DIÁLOGO E ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Silvana Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva,Gilberto Tadeu Reis da, Silva,Rosana Maria de Oliveira, Amestoy,Simone Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000400505
Resumo: Resumo O objetivo foi analisar o diálogo no agir-aprendente do educando e no agir-educativo das educadoras no movimento ensino-aprendizagem em um curso técnico de nível médio em enfermagem promovido pela Escola de Formação Técnica em Saúde do Sistema Único de Saúde, para comunidade em contexto de vulnerabilidade social. Estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, ancorado no referencial de Paulo Freire. Participaram doze educandos e cinco educadoras, com os dados coletados entre dezembro de 2014 e setembro de 2015 por meio de entrevista semiestruturada, observações registradas em diário de campo e análise documental. O diálogo no uso de metodologias inovadoras e problematizadoras proporcionou a construção e estreitamento de vínculos, contextualização do conteúdo teórico com base no território e na leitura de mundo dos educandos em busca de uma relação dialógica. O potencial formativo embasado no pensamento freireano orientou a reflexão e prática fundamentada no diálogo que contribuiu para o processo educativo emancipatório e plural. Concluímos que o diálogo proporcionou uma relação de proximidade entre educadores e educandos, revelando-se como ideia/força, favorecendo a dinâmica sensível e crítica que permeou e constituiu o movimento ensino-aprendizagem para educandos em contexto de vulnerabilidade social.
id FIOCRUZ-2_72229b9dcb0a53fcd70ee4d04525199c
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462020000400505
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling DIÁLOGO E ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDEmovimento ensino-aprendizagemeducação profissionalizanteenfermagemdiálogovulnerabilidade socialResumo O objetivo foi analisar o diálogo no agir-aprendente do educando e no agir-educativo das educadoras no movimento ensino-aprendizagem em um curso técnico de nível médio em enfermagem promovido pela Escola de Formação Técnica em Saúde do Sistema Único de Saúde, para comunidade em contexto de vulnerabilidade social. Estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, ancorado no referencial de Paulo Freire. Participaram doze educandos e cinco educadoras, com os dados coletados entre dezembro de 2014 e setembro de 2015 por meio de entrevista semiestruturada, observações registradas em diário de campo e análise documental. O diálogo no uso de metodologias inovadoras e problematizadoras proporcionou a construção e estreitamento de vínculos, contextualização do conteúdo teórico com base no território e na leitura de mundo dos educandos em busca de uma relação dialógica. O potencial formativo embasado no pensamento freireano orientou a reflexão e prática fundamentada no diálogo que contribuiu para o processo educativo emancipatório e plural. Concluímos que o diálogo proporcionou uma relação de proximidade entre educadores e educandos, revelando-se como ideia/força, favorecendo a dinâmica sensível e crítica que permeou e constituiu o movimento ensino-aprendizagem para educandos em contexto de vulnerabilidade social.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000400505Trabalho, Educação e Saúde v.18 suppl.1 2020reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/1981-7746-sol00253info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Silvana LimaSilva,Gilberto Tadeu Reis daSilva,Rosana Maria de OliveiraAmestoy,Simone Coelhopor2020-04-22T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462020000400505Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2020-04-22T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGO E ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE
title DIÁLOGO E ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE
spellingShingle DIÁLOGO E ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE
Vieira,Silvana Lima
movimento ensino-aprendizagem
educação profissionalizante
enfermagem
diálogo
vulnerabilidade social
title_short DIÁLOGO E ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE
title_full DIÁLOGO E ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE
title_fullStr DIÁLOGO E ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE
title_full_unstemmed DIÁLOGO E ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE
title_sort DIÁLOGO E ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE
author Vieira,Silvana Lima
author_facet Vieira,Silvana Lima
Silva,Gilberto Tadeu Reis da
Silva,Rosana Maria de Oliveira
Amestoy,Simone Coelho
author_role author
author2 Silva,Gilberto Tadeu Reis da
Silva,Rosana Maria de Oliveira
Amestoy,Simone Coelho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Silvana Lima
Silva,Gilberto Tadeu Reis da
Silva,Rosana Maria de Oliveira
Amestoy,Simone Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv movimento ensino-aprendizagem
educação profissionalizante
enfermagem
diálogo
vulnerabilidade social
topic movimento ensino-aprendizagem
educação profissionalizante
enfermagem
diálogo
vulnerabilidade social
description Resumo O objetivo foi analisar o diálogo no agir-aprendente do educando e no agir-educativo das educadoras no movimento ensino-aprendizagem em um curso técnico de nível médio em enfermagem promovido pela Escola de Formação Técnica em Saúde do Sistema Único de Saúde, para comunidade em contexto de vulnerabilidade social. Estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, ancorado no referencial de Paulo Freire. Participaram doze educandos e cinco educadoras, com os dados coletados entre dezembro de 2014 e setembro de 2015 por meio de entrevista semiestruturada, observações registradas em diário de campo e análise documental. O diálogo no uso de metodologias inovadoras e problematizadoras proporcionou a construção e estreitamento de vínculos, contextualização do conteúdo teórico com base no território e na leitura de mundo dos educandos em busca de uma relação dialógica. O potencial formativo embasado no pensamento freireano orientou a reflexão e prática fundamentada no diálogo que contribuiu para o processo educativo emancipatório e plural. Concluímos que o diálogo proporcionou uma relação de proximidade entre educadores e educandos, revelando-se como ideia/força, favorecendo a dinâmica sensível e crítica que permeou e constituiu o movimento ensino-aprendizagem para educandos em contexto de vulnerabilidade social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000400505
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000400505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-7746-sol00253
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.18 suppl.1 2020
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115636001243136