Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462007000200006 |
Resumo: | O objeto de reflexão deste artigo é a avaliação por competência no ensino técnico em enfermagem, suas implicações, desafios e proposições como uma forma de integrar os diversos olhares dos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em saúde. A avaliação como caminho para a transformação e emancipação possíveis qualifica e dignifica o ensinar e o aprender. As palavras ditas na avaliação, quando servem para inspirar atos de cuidado, podem produzir autonomia para o aprendiz, revisão para os educadores, satisfação e segurança para os cuidadores, conforto e alegria para os usuários e qualidade para os serviços e o sistema de saúde. |
id |
FIOCRUZ-2_320d5fa66682b976f6cd03282ede2ab2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1981-77462007000200006 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-2 |
network_name_str |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliaçãoeducação profissionalenfermagemavaliação educacionalsaúde e educaçãoO objeto de reflexão deste artigo é a avaliação por competência no ensino técnico em enfermagem, suas implicações, desafios e proposições como uma forma de integrar os diversos olhares dos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em saúde. A avaliação como caminho para a transformação e emancipação possíveis qualifica e dignifica o ensinar e o aprender. As palavras ditas na avaliação, quando servem para inspirar atos de cuidado, podem produzir autonomia para o aprendiz, revisão para os educadores, satisfação e segurança para os cuidadores, conforto e alegria para os usuários e qualidade para os serviços e o sistema de saúde.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2007-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462007000200006Trabalho, Educação e Saúde v.5 n.2 2007reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462007000200006info:eu-repo/semantics/openAccessZocche,Denise Antunes de Azambujapor2012-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462007000200006Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2012-10-19T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação |
title |
Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação |
spellingShingle |
Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação Zocche,Denise Antunes de Azambuja educação profissional enfermagem avaliação educacional saúde e educação |
title_short |
Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação |
title_full |
Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação |
title_fullStr |
Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação |
title_full_unstemmed |
Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação |
title_sort |
Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação |
author |
Zocche,Denise Antunes de Azambuja |
author_facet |
Zocche,Denise Antunes de Azambuja |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zocche,Denise Antunes de Azambuja |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação profissional enfermagem avaliação educacional saúde e educação |
topic |
educação profissional enfermagem avaliação educacional saúde e educação |
description |
O objeto de reflexão deste artigo é a avaliação por competência no ensino técnico em enfermagem, suas implicações, desafios e proposições como uma forma de integrar os diversos olhares dos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em saúde. A avaliação como caminho para a transformação e emancipação possíveis qualifica e dignifica o ensinar e o aprender. As palavras ditas na avaliação, quando servem para inspirar atos de cuidado, podem produzir autonomia para o aprendiz, revisão para os educadores, satisfação e segurança para os cuidadores, conforto e alegria para os usuários e qualidade para os serviços e o sistema de saúde. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462007000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462007000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1981-77462007000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde v.5 n.2 2007 reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
collection |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtes@fiocruz.br |
_version_ |
1754115630249803776 |