Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Katia Reis de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos,Gideon Borges dos, Rodrigues,Andréa Maria dos Santos, Felix,Eliana Guimarães, Gomes,Luciana, Rocha,Guilhermina Luiza da, Conceição,Rosilene do Carmo Macedo, Rocha,Fábio Silva da, Peixoto,Rosaldo Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462021000100401
Resumo: Resumo Este ensaio possui como principal objetivo problematizar mudanças ocorridas no trabalho de professoras e professores da rede particular de ensino no contexto de pandemia e sua relação com a saúde. Apresenta novas formas de resistências e organização coletiva, como a greve virtual, do ponto de vista dos próprios docentes que se encontram em atividades de ensino remoto e, também, em exercício de direção sindical. Foi construído de forma compartilhada, entre professore(a)s e pesquisadore(a)s. Fundamenta-se na pedagogia crítica e dialógica freireana, cujos processos valorizam a formação mútua e emancipadora. Dos diálogos empreendidos durante a construção do texto, chegamos a quatro importantes pontos de análise e problematização, a saber: trabalho docente em tempos de isolamento social; mudanças no processo e na organização do trabalho; aspectos geracionais e questões de gênero; saúde docente, resistências e greve virtual. Ao fim, observa-se que o tipo de atividade de ensino, não presencial, por meio de plataformas e outros recursos digitais, se constitui como uma configuração atual do trabalho que se aprofunda no contexto de pandemia e faz uso exacerbado da tecnologia, articulando novos modos de controle, extração de sobretrabalho e do mais-valor social.
id FIOCRUZ-2_2c207e258a3fbcd87eb3426d74f2a02e
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462021000100401
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemiaprofessoresescolas particularessaúde do trabalhadorresistênciasgêneroResumo Este ensaio possui como principal objetivo problematizar mudanças ocorridas no trabalho de professoras e professores da rede particular de ensino no contexto de pandemia e sua relação com a saúde. Apresenta novas formas de resistências e organização coletiva, como a greve virtual, do ponto de vista dos próprios docentes que se encontram em atividades de ensino remoto e, também, em exercício de direção sindical. Foi construído de forma compartilhada, entre professore(a)s e pesquisadore(a)s. Fundamenta-se na pedagogia crítica e dialógica freireana, cujos processos valorizam a formação mútua e emancipadora. Dos diálogos empreendidos durante a construção do texto, chegamos a quatro importantes pontos de análise e problematização, a saber: trabalho docente em tempos de isolamento social; mudanças no processo e na organização do trabalho; aspectos geracionais e questões de gênero; saúde docente, resistências e greve virtual. Ao fim, observa-se que o tipo de atividade de ensino, não presencial, por meio de plataformas e outros recursos digitais, se constitui como uma configuração atual do trabalho que se aprofunda no contexto de pandemia e faz uso exacerbado da tecnologia, articulando novos modos de controle, extração de sobretrabalho e do mais-valor social.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462021000100401Trabalho, Educação e Saúde v.19 2021reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/1981-7746-sol00309info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Katia Reis deSantos,Gideon Borges dosRodrigues,Andréa Maria dos SantosFelix,Eliana GuimarãesGomes,LucianaRocha,Guilhermina Luiza daConceição,Rosilene do Carmo MacedoRocha,Fábio Silva daPeixoto,Rosaldo Bezerrapor2020-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462021000100401Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2020-10-16T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia
title Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia
spellingShingle Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia
Souza,Katia Reis de
professores
escolas particulares
saúde do trabalhador
resistências
gênero
title_short Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia
title_full Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia
title_fullStr Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia
title_full_unstemmed Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia
title_sort Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia
author Souza,Katia Reis de
author_facet Souza,Katia Reis de
Santos,Gideon Borges dos
Rodrigues,Andréa Maria dos Santos
Felix,Eliana Guimarães
Gomes,Luciana
Rocha,Guilhermina Luiza da
Conceição,Rosilene do Carmo Macedo
Rocha,Fábio Silva da
Peixoto,Rosaldo Bezerra
author_role author
author2 Santos,Gideon Borges dos
Rodrigues,Andréa Maria dos Santos
Felix,Eliana Guimarães
Gomes,Luciana
Rocha,Guilhermina Luiza da
Conceição,Rosilene do Carmo Macedo
Rocha,Fábio Silva da
Peixoto,Rosaldo Bezerra
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Katia Reis de
Santos,Gideon Borges dos
Rodrigues,Andréa Maria dos Santos
Felix,Eliana Guimarães
Gomes,Luciana
Rocha,Guilhermina Luiza da
Conceição,Rosilene do Carmo Macedo
Rocha,Fábio Silva da
Peixoto,Rosaldo Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv professores
escolas particulares
saúde do trabalhador
resistências
gênero
topic professores
escolas particulares
saúde do trabalhador
resistências
gênero
description Resumo Este ensaio possui como principal objetivo problematizar mudanças ocorridas no trabalho de professoras e professores da rede particular de ensino no contexto de pandemia e sua relação com a saúde. Apresenta novas formas de resistências e organização coletiva, como a greve virtual, do ponto de vista dos próprios docentes que se encontram em atividades de ensino remoto e, também, em exercício de direção sindical. Foi construído de forma compartilhada, entre professore(a)s e pesquisadore(a)s. Fundamenta-se na pedagogia crítica e dialógica freireana, cujos processos valorizam a formação mútua e emancipadora. Dos diálogos empreendidos durante a construção do texto, chegamos a quatro importantes pontos de análise e problematização, a saber: trabalho docente em tempos de isolamento social; mudanças no processo e na organização do trabalho; aspectos geracionais e questões de gênero; saúde docente, resistências e greve virtual. Ao fim, observa-se que o tipo de atividade de ensino, não presencial, por meio de plataformas e outros recursos digitais, se constitui como uma configuração atual do trabalho que se aprofunda no contexto de pandemia e faz uso exacerbado da tecnologia, articulando novos modos de controle, extração de sobretrabalho e do mais-valor social.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462021000100401
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462021000100401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-7746-sol00309
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.19 2021
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115636009631744