Integralidade: dispositivo para a formação crítica de profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,José Paulo Vicente da
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Tavares,Cláudia Mara de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462004000200004
Resumo: Propõe-se neste artigo uma reflexão sobre o uso do conceito de integralidade como dispositivo de abordagem crítica na formação de profissionais de saúde. Coloca-se em destaque a escuta das necessidades de saúde, como um meio para construção de uma prática de cuidar participativa, ética, solidária e centrada no vínculo. Frente ao contexto analisado, aponta-se como desafio para a formação em saúde: a conscientização dos profissionais para atuarem criticamente face ao processo de responsabilização e comunicação dialógica entre governantes, gestores, usuários, instituições formadoras e demais setores da sociedade, visando a integralidade da atenção em saúde.
id FIOCRUZ-2_5549afd4574427b8f21fdeb87964c148
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462004000200004
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Integralidade: dispositivo para a formação crítica de profissionais de saúdeformação profissional em saúdeintegralidadecuidadoPropõe-se neste artigo uma reflexão sobre o uso do conceito de integralidade como dispositivo de abordagem crítica na formação de profissionais de saúde. Coloca-se em destaque a escuta das necessidades de saúde, como um meio para construção de uma prática de cuidar participativa, ética, solidária e centrada no vínculo. Frente ao contexto analisado, aponta-se como desafio para a formação em saúde: a conscientização dos profissionais para atuarem criticamente face ao processo de responsabilização e comunicação dialógica entre governantes, gestores, usuários, instituições formadoras e demais setores da sociedade, visando a integralidade da atenção em saúde.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2004-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462004000200004Trabalho, Educação e Saúde v.2 n.2 2004reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462004000200004info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,José Paulo Vicente daTavares,Cláudia Mara de Melopor2012-11-07T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462004000200004Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2012-11-07T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Integralidade: dispositivo para a formação crítica de profissionais de saúde
title Integralidade: dispositivo para a formação crítica de profissionais de saúde
spellingShingle Integralidade: dispositivo para a formação crítica de profissionais de saúde
Silva,José Paulo Vicente da
formação profissional em saúde
integralidade
cuidado
title_short Integralidade: dispositivo para a formação crítica de profissionais de saúde
title_full Integralidade: dispositivo para a formação crítica de profissionais de saúde
title_fullStr Integralidade: dispositivo para a formação crítica de profissionais de saúde
title_full_unstemmed Integralidade: dispositivo para a formação crítica de profissionais de saúde
title_sort Integralidade: dispositivo para a formação crítica de profissionais de saúde
author Silva,José Paulo Vicente da
author_facet Silva,José Paulo Vicente da
Tavares,Cláudia Mara de Melo
author_role author
author2 Tavares,Cláudia Mara de Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,José Paulo Vicente da
Tavares,Cláudia Mara de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv formação profissional em saúde
integralidade
cuidado
topic formação profissional em saúde
integralidade
cuidado
description Propõe-se neste artigo uma reflexão sobre o uso do conceito de integralidade como dispositivo de abordagem crítica na formação de profissionais de saúde. Coloca-se em destaque a escuta das necessidades de saúde, como um meio para construção de uma prática de cuidar participativa, ética, solidária e centrada no vínculo. Frente ao contexto analisado, aponta-se como desafio para a formação em saúde: a conscientização dos profissionais para atuarem criticamente face ao processo de responsabilização e comunicação dialógica entre governantes, gestores, usuários, instituições formadoras e demais setores da sociedade, visando a integralidade da atenção em saúde.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462004000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462004000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1981-77462004000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.2 n.2 2004
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115629749633024