Training in nursing: a closer look at the recent scientific production (2001-2005)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
DOI: | 10.1590/S1981-77462005000200005 |
Texto Completo: | https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/1892 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar resultados preliminares da produção científica sobre a formação profissional do enfermeiro divulgada em periódicos científicos brasileiros. As fontes deste estudo são a Revista Latino-Americana de Enfermagem e a Revista Mineira de Enfermagem (Reme), escolhidas entre 129 periódicos brasileiros na área da enfermagem, cujos textos completos estão disponibilizados on-line no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre editoriais, artigos de pesquisa, artigos originais, revisões bibliográficas, relatos de experiências, notas/informativos, foram selecionados 36 textos da Revista Latino-Americana de Enfermagem e 15 da Reme. A análise desse material compreendeu a leitura dos resumos para a identificação do tema central - formação do enfermeiro - e a leitura dos textos completos selecionados, da qual emergiram três núcleos temáticos: fundamentos pedagógicos, ensino de enfermagem e currículo. A análise das produções evidencia uma articulação entre a formação e as recentes políticas públicas para saúde e educação, representando contribuições relevantes para repensar o perfil profissional do enfermeiro a ser formado e a proposta curricular desenvolvida nas instituições de ensino de nível superior. |
id |
FIOCRUZ-2_305655e0f3ff2b68ffb151ee4d6f0f11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1892 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-2 |
network_name_str |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
spelling |
Training in nursing: a closer look at the recent scientific production (2001-2005)A formação do enfermeiro: uma aproximação à recente produção científica (2001-2005)enfermagemeducação profissionalcurrículoprodução científicaperiódicos científicosnursingprofessional educationcurriculumscientific productionscientific journalsEste artigo tem como objetivo apresentar resultados preliminares da produção científica sobre a formação profissional do enfermeiro divulgada em periódicos científicos brasileiros. As fontes deste estudo são a Revista Latino-Americana de Enfermagem e a Revista Mineira de Enfermagem (Reme), escolhidas entre 129 periódicos brasileiros na área da enfermagem, cujos textos completos estão disponibilizados on-line no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre editoriais, artigos de pesquisa, artigos originais, revisões bibliográficas, relatos de experiências, notas/informativos, foram selecionados 36 textos da Revista Latino-Americana de Enfermagem e 15 da Reme. A análise desse material compreendeu a leitura dos resumos para a identificação do tema central - formação do enfermeiro - e a leitura dos textos completos selecionados, da qual emergiram três núcleos temáticos: fundamentos pedagógicos, ensino de enfermagem e currículo. A análise das produções evidencia uma articulação entre a formação e as recentes políticas públicas para saúde e educação, representando contribuições relevantes para repensar o perfil profissional do enfermeiro a ser formado e a proposta curricular desenvolvida nas instituições de ensino de nível superior.Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz2022-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/189210.1590/S1981-77462005000200005Trabalho, Educação e Saúde; v. 3 n. 2 (2005)1981-7746reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/1892/964Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venânciohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa2022-09-27T17:24:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1892Revistahttps://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tesPUBhttps://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/oairevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2024-03-06T13:01:51.547243Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Training in nursing: a closer look at the recent scientific production (2001-2005) A formação do enfermeiro: uma aproximação à recente produção científica (2001-2005) |
title |
Training in nursing: a closer look at the recent scientific production (2001-2005) |
spellingShingle |
Training in nursing: a closer look at the recent scientific production (2001-2005) Training in nursing: a closer look at the recent scientific production (2001-2005) Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa enfermagem educação profissional currículo produção científica periódicos científicos nursing professional education curriculum scientific production scientific journals Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa enfermagem educação profissional currículo produção científica periódicos científicos nursing professional education curriculum scientific production scientific journals |
title_short |
Training in nursing: a closer look at the recent scientific production (2001-2005) |
title_full |
Training in nursing: a closer look at the recent scientific production (2001-2005) |
title_fullStr |
Training in nursing: a closer look at the recent scientific production (2001-2005) Training in nursing: a closer look at the recent scientific production (2001-2005) |
title_full_unstemmed |
Training in nursing: a closer look at the recent scientific production (2001-2005) Training in nursing: a closer look at the recent scientific production (2001-2005) |
title_sort |
Training in nursing: a closer look at the recent scientific production (2001-2005) |
author |
Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa |
author_facet |
Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem educação profissional currículo produção científica periódicos científicos nursing professional education curriculum scientific production scientific journals |
topic |
enfermagem educação profissional currículo produção científica periódicos científicos nursing professional education curriculum scientific production scientific journals |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar resultados preliminares da produção científica sobre a formação profissional do enfermeiro divulgada em periódicos científicos brasileiros. As fontes deste estudo são a Revista Latino-Americana de Enfermagem e a Revista Mineira de Enfermagem (Reme), escolhidas entre 129 periódicos brasileiros na área da enfermagem, cujos textos completos estão disponibilizados on-line no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre editoriais, artigos de pesquisa, artigos originais, revisões bibliográficas, relatos de experiências, notas/informativos, foram selecionados 36 textos da Revista Latino-Americana de Enfermagem e 15 da Reme. A análise desse material compreendeu a leitura dos resumos para a identificação do tema central - formação do enfermeiro - e a leitura dos textos completos selecionados, da qual emergiram três núcleos temáticos: fundamentos pedagógicos, ensino de enfermagem e currículo. A análise das produções evidencia uma articulação entre a formação e as recentes políticas públicas para saúde e educação, representando contribuições relevantes para repensar o perfil profissional do enfermeiro a ser formado e a proposta curricular desenvolvida nas instituições de ensino de nível superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/1892 10.1590/S1981-77462005000200005 |
url |
https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/1892 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1981-77462005000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/1892/964 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde; v. 3 n. 2 (2005) 1981-7746 reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
collection |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtes@fiocruz.br |
_version_ |
1822181222398296064 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1981-77462005000200005 |