Trabalho, educação e saúde na perspectiva das concepções de enfermeiros em atividade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Simone Mendes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Paes,Graciele Oroski, Leite,Joséte Luzia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000100007
Resumo: Este artigo busca apresentar e discutir as concepções de enfermeiros docentes sobre trabalho, educação e saúde. Para tal, foram entrevistados sete professores de enfermagem que atuam em uma instituição de ensino superior no estado do Rio de Janeiro. Os relatos obtidos apontaram para dupla face do trabalho, relacionado concomitantemente com satisfação e sofrimento, identificados, respectivamente, pela criatividade/autonomia e obrigatoriedade/precarização. Foi identificada, ainda, a influência das políticas neo-liberais no trabalho nas áreas da educação e saúde. Questões relacionadas à educação se concentraram na discussão da construção coletiva dos conhecimentos e da formação cidadã. Já com relação à saúde, as concepções dos docentes entrevistados apresentaram conceitos de promoção da saúde e seus determinantes. As interfaces entre trabalho, educação e saúde foram percebidas sob aspectos diferenciados, chamando atenção para a necessidade de múltiplas transformações nas três áreas para efetivação da qualidade destas relações.
id FIOCRUZ-2_70cf6a66780e7da13e38a97a14b332a7
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462010000100007
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Trabalho, educação e saúde na perspectiva das concepções de enfermeiros em atividade docentetrabalhoeducaçãoenfermagemEste artigo busca apresentar e discutir as concepções de enfermeiros docentes sobre trabalho, educação e saúde. Para tal, foram entrevistados sete professores de enfermagem que atuam em uma instituição de ensino superior no estado do Rio de Janeiro. Os relatos obtidos apontaram para dupla face do trabalho, relacionado concomitantemente com satisfação e sofrimento, identificados, respectivamente, pela criatividade/autonomia e obrigatoriedade/precarização. Foi identificada, ainda, a influência das políticas neo-liberais no trabalho nas áreas da educação e saúde. Questões relacionadas à educação se concentraram na discussão da construção coletiva dos conhecimentos e da formação cidadã. Já com relação à saúde, as concepções dos docentes entrevistados apresentaram conceitos de promoção da saúde e seus determinantes. As interfaces entre trabalho, educação e saúde foram percebidas sob aspectos diferenciados, chamando atenção para a necessidade de múltiplas transformações nas três áreas para efetivação da qualidade destas relações.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000100007Trabalho, Educação e Saúde v.8 n.1 2010reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S1981-77462010000100007info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Simone MendesPaes,Graciele OroskiLeite,Joséte Luziapor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462010000100007Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2012-08-23T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho, educação e saúde na perspectiva das concepções de enfermeiros em atividade docente
title Trabalho, educação e saúde na perspectiva das concepções de enfermeiros em atividade docente
spellingShingle Trabalho, educação e saúde na perspectiva das concepções de enfermeiros em atividade docente
Carvalho,Simone Mendes
trabalho
educação
enfermagem
title_short Trabalho, educação e saúde na perspectiva das concepções de enfermeiros em atividade docente
title_full Trabalho, educação e saúde na perspectiva das concepções de enfermeiros em atividade docente
title_fullStr Trabalho, educação e saúde na perspectiva das concepções de enfermeiros em atividade docente
title_full_unstemmed Trabalho, educação e saúde na perspectiva das concepções de enfermeiros em atividade docente
title_sort Trabalho, educação e saúde na perspectiva das concepções de enfermeiros em atividade docente
author Carvalho,Simone Mendes
author_facet Carvalho,Simone Mendes
Paes,Graciele Oroski
Leite,Joséte Luzia
author_role author
author2 Paes,Graciele Oroski
Leite,Joséte Luzia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Simone Mendes
Paes,Graciele Oroski
Leite,Joséte Luzia
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho
educação
enfermagem
topic trabalho
educação
enfermagem
description Este artigo busca apresentar e discutir as concepções de enfermeiros docentes sobre trabalho, educação e saúde. Para tal, foram entrevistados sete professores de enfermagem que atuam em uma instituição de ensino superior no estado do Rio de Janeiro. Os relatos obtidos apontaram para dupla face do trabalho, relacionado concomitantemente com satisfação e sofrimento, identificados, respectivamente, pela criatividade/autonomia e obrigatoriedade/precarização. Foi identificada, ainda, a influência das políticas neo-liberais no trabalho nas áreas da educação e saúde. Questões relacionadas à educação se concentraram na discussão da construção coletiva dos conhecimentos e da formação cidadã. Já com relação à saúde, as concepções dos docentes entrevistados apresentaram conceitos de promoção da saúde e seus determinantes. As interfaces entre trabalho, educação e saúde foram percebidas sob aspectos diferenciados, chamando atenção para a necessidade de múltiplas transformações nas três áreas para efetivação da qualidade destas relações.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1981-77462010000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.8 n.1 2010
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115630965981184