Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Márcia Otero
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/6115
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivos conhecer a concepção de cuidado dos enfermeiros docentes do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Feevale, e como eles referiam a sua prática de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores enfermeiros que atuam no Curso de Enfermagem da referida Instituição de Ensino Superior e que se enquadravam nos critérios de inclusão do estudo. As informações coletadas por meio da técnica de entrevista em grupo, chamada grupo focal, foram analisadas pela técnica de Análise Temática. As categorias encontradas nas falas dos sujeitos foram “Compreensão do Cuidado” e “Práticas de Ensino do Cuidado”. Evidenciou-se que os sujeitos concebem o cuidado como integralidade, visão do todo, respeito ao ser humano, empatia, satisfação das necessidades com a sistematização da assistência de enfermagem e dimensão temporal. Também constatou-se que a compreensão de cuidado desses docentes não foi referida em sua prática de ensino e que o cuidado é representado por eles por atitudes como respeito e atenção. Ficou evidenciada, também, a importância de despertar no aluno a consciência do ato de cuidar. No seu processo de ensino, uma das estratégias empregadas na tentativa de ensinar a cuidar é o docente utilizar-se a si próprio, com suas vivências e experiências como ferramenta, sem apresentar uma clara fundamentação teórico-filosófica.
id URGS_9136f193e6a081eee8363608a8e23d10
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6115
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Sanches, Márcia OteroPedro, Eva Néri Rubim2007-06-06T18:52:50Z2006http://hdl.handle.net/10183/6115000525176Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivos conhecer a concepção de cuidado dos enfermeiros docentes do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Feevale, e como eles referiam a sua prática de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores enfermeiros que atuam no Curso de Enfermagem da referida Instituição de Ensino Superior e que se enquadravam nos critérios de inclusão do estudo. As informações coletadas por meio da técnica de entrevista em grupo, chamada grupo focal, foram analisadas pela técnica de Análise Temática. As categorias encontradas nas falas dos sujeitos foram “Compreensão do Cuidado” e “Práticas de Ensino do Cuidado”. Evidenciou-se que os sujeitos concebem o cuidado como integralidade, visão do todo, respeito ao ser humano, empatia, satisfação das necessidades com a sistematização da assistência de enfermagem e dimensão temporal. Também constatou-se que a compreensão de cuidado desses docentes não foi referida em sua prática de ensino e que o cuidado é representado por eles por atitudes como respeito e atenção. Ficou evidenciada, também, a importância de despertar no aluno a consciência do ato de cuidar. No seu processo de ensino, uma das estratégias empregadas na tentativa de ensinar a cuidar é o docente utilizar-se a si próprio, com suas vivências e experiências como ferramenta, sem apresentar uma clara fundamentação teórico-filosófica.application/pdfporCuidados de enfermagemEnfermagem : GraduaçãoPrática do docente de enfermagemEducação em enfermagemConcepções do enfermeiro docente sobre o cuidadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000525176.pdf000525176.pdfTexto completoapplication/pdf305721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6115/1/000525176.pdfa66fff57232514a819c40e77a25e9ffcMD51TEXT000525176.pdf.txt000525176.pdf.txtExtracted Texttext/plain140769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6115/2/000525176.pdf.txta303066c38e8c61299c0d55fba372a20MD52THUMBNAIL000525176.pdf.jpg000525176.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6115/3/000525176.pdf.jpg22550c427ceb6d22336301f5e21253d7MD5310183/61152018-10-10 07:51:30.482oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:51:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado
title Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado
spellingShingle Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado
Sanches, Márcia Otero
Cuidados de enfermagem
Enfermagem : Graduação
Prática do docente de enfermagem
Educação em enfermagem
title_short Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado
title_full Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado
title_fullStr Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado
title_full_unstemmed Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado
title_sort Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado
author Sanches, Márcia Otero
author_facet Sanches, Márcia Otero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Márcia Otero
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedro, Eva Néri Rubim
contributor_str_mv Pedro, Eva Néri Rubim
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados de enfermagem
Enfermagem : Graduação
Prática do docente de enfermagem
Educação em enfermagem
topic Cuidados de enfermagem
Enfermagem : Graduação
Prática do docente de enfermagem
Educação em enfermagem
description Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivos conhecer a concepção de cuidado dos enfermeiros docentes do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Feevale, e como eles referiam a sua prática de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores enfermeiros que atuam no Curso de Enfermagem da referida Instituição de Ensino Superior e que se enquadravam nos critérios de inclusão do estudo. As informações coletadas por meio da técnica de entrevista em grupo, chamada grupo focal, foram analisadas pela técnica de Análise Temática. As categorias encontradas nas falas dos sujeitos foram “Compreensão do Cuidado” e “Práticas de Ensino do Cuidado”. Evidenciou-se que os sujeitos concebem o cuidado como integralidade, visão do todo, respeito ao ser humano, empatia, satisfação das necessidades com a sistematização da assistência de enfermagem e dimensão temporal. Também constatou-se que a compreensão de cuidado desses docentes não foi referida em sua prática de ensino e que o cuidado é representado por eles por atitudes como respeito e atenção. Ficou evidenciada, também, a importância de despertar no aluno a consciência do ato de cuidar. No seu processo de ensino, uma das estratégias empregadas na tentativa de ensinar a cuidar é o docente utilizar-se a si próprio, com suas vivências e experiências como ferramenta, sem apresentar uma clara fundamentação teórico-filosófica.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:52:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/6115
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000525176
url http://hdl.handle.net/10183/6115
identifier_str_mv 000525176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6115/1/000525176.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6115/2/000525176.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6115/3/000525176.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a66fff57232514a819c40e77a25e9ffc
a303066c38e8c61299c0d55fba372a20
22550c427ceb6d22336301f5e21253d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736774916931584