Perspectivas para o ensino na saúde: do 'apagão educacional' à política de educação permanente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000100159 |
Resumo: | O artigo aborda a educação permanente na ótica reflexiva e rizomática, abrangendo a necessidade de desterritorializar os saberes circulantes na saúde. Trata-se de pesquisa bibliográfica cujo referencial teórico estrutura-se no materialismo histórico marxista. O estudo descreve um breve histórico sobre a política educacional com base em dois eventos marcantes ocorridos na década de 1980: a escassez de trabalhadores para o trabalho complexo, denominado ‘apagão educacional’, e o surgimento do novo ensino superior no Brasil. Tais eventos, ao atravessarem a formação profissional, reproduzem na educação em serviço a estrutura do conhecimento mais hierarquizada. Se o ensino na saúde apresenta limitações, oferece também possibilidades e perspectivas para romper com a rigidez epistemológica e aproximar-se da educação menor e do crescimento de rizomas nas práticas em saúde. |
id |
FIOCRUZ-2_354b2982d14ac67d90941cfd1fa4a5e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1981-77462015000100159 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-2 |
network_name_str |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas para o ensino na saúde: do 'apagão educacional' à política de educação permanenteeducação permanenteSUSprofissional reflexivoeducação menorpedagogia rizomáticaO artigo aborda a educação permanente na ótica reflexiva e rizomática, abrangendo a necessidade de desterritorializar os saberes circulantes na saúde. Trata-se de pesquisa bibliográfica cujo referencial teórico estrutura-se no materialismo histórico marxista. O estudo descreve um breve histórico sobre a política educacional com base em dois eventos marcantes ocorridos na década de 1980: a escassez de trabalhadores para o trabalho complexo, denominado ‘apagão educacional’, e o surgimento do novo ensino superior no Brasil. Tais eventos, ao atravessarem a formação profissional, reproduzem na educação em serviço a estrutura do conhecimento mais hierarquizada. Se o ensino na saúde apresenta limitações, oferece também possibilidades e perspectivas para romper com a rigidez epistemológica e aproximar-se da educação menor e do crescimento de rizomas nas práticas em saúde.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000100159Trabalho, Educação e Saúde v.13 n.1 2015reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/1981-7746-sip00022info:eu-repo/semantics/openAccessNideck,Renata de Lima PachecoQueiroz,Paulo Pires depor2015-04-16T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462015000100159Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2015-04-16T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas para o ensino na saúde: do 'apagão educacional' à política de educação permanente |
title |
Perspectivas para o ensino na saúde: do 'apagão educacional' à política de educação permanente |
spellingShingle |
Perspectivas para o ensino na saúde: do 'apagão educacional' à política de educação permanente Nideck,Renata de Lima Pacheco educação permanente SUS profissional reflexivo educação menor pedagogia rizomática |
title_short |
Perspectivas para o ensino na saúde: do 'apagão educacional' à política de educação permanente |
title_full |
Perspectivas para o ensino na saúde: do 'apagão educacional' à política de educação permanente |
title_fullStr |
Perspectivas para o ensino na saúde: do 'apagão educacional' à política de educação permanente |
title_full_unstemmed |
Perspectivas para o ensino na saúde: do 'apagão educacional' à política de educação permanente |
title_sort |
Perspectivas para o ensino na saúde: do 'apagão educacional' à política de educação permanente |
author |
Nideck,Renata de Lima Pacheco |
author_facet |
Nideck,Renata de Lima Pacheco Queiroz,Paulo Pires de |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz,Paulo Pires de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nideck,Renata de Lima Pacheco Queiroz,Paulo Pires de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação permanente SUS profissional reflexivo educação menor pedagogia rizomática |
topic |
educação permanente SUS profissional reflexivo educação menor pedagogia rizomática |
description |
O artigo aborda a educação permanente na ótica reflexiva e rizomática, abrangendo a necessidade de desterritorializar os saberes circulantes na saúde. Trata-se de pesquisa bibliográfica cujo referencial teórico estrutura-se no materialismo histórico marxista. O estudo descreve um breve histórico sobre a política educacional com base em dois eventos marcantes ocorridos na década de 1980: a escassez de trabalhadores para o trabalho complexo, denominado ‘apagão educacional’, e o surgimento do novo ensino superior no Brasil. Tais eventos, ao atravessarem a formação profissional, reproduzem na educação em serviço a estrutura do conhecimento mais hierarquizada. Se o ensino na saúde apresenta limitações, oferece também possibilidades e perspectivas para romper com a rigidez epistemológica e aproximar-se da educação menor e do crescimento de rizomas nas práticas em saúde. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000100159 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000100159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-7746-sip00022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde v.13 n.1 2015 reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
collection |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtes@fiocruz.br |
_version_ |
1754115632534650880 |