Efeitos alelopáticos de extratos vegetais de Hancornia speciosa Gomes na germinação de Lactuca sativa L.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uhlmann, Lidiane Andressa Cavalcante
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Rafael José, Santos, Marcio Galdino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Fitos
Texto Completo: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/596
Resumo: Hancornia speciosa Gomes (Apocynaceae) é uma fruteira, conhecida como mangabeira, com ampla distribuição no Brasil e muito utilizada na medicina popular, por suas propriedades anti-inflamatórias, anti-hipertensivas, antidiabéticas e antimicrobianas. Entretanto, nenhum estudo foi realizado com objetivo de avaliar o potencial alelopático dessa espécie. Nesse sentido, esse estudo objetivou investigar a atividade alelopática de H. speciosa, a partir do extrato aquoso de folhas secas sobre a germinação de sementes de Lactuca sativa L. O experimento foi conduzido no município de Porto Nacional, Tocantins, Brasil, no período de agosto/2015 a julho/2016. Folhas de mangabeira coletadas em três áreas de Cerrado foram trituradas, até obter-se um pó que posteriormente foi diluído em água destilada, resultando no extrato aquoso com concentrações de 10%, 7,5%, 5,0%, e 2,5% m/v, sendo a água destilada utilizada como testemunha. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, após a análise do delineamento, nos efeitos dose, local e interação dose versus local, os graus de liberdade de dose foram desdobrados em polinômios ortogonais. Pode-se verificar que o extrato aquoso de folhas de H. speciosa apresentou efeito alelopático negativo sobre as sementes de L. sativa, pois retardou a germinabilidade e aumentou o tempo médio de germinação, enquanto que o índice de sincronia não foi fortemente influenciado.
id FIOCRUZ-1_bef2b6c03a27e876ac7de06d2b7df98d
oai_identifier_str oai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/596
network_acronym_str FIOCRUZ-1
network_name_str Revista Fitos
repository_id_str
spelling Efeitos alelopáticos de extratos vegetais de Hancornia speciosa Gomes na germinação de Lactuca sativa L.Mangabeira. Hancornia speciosa. Atividade alelopática. Padrões vegetacionais. Cerrado.Hancornia speciosa Gomes (Apocynaceae) é uma fruteira, conhecida como mangabeira, com ampla distribuição no Brasil e muito utilizada na medicina popular, por suas propriedades anti-inflamatórias, anti-hipertensivas, antidiabéticas e antimicrobianas. Entretanto, nenhum estudo foi realizado com objetivo de avaliar o potencial alelopático dessa espécie. Nesse sentido, esse estudo objetivou investigar a atividade alelopática de H. speciosa, a partir do extrato aquoso de folhas secas sobre a germinação de sementes de Lactuca sativa L. O experimento foi conduzido no município de Porto Nacional, Tocantins, Brasil, no período de agosto/2015 a julho/2016. Folhas de mangabeira coletadas em três áreas de Cerrado foram trituradas, até obter-se um pó que posteriormente foi diluído em água destilada, resultando no extrato aquoso com concentrações de 10%, 7,5%, 5,0%, e 2,5% m/v, sendo a água destilada utilizada como testemunha. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, após a análise do delineamento, nos efeitos dose, local e interação dose versus local, os graus de liberdade de dose foram desdobrados em polinômios ortogonais. Pode-se verificar que o extrato aquoso de folhas de H. speciosa apresentou efeito alelopático negativo sobre as sementes de L. sativa, pois retardou a germinabilidade e aumentou o tempo médio de germinação, enquanto que o índice de sincronia não foi fortemente influenciado.Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/59610.5935/2446-4775.20180014Revista Fitos; Vol. 12 No. 2 (2018); 147-160Revista Fitos; Vol. 12 Núm. 2 (2018); 147-160Revista Fitos; v. 12 n. 2 (2018); 147-1602446-47751808-9569reponame:Revista Fitosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/596/pdfhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/596/htmlCopyright (c) 2018 Revista Fitos Eletrônicainfo:eu-repo/semantics/openAccessUhlmann, Lidiane Andressa CavalcanteOliveira, Rafael JoséSantos, Marcio Galdino2019-01-25T17:06:57Zoai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/596Revistahttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/PUBhttp://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/oairevistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br2446-47752446-4775opendoar:2019-01-25T17:06:57Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos alelopáticos de extratos vegetais de Hancornia speciosa Gomes na germinação de Lactuca sativa L.
title Efeitos alelopáticos de extratos vegetais de Hancornia speciosa Gomes na germinação de Lactuca sativa L.
spellingShingle Efeitos alelopáticos de extratos vegetais de Hancornia speciosa Gomes na germinação de Lactuca sativa L.
Uhlmann, Lidiane Andressa Cavalcante
Mangabeira. Hancornia speciosa. Atividade alelopática. Padrões vegetacionais. Cerrado.
title_short Efeitos alelopáticos de extratos vegetais de Hancornia speciosa Gomes na germinação de Lactuca sativa L.
title_full Efeitos alelopáticos de extratos vegetais de Hancornia speciosa Gomes na germinação de Lactuca sativa L.
title_fullStr Efeitos alelopáticos de extratos vegetais de Hancornia speciosa Gomes na germinação de Lactuca sativa L.
title_full_unstemmed Efeitos alelopáticos de extratos vegetais de Hancornia speciosa Gomes na germinação de Lactuca sativa L.
title_sort Efeitos alelopáticos de extratos vegetais de Hancornia speciosa Gomes na germinação de Lactuca sativa L.
author Uhlmann, Lidiane Andressa Cavalcante
author_facet Uhlmann, Lidiane Andressa Cavalcante
Oliveira, Rafael José
Santos, Marcio Galdino
author_role author
author2 Oliveira, Rafael José
Santos, Marcio Galdino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uhlmann, Lidiane Andressa Cavalcante
Oliveira, Rafael José
Santos, Marcio Galdino
dc.subject.por.fl_str_mv Mangabeira. Hancornia speciosa. Atividade alelopática. Padrões vegetacionais. Cerrado.
topic Mangabeira. Hancornia speciosa. Atividade alelopática. Padrões vegetacionais. Cerrado.
description Hancornia speciosa Gomes (Apocynaceae) é uma fruteira, conhecida como mangabeira, com ampla distribuição no Brasil e muito utilizada na medicina popular, por suas propriedades anti-inflamatórias, anti-hipertensivas, antidiabéticas e antimicrobianas. Entretanto, nenhum estudo foi realizado com objetivo de avaliar o potencial alelopático dessa espécie. Nesse sentido, esse estudo objetivou investigar a atividade alelopática de H. speciosa, a partir do extrato aquoso de folhas secas sobre a germinação de sementes de Lactuca sativa L. O experimento foi conduzido no município de Porto Nacional, Tocantins, Brasil, no período de agosto/2015 a julho/2016. Folhas de mangabeira coletadas em três áreas de Cerrado foram trituradas, até obter-se um pó que posteriormente foi diluído em água destilada, resultando no extrato aquoso com concentrações de 10%, 7,5%, 5,0%, e 2,5% m/v, sendo a água destilada utilizada como testemunha. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, após a análise do delineamento, nos efeitos dose, local e interação dose versus local, os graus de liberdade de dose foram desdobrados em polinômios ortogonais. Pode-se verificar que o extrato aquoso de folhas de H. speciosa apresentou efeito alelopático negativo sobre as sementes de L. sativa, pois retardou a germinabilidade e aumentou o tempo médio de germinação, enquanto que o índice de sincronia não foi fortemente influenciado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/596
10.5935/2446-4775.20180014
url https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/596
identifier_str_mv 10.5935/2446-4775.20180014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/596/pdf
https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/596/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Fitos Eletrônica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Fitos Eletrônica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
dc.source.none.fl_str_mv Revista Fitos; Vol. 12 No. 2 (2018); 147-160
Revista Fitos; Vol. 12 Núm. 2 (2018); 147-160
Revista Fitos; v. 12 n. 2 (2018); 147-160
2446-4775
1808-9569
reponame:Revista Fitos
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Revista Fitos
collection Revista Fitos
repository.name.fl_str_mv Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br
_version_ 1798313474394161152