinal da humanidade. De acordo com as perspectivas da modernidade no contexto contemporâneo, a saúde do futuro estará voltada para a medicina preventiva, onde a ciência buscará, na natureza, meios profiláticos que auxiliem o homem na defesa de seus males. Essa pesquisa visa solucionar o uso do extrato liofilizado do fedegoso (Heliotropium indicum L.) pela população como antimicrobiano na cura de doenças dermatológicas (micoses) sem os conhecimentos fitoterápicos da espécie. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo caracterizar os marcadores químicos presentes na tintura obtida do Heliotropium indicum L. avaliando o potencial antimicrobiano da espécie em estudo. As análises fitoquímicas e microbiológicas foram realizadas nos laboratórios de Bioquímica. O perfil químico indicou a presença de metabólitos secundários. Já a avaliação do potencial biológico da espécie em estudo apresentou inibição das cepas de Escherichia coli (ATCC 8739) e inibiu fungos Aspergillus fumigatus.
id FIOCRUZ-1_af8d7742c95d05b68894f42cfb10270a
oai_identifier_str oai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/258
network_acronym_str FIOCRUZ-1
network_name_str Revista Fitos
repository_id_str
spelling Identificação dos bioativos do Heliotropium indicum (L.) como proposta de formulação de uma pomada antimicrobiana fitoterápica para o combate de patologias dermatológicas humanas (micose).Heliotropium indicum. Microbiologia. Patologias. DermatologiaA utilização de plantas medicinais para tratamento, cura e prevenção de doenças é uma das mais antigas formas de prática medicinal da humanidade. De acordo com as perspectivas da modernidade no contexto contemporâneo, a saúde do futuro estará voltada para a medicina preventiva, onde a ciência buscará, na natureza, meios profiláticos que auxiliem o homem na defesa de seus males. Essa pesquisa visa solucionar o uso do extrato liofilizado do fedegoso (Heliotropium indicum L.) pela população como antimicrobiano na cura de doenças dermatológicas (micoses) sem os conhecimentos fitoterápicos da espécie. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo caracterizar os marcadores químicos presentes na tintura obtida do Heliotropium indicum L. avaliando o potencial antimicrobiano da espécie em estudo. As análises fitoquímicas e microbiológicas foram realizadas nos laboratórios de Bioquímica. O perfil químico indicou a presença de metabólitos secundários. Já a avaliação do potencial biológico da espécie em estudo apresentou inibição das cepas de Escherichia coli (ATCC 8739) e inibiu fungos Aspergillus fumigatus.Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/25810.5935/2446-4775.20160013Revista Fitos; Vol. 10 No. 2 (2016); 163-176Revista Fitos; Vol. 10 Núm. 2 (2016); 163-176Revista Fitos; v. 10 n. 2 (2016); 163-1762446-47751808-9569reponame:Revista Fitosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/258/htmlhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/258/pdfmartins, Carlos pereiraGraf, Magali Maria TagliariRodrigues, Maria Benta Cassetariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-25T17:08:46Zoai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/258Revistahttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/PUBhttp://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/oairevistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br2446-47752446-4775opendoar:2019-01-25T17:08:46Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação dos bioativos do Heliotropium indicum (L.) como proposta de formulação de uma pomada antimicrobiana fitoterápica para o combate de patologias dermatológicas humanas (micose).
title Identificação dos bioativos do Heliotropium indicum (L.) como proposta de formulação de uma pomada antimicrobiana fitoterápica para o combate de patologias dermatológicas humanas (micose).
spellingShingle Identificação dos bioativos do Heliotropium indicum (L.) como proposta de formulação de uma pomada antimicrobiana fitoterápica para o combate de patologias dermatológicas humanas (micose).
martins, Carlos pereira
Heliotropium indicum. Microbiologia. Patologias. Dermatologia
title_short Identificação dos bioativos do Heliotropium indicum (L.) como proposta de formulação de uma pomada antimicrobiana fitoterápica para o combate de patologias dermatológicas humanas (micose).
title_full Identificação dos bioativos do Heliotropium indicum (L.) como proposta de formulação de uma pomada antimicrobiana fitoterápica para o combate de patologias dermatológicas humanas (micose).
title_fullStr Identificação dos bioativos do Heliotropium indicum (L.) como proposta de formulação de uma pomada antimicrobiana fitoterápica para o combate de patologias dermatológicas humanas (micose).
title_full_unstemmed Identificação dos bioativos do Heliotropium indicum (L.) como proposta de formulação de uma pomada antimicrobiana fitoterápica para o combate de patologias dermatológicas humanas (micose).
title_sort Identificação dos bioativos do Heliotropium indicum (L.) como proposta de formulação de uma pomada antimicrobiana fitoterápica para o combate de patologias dermatológicas humanas (micose).
author martins, Carlos pereira
author_facet martins, Carlos pereira
Graf, Magali Maria Tagliari
Rodrigues, Maria Benta Cassetari
author_role author
author2 Graf, Magali Maria Tagliari
Rodrigues, Maria Benta Cassetari
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv martins, Carlos pereira
Graf, Magali Maria Tagliari
Rodrigues, Maria Benta Cassetari
dc.subject.por.fl_str_mv Heliotropium indicum. Microbiologia. Patologias. Dermatologia
topic Heliotropium indicum. Microbiologia. Patologias. Dermatologia
description A utilização de plantas medicinais para tratamento, cura e prevenção de doenças é uma das mais antigas formas de prática medicinal da humanidade. De acordo com as perspectivas da modernidade no contexto contemporâneo, a saúde do futuro estará voltada para a medicina preventiva, onde a ciência buscará, na natureza, meios profiláticos que auxiliem o homem na defesa de seus males. Essa pesquisa visa solucionar o uso do extrato liofilizado do fedegoso (Heliotropium indicum L.) pela população como antimicrobiano na cura de doenças dermatológicas (micoses) sem os conhecimentos fitoterápicos da espécie. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo caracterizar os marcadores químicos presentes na tintura obtida do Heliotropium indicum L. avaliando o potencial antimicrobiano da espécie em estudo. As análises fitoquímicas e microbiológicas foram realizadas nos laboratórios de Bioquímica. O perfil químico indicou a presença de metabólitos secundários. Já a avaliação do potencial biológico da espécie em estudo apresentou inibição das cepas de Escherichia coli (ATCC 8739) e inibiu fungos Aspergillus fumigatus.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/258
10.5935/2446-4775.20160013
url https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/258
identifier_str_mv 10.5935/2446-4775.20160013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/258/html
https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/258/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
dc.source.none.fl_str_mv Revista Fitos; Vol. 10 No. 2 (2016); 163-176
Revista Fitos; Vol. 10 Núm. 2 (2016); 163-176
Revista Fitos; v. 10 n. 2 (2016); 163-176
2446-4775
1808-9569
reponame:Revista Fitos
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Revista Fitos
collection Revista Fitos
repository.name.fl_str_mv Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br
_version_ 1798313473888747520