As formas de aprendizagem mais significativas para os estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz,Lucimare
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Krauzer,Ivete Maroso, Silva,Lurdes Chiossi da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000100007
Resumo: Com o objetivo de conhecer as formas de aprendizagem mais significativas para os acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade situada na região Sul do Brasil, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa com 37 acadêmicos no período de maio a junho de 2007. Os dados, inicialmente, foram coletados por um instrumento contendo apenas uma questão norteadora: "Qual é a forma que você melhor aprende o conteúdo?"; em seguida, reuniu-se um grupo focal com nove discentes, onde foi discutida e aprofundada a temática. Os resultados deste estudo apontam que esses acadêmicos de enfermagem aprendem melhor o conteúdo por meio de atividades teórico-práticas; onde podemos inferir que a aprendizagem se torna significativa para o estudante na medida em que ele visualiza a sua aplicabilidade no cotidiano das atividades executadas pela enfermagem.
id FIOCRUZ-2_34d4b0dac5d2376c425251529e22e54b
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462009000100007
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling As formas de aprendizagem mais significativas para os estudantes de enfermagemaprendizagemdiscentesenfermagemCom o objetivo de conhecer as formas de aprendizagem mais significativas para os acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade situada na região Sul do Brasil, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa com 37 acadêmicos no período de maio a junho de 2007. Os dados, inicialmente, foram coletados por um instrumento contendo apenas uma questão norteadora: "Qual é a forma que você melhor aprende o conteúdo?"; em seguida, reuniu-se um grupo focal com nove discentes, onde foi discutida e aprofundada a temática. Os resultados deste estudo apontam que esses acadêmicos de enfermagem aprendem melhor o conteúdo por meio de atividades teórico-práticas; onde podemos inferir que a aprendizagem se torna significativa para o estudante na medida em que ele visualiza a sua aplicabilidade no cotidiano das atividades executadas pela enfermagem.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000100007Trabalho, Educação e Saúde v.7 n.1 2009reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462009000100007info:eu-repo/semantics/openAccessFerraz,LucimareKrauzer,Ivete MarosoSilva,Lurdes Chiossi dapor2012-10-03T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462009000100007Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2012-10-03T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv As formas de aprendizagem mais significativas para os estudantes de enfermagem
title As formas de aprendizagem mais significativas para os estudantes de enfermagem
spellingShingle As formas de aprendizagem mais significativas para os estudantes de enfermagem
Ferraz,Lucimare
aprendizagem
discentes
enfermagem
title_short As formas de aprendizagem mais significativas para os estudantes de enfermagem
title_full As formas de aprendizagem mais significativas para os estudantes de enfermagem
title_fullStr As formas de aprendizagem mais significativas para os estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed As formas de aprendizagem mais significativas para os estudantes de enfermagem
title_sort As formas de aprendizagem mais significativas para os estudantes de enfermagem
author Ferraz,Lucimare
author_facet Ferraz,Lucimare
Krauzer,Ivete Maroso
Silva,Lurdes Chiossi da
author_role author
author2 Krauzer,Ivete Maroso
Silva,Lurdes Chiossi da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz,Lucimare
Krauzer,Ivete Maroso
Silva,Lurdes Chiossi da
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
discentes
enfermagem
topic aprendizagem
discentes
enfermagem
description Com o objetivo de conhecer as formas de aprendizagem mais significativas para os acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade situada na região Sul do Brasil, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa com 37 acadêmicos no período de maio a junho de 2007. Os dados, inicialmente, foram coletados por um instrumento contendo apenas uma questão norteadora: "Qual é a forma que você melhor aprende o conteúdo?"; em seguida, reuniu-se um grupo focal com nove discentes, onde foi discutida e aprofundada a temática. Os resultados deste estudo apontam que esses acadêmicos de enfermagem aprendem melhor o conteúdo por meio de atividades teórico-práticas; onde podemos inferir que a aprendizagem se torna significativa para o estudante na medida em que ele visualiza a sua aplicabilidade no cotidiano das atividades executadas pela enfermagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462009000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1981-77462009000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.7 n.1 2009
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115630524530688