Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zocche,Denise Antunes de Azambuja
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462007000200006
Resumo: O objeto de reflexão deste artigo é a avaliação por competência no ensino técnico em enfermagem, suas implicações, desafios e proposições como uma forma de integrar os diversos olhares dos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em saúde. A avaliação como caminho para a transformação e emancipação possíveis qualifica e dignifica o ensinar e o aprender. As palavras ditas na avaliação, quando servem para inspirar atos de cuidado, podem produzir autonomia para o aprendiz, revisão para os educadores, satisfação e segurança para os cuidadores, conforto e alegria para os usuários e qualidade para os serviços e o sistema de saúde.
id FIOCRUZ-2_320d5fa66682b976f6cd03282ede2ab2
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462007000200006
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliaçãoeducação profissionalenfermagemavaliação educacionalsaúde e educaçãoO objeto de reflexão deste artigo é a avaliação por competência no ensino técnico em enfermagem, suas implicações, desafios e proposições como uma forma de integrar os diversos olhares dos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em saúde. A avaliação como caminho para a transformação e emancipação possíveis qualifica e dignifica o ensinar e o aprender. As palavras ditas na avaliação, quando servem para inspirar atos de cuidado, podem produzir autonomia para o aprendiz, revisão para os educadores, satisfação e segurança para os cuidadores, conforto e alegria para os usuários e qualidade para os serviços e o sistema de saúde.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2007-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462007000200006Trabalho, Educação e Saúde v.5 n.2 2007reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462007000200006info:eu-repo/semantics/openAccessZocche,Denise Antunes de Azambujapor2012-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462007000200006Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2012-10-19T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação
title Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação
spellingShingle Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação
Zocche,Denise Antunes de Azambuja
educação profissional
enfermagem
avaliação educacional
saúde e educação
title_short Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação
title_full Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação
title_fullStr Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação
title_full_unstemmed Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação
title_sort Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação
author Zocche,Denise Antunes de Azambuja
author_facet Zocche,Denise Antunes de Azambuja
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zocche,Denise Antunes de Azambuja
dc.subject.por.fl_str_mv educação profissional
enfermagem
avaliação educacional
saúde e educação
topic educação profissional
enfermagem
avaliação educacional
saúde e educação
description O objeto de reflexão deste artigo é a avaliação por competência no ensino técnico em enfermagem, suas implicações, desafios e proposições como uma forma de integrar os diversos olhares dos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em saúde. A avaliação como caminho para a transformação e emancipação possíveis qualifica e dignifica o ensinar e o aprender. As palavras ditas na avaliação, quando servem para inspirar atos de cuidado, podem produzir autonomia para o aprendiz, revisão para os educadores, satisfação e segurança para os cuidadores, conforto e alegria para os usuários e qualidade para os serviços e o sistema de saúde.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462007000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462007000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1981-77462007000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.5 n.2 2007
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115630249803776