Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/6115 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivos conhecer a concepção de cuidado dos enfermeiros docentes do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Feevale, e como eles referiam a sua prática de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores enfermeiros que atuam no Curso de Enfermagem da referida Instituição de Ensino Superior e que se enquadravam nos critérios de inclusão do estudo. As informações coletadas por meio da técnica de entrevista em grupo, chamada grupo focal, foram analisadas pela técnica de Análise Temática. As categorias encontradas nas falas dos sujeitos foram “Compreensão do Cuidado” e “Práticas de Ensino do Cuidado”. Evidenciou-se que os sujeitos concebem o cuidado como integralidade, visão do todo, respeito ao ser humano, empatia, satisfação das necessidades com a sistematização da assistência de enfermagem e dimensão temporal. Também constatou-se que a compreensão de cuidado desses docentes não foi referida em sua prática de ensino e que o cuidado é representado por eles por atitudes como respeito e atenção. Ficou evidenciada, também, a importância de despertar no aluno a consciência do ato de cuidar. No seu processo de ensino, uma das estratégias empregadas na tentativa de ensinar a cuidar é o docente utilizar-se a si próprio, com suas vivências e experiências como ferramenta, sem apresentar uma clara fundamentação teórico-filosófica. |
id |
URGS_9136f193e6a081eee8363608a8e23d10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6115 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Sanches, Márcia OteroPedro, Eva Néri Rubim2007-06-06T18:52:50Z2006http://hdl.handle.net/10183/6115000525176Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivos conhecer a concepção de cuidado dos enfermeiros docentes do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Feevale, e como eles referiam a sua prática de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores enfermeiros que atuam no Curso de Enfermagem da referida Instituição de Ensino Superior e que se enquadravam nos critérios de inclusão do estudo. As informações coletadas por meio da técnica de entrevista em grupo, chamada grupo focal, foram analisadas pela técnica de Análise Temática. As categorias encontradas nas falas dos sujeitos foram “Compreensão do Cuidado” e “Práticas de Ensino do Cuidado”. Evidenciou-se que os sujeitos concebem o cuidado como integralidade, visão do todo, respeito ao ser humano, empatia, satisfação das necessidades com a sistematização da assistência de enfermagem e dimensão temporal. Também constatou-se que a compreensão de cuidado desses docentes não foi referida em sua prática de ensino e que o cuidado é representado por eles por atitudes como respeito e atenção. Ficou evidenciada, também, a importância de despertar no aluno a consciência do ato de cuidar. No seu processo de ensino, uma das estratégias empregadas na tentativa de ensinar a cuidar é o docente utilizar-se a si próprio, com suas vivências e experiências como ferramenta, sem apresentar uma clara fundamentação teórico-filosófica.application/pdfporCuidados de enfermagemEnfermagem : GraduaçãoPrática do docente de enfermagemEducação em enfermagemConcepções do enfermeiro docente sobre o cuidadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000525176.pdf000525176.pdfTexto completoapplication/pdf305721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6115/1/000525176.pdfa66fff57232514a819c40e77a25e9ffcMD51TEXT000525176.pdf.txt000525176.pdf.txtExtracted Texttext/plain140769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6115/2/000525176.pdf.txta303066c38e8c61299c0d55fba372a20MD52THUMBNAIL000525176.pdf.jpg000525176.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6115/3/000525176.pdf.jpg22550c427ceb6d22336301f5e21253d7MD5310183/61152018-10-10 07:51:30.482oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:51:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado |
title |
Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado |
spellingShingle |
Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado Sanches, Márcia Otero Cuidados de enfermagem Enfermagem : Graduação Prática do docente de enfermagem Educação em enfermagem |
title_short |
Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado |
title_full |
Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado |
title_fullStr |
Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado |
title_full_unstemmed |
Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado |
title_sort |
Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado |
author |
Sanches, Márcia Otero |
author_facet |
Sanches, Márcia Otero |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Márcia Otero |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pedro, Eva Néri Rubim |
contributor_str_mv |
Pedro, Eva Néri Rubim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuidados de enfermagem Enfermagem : Graduação Prática do docente de enfermagem Educação em enfermagem |
topic |
Cuidados de enfermagem Enfermagem : Graduação Prática do docente de enfermagem Educação em enfermagem |
description |
Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivos conhecer a concepção de cuidado dos enfermeiros docentes do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Feevale, e como eles referiam a sua prática de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores enfermeiros que atuam no Curso de Enfermagem da referida Instituição de Ensino Superior e que se enquadravam nos critérios de inclusão do estudo. As informações coletadas por meio da técnica de entrevista em grupo, chamada grupo focal, foram analisadas pela técnica de Análise Temática. As categorias encontradas nas falas dos sujeitos foram “Compreensão do Cuidado” e “Práticas de Ensino do Cuidado”. Evidenciou-se que os sujeitos concebem o cuidado como integralidade, visão do todo, respeito ao ser humano, empatia, satisfação das necessidades com a sistematização da assistência de enfermagem e dimensão temporal. Também constatou-se que a compreensão de cuidado desses docentes não foi referida em sua prática de ensino e que o cuidado é representado por eles por atitudes como respeito e atenção. Ficou evidenciada, também, a importância de despertar no aluno a consciência do ato de cuidar. No seu processo de ensino, uma das estratégias empregadas na tentativa de ensinar a cuidar é o docente utilizar-se a si próprio, com suas vivências e experiências como ferramenta, sem apresentar uma clara fundamentação teórico-filosófica. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T18:52:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/6115 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000525176 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/6115 |
identifier_str_mv |
000525176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6115/1/000525176.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6115/2/000525176.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6115/3/000525176.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a66fff57232514a819c40e77a25e9ffc a303066c38e8c61299c0d55fba372a20 22550c427ceb6d22336301f5e21253d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736774916931584 |